O Japão não é o único país asiático que oferece incríveis animações para o mundo cinematográfico. Apesar de apagadas pelas japonesas, nos últimos anos as animações sul-coreanas estão conseguindo mais espaço na mídia.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter e fique por dentro de todas as notícias! «

Fizemos então uma lista dos 6 filmes de animações sul-coreanas que você tem que assistir.

1. The King Pigs | Young Sang-ho

Uma das animações que conseguiu colocar a Coreia do Sul no mapa foi The King of Pigs. A animação, lançada em 2011, embarcou no boom da Hallyu Wave. Impulsionada pelo K-pop, essa “onda” sul-coreana trouxe mais atenção do mundo para o material cultural produzido na Coreia do Sul.

A animação foi baseada em uma história verdadeira e conta com a direção de Young Sang-ho. The King of Pigs é sobre dois amigos do ensino médio, Jong-suk e Kyung-min, que se encontram 15 anos depois. O encontro trás à tona várias memórias.

Apesar de ser uma animação, The King Pigs contém alto teor de violência, que não é representada como algo artístico e sim como a pura dor. Mesmo assim, a animação foi uma das selecionadas do 2012 Cannes Film Festival e ainda ganhou três prêmios no Busan International Film Festival.

2. Leafie, A Hen Into de Wind | Oh Sung-Yoon

Leafie é uma ganlinha que consegue escapar as péssimas condições da produção de ovos. Depois de sobreviver aos perigos do mundo exterior, ela encontra um filhote de pato e o adota.

Leafie, A Hen into the Wild é do mesmo ano de The Kings Pigs e também foi extremamente importante o “conhecimento”, no mundo cinematográfico, sobre as animações sul-coreanas.

Também conhecido como Daisy: A Hen Into de Wind, é mais uma animação lançada em 2011. A história baseia-se em um livro infantil muito conhecido e respeitado na Coreia do Sul, escrito por Hwang Sun-mi.

Antes da estreia de Leafie, A Hen into the Wild nenhuma outro filme de animação sul-coreano tinha alcançado a marca de 1 milhão de espectadores. Entretanto, o filme de vendeu umas de 2.2 milhões de ingressos nas bilheterias pelo mundo, recuperando o seu budget em apenas quatro semanas. Além disso, a animação também foi muito clamada pela crítica, participando de vários importantes festivais de cinema.

3. Sky Blu | Moon-saeng Kim

Sky Blue ou Wonderful Days acontece no ano de 2042 em um ambiente onde a poluição destruiu a civilização humana. Os sobreviventes conseguiram construir a última cidade de Ecoban. Como a maioria dos recursos naturais se esgotaram, essa cidade funciona a partir da poluição.

Uma das características interessantes desse filme é o seu tipo de animação. Foi utilizada uma técnica na qual utilizaram-se modelos extremamente realísticos para a gravação dos personagens. Apenas na pós produção foram adicionados efeitos para que os personagens parecessem CGI.

Inclusive, um set de miniaturas para prédios e personagens foi construido para o filme, realizado em conjunto com a Sony e a Lucas Film.

Sky Blue é extremamente aclamado pela crítica, sendo exibido em diversos festivais, como: Cannes Film Festival, 2003, Sundance Film Festival, 2004, Venice Film Festival, 2004, Tokyo Film Festival, 2004 e London Film Festival, 2004.

4. Yobi, a Raposa de Cinco Caudas | Seong-gang Lee

Depois de perder a sua família para caçadores, a raposa de cinco caudas, Yobi, vive em uma floresta rodeada por aliens, e afastada dos humanos. Quando um dos seus amigos aliens é capturado, Yobi não tem escolha a não ser se aventurar no mundo humano para salvá-lo.

Com uma animação inegavelmente linda, Yobi, a Raposa de Cinco Caudas, impressiona qualquer amante do gênero. O filme, porém, peca na sua storyline complexa demais. Ainda sim, vale a pena assistir, principalmente para os fãs de anime que já estão acostumados com esse tipo de narrativa.

O diretor, Lee Sung-gang, dirigiu outro filme que teve a mesma recepção negativa com relação a storyline. My Beautiful Girl, Mari, assim como a animação de 2007, foi muito elogiado pelo seu visual, mas duramente criticado pelo sem complexo enrendo dramático.

5. The Satellite Girl and Milk Cow | Hyeong-yoon Jang

O filme de conta a história de Il-ho, uma garota que era um satélite, e de uma vaca tímida. Elas têm que juntar suas forças e lutar para proteger o mundo de um “monstro preto”.

A primeira vista, tanto o nome quanto a sinopse do filme podem parecer estranhos, sem sentido e até mesmo “bobos”. Mas a animação surpreende com um roteiro que tem suas características próprias e pequenas reviravoltas, tornando-o extremamente agradável.

Logo após o seu lançamento, a animação foi tida como o próximo sucesso sul-coreano do gênero, sendo comparada à Leafie, A Hen Into de Wind.

6. Seoul Station | Sang-ho Yeon

Seoul Station, como o próprio título já sugere, se passar dentro e nos arredores da estação de Seoul, na Coréia do Sul. A animação retrata diversos grupos de pessoas tentando sobreviver a esse apocalipse zombie.

Do mesmo diretor do blockbuster Train To Busan, Seoul Station é uma animação que se passa em um apocalipse zombie. Sim, outro filme de zombies do mesmo diretor! Mas Seoul Station é a história que antecedeu os acontecimentos do famoso Train to Busan.

Lançado em 2016, esse é o longa mais atual da nossa lista. Apesar de não ser a animação mais adequada para as crianças, “Seoul Station” merece encerrar a lista. O filme esteve em cartaz em festivais como o Edinburgh International Film Festival.

Comente!