Como acontece em toda geração, novos Pokémon lendários foram apresentados na 7ª geração, e dentre eles, estão as novas e estranhas Ultra Beasts! Se você quer saber o nome de todos eles, e como capturá-los, acompanhe nosso guia até o final!

-> O Dilema da cadeia evolutiva Cosmog, Cosmoen, Solgaleo & Lunala:

  • Solgaleo (somente em Sun) e Lunala (somente em Moon):

Pela primeira vez temos um Pokémon Lendário que te acompanha durante todo o game. Sim, é isso mesmo, o Lendário da capa do seu jogo te acompanha durante toda a sua jornada, mas não na sua forma final. Se ficou confuso, eu explico melhor.

Acontece que nestes novos jogos tanto Solgaleo (Psychic/Steel) quanto Lunala (Psychic/Ghost) possuem as mesmas pré evoluções: Cosmog, e Cosmoen (ambos Psychic). Cosmog é o primeiro estágio de evolução, e ele é companheiro de uma das personagens principais da história do game, a garota Lillie, que te acompanha durante boa parte do jogo. (SPOILER ALERT) Em determinado momento do jogo, Cosmog é capturado pela Team Skull e é forçado a evoluir para Cosmoen. Após Lillie o recuperar, ela pede que Cosmoen a auxilie em uma missão, resgatar a própria mãe, Lusamine, que foi parar na Ultra Space, e assim ele acaba evoluindo para Solgaleo (em Sun) ou para Lunala (em Moon).

Após o monstrinho evoluir para sua forma final, ele pede para entrar na equipe de Lillie, mas como Lillie não é uma treinadora, ela sugere que o Pokémon faça parte da nossa equipe, então neste ponto do jogo é preciso batalhar com o lendário para capturá-lo. Após a captura, você terá o lendário da sua versão já na terceira forma evolutiva, e agora vamos explicar como conseguir as outras.

  • Cosmog, Cosmoen e Solgaleo (Moon)/Lunala (Sun):

Como o Cosmog parceiro de Lillie evolui para o Lendário da Capa do game, muitos se perguntam sobre como conseguir um novo Cosmog, para que seja possível obter o Lendário capa da outra versão. Na verdade o game te proporciona um novo Cosmog, mas ele evoluirá para o mesmo lendário que você já tem, assim você terá dois lendários iguais, e poderia trocar com um amigo, ou via internet. Exemplificando: se você joga o Sun, o Cosmog da Lillie virou Solgaleo, e você o capturou, certo? O novo Cosmog que lhe ajudaremos a encontrar, também evoluirá para Solgaleo. Assim você terá dois Solgaleo’s, e poderá utilizar os recursos de trade do jogo para trocar um dos seus dois Solgaleo’s por um Lunala.

“Tá bom, agora entendi, e onde encontro esse outro Cosmog então?”. Pois bem, após derrotar a Elite 4, quando se tornar noite (em Sun) ou dia (em Moon), você poderá retornar ao Altar of the Sunne/Moone com o lendário capa na sua equipe (é o lugar onde você o capturou). Chegando lá, interaja com a fenda dimensional, e você vai parar no mundo espelhado ao seu, onde o fator noite/dia está invertido ao seu game. Ok, agora que entrou no mundo espelhado no período correto, vá até o Lake of the Sunne/Moone, localizado na Ula’ula Meadow e vá até o altar, sempre com o lendário capa na sua equipe.

Feito tudo isso, ao chegar no altar, um Cosmog aparecerá e pedirá pra entrar na sua equipe automaticamente. Ele virá no nível 5 e você poderá evoluí-lo para Cosmoen e depois em um segundo Solgaleo/Lunala e efetuar a troca para, enfim, ter os dois guardiães.

Ufa, depois de tudo isso, tem gás pra ir atrás dos outros? Então vem comigo!

  • Tapu Koko:

Este é o segundo lendário que mais interage com o protagonista além de Solgaleo/Lunala (quando era Cosmog). Ele é o guardião da primeira ilha do jogo, a Melemele Island, e é ele quem te dá o Z-Ring (já fizemos um guia sobre os Z-Rings aqui no site, dê uma olhada!). Ele é dos tipos Electric/Fairy.

Após você vencer a Liga Pokémon pela primeira vez, quando você estiver no festival celebrando a sua conquista, Lillie sugere que vocês vão até a Ruins of Conflict. Ao chegar lá, explore todo o local, e quando você interagir com o pedestal, Tapu Koko irá desafiá-lo para uma batalha, estando no nível 60. Caso você o derrote sem querer, por não estar preparado com Pokéballs o suficiente para capturá-lo (aconteceu comigo…) é só derrotar a Elite 4 novamente e ele aparecerá no mesmo local.

  • Tapu Lele:

Este Pokémon é o Lendário guardião da segunda ilha do jogo, a Akala Island. Ele não aparece em nenhum momento na história do jogo, e está disponível para batalha após você se tornar o campeão de Alola. Ele é dos tipos Psychic/Fairy.

Para capturá-lo, vença a Liga Pokémon e vá até a ilha de Akala, mais precisamente nas Ruins of Life. Ao chegar lá, interaja com o pedestal quando estiver pronto, e Tapu Lele aparecerá para batalhar no nível 60. Recomendo salvar a partida antes de interagir com o pedestal.

  • Tapu Bulu:

Tapu Bulu é o Lendário guardião da terceira ilha do jogo, a Ula’ula Island. Assim como Tapu Lele, ele não aparece em nenhum momento na história principal do jogo, e está disponível para batalhar após você derrotar a Elite 4. Ele é dos tipos Grass/Fairy.

É preciso passar por um pequeno puzzle para encontrar este lendário. Primeiramente vá até o Haina Desert, na ilha de Ula’ula, e após entrar no deserto, entre nas “salas” nesta exata sequência: Cima, Direita, Cima, Direita, Esquerda, Cima, Cima. Assim, estará nas Ruins of Abundance, e como sempre, salve o game, e quando estiver pronto, interaja com a estátua que fica no pedestal. Ao Interagir, Tapu Bulu aparecerá no nível 60 e te desafiará para uma batalha.

  • Tapu Fini:

Este Pokémon lendário é o guardião da Poni Island, a quarta e última ilha do jogo. Ele também só está disponível para batalha após vencer a Elite 4 e se tornar o campeão de Alola. Ele é dos tipos Water/Fairy.

Assim como os guardiães anteriores, você precisa tornar-se campeão de Alola. Mas desta vez, dirija-se até as Ruins of Hope, na Poni Island. Salve o game, preencha seu estoque de Pokéballs, e interaja com o pedestal quando se sentir preparado, pois Tapu Fini aparecerá no nível 60 sedento por um desafio!

  • Zygarde:

Zygarde na sua forma 50%

O “lendário Z” da 6ª Geração (que deveria ter ganho a sua versão) tem um certo destaque nestes novos jogos, já que uma das side quests mais importantes do jogo, é a procura das suas 100 células e núcleos espalhados por toda Alola. Conforme você vai encontrando um número maior de peças, o seu Zygarde pode ir ficando mais forte. Zygarde é dos tipos Dragon/Ground.

Para conseguir o Zygarde, você precisa coletar suas 95 células e 5 núcleos, espalhados por Alola. As células brilham na cor verde, e os núcleos brilham na cor rosa. Existe um veículo trailer na Rota 16, e é neste veículo que você pode adquirir/evoluir o Zygarde da seguinte maneira:

  • Após você coletar ao menos 10 células/núcleos, você pode criar o Zygarde na sua forma 10%.

Este é o Zygarde na forma 10%.

  • Após coletar ao menos 50 células/núcleos, você pode criar/evoluir o Zygarde na sua forma 50%. (a forma mais conhecida, apresentada em X/Y, e que está na imagem da descrição).
  • Após coletar todas as células e todos os núcleos, resultando nas 100 peças, você poderá criar/evoluir o seu Zygarde com a habilidade Power Construct, que permite que o seu Zygarde alterne entre a forma 10% e 50%, e se transforme na sua forma 100% durante a batalha.

Esta é a sua forma 100%

Vale lembrar que os núcleos do Zygarde (ao todo são 5), são os elementos principais, e cada núcleo coletado permite que o Zygarde aprenda uma habilidade diferente.

Para saber as localizações e os horários de todos os núcleos e células do Zygarde,  aqui neste link do site Serebii, contém todas as informações necessárias para que você possa ir atrás de todas as 100 peças, e construir o seu Zygarde 100%!

  • Necrozma:

Este bicho aí, com este design estranho, é Necrozma. Acredita-se que ele tem ligação com Solgaleo e Lunala, e caso Sun & Moon ganhe uma terceira versão, há quem diga que ele será o foco desta terceira versão. Ele pode ser encontrado no jogo após você completar a quest das Ultra Beasts (que falaremos logo abaixo), e é do tipo Psychic.

Terminando toda a “saga” das Ultra Beasts, vá até o Ten Carat Hill (ilha de Melemele, rota 1), e você o encontrará nos campos além da caverna. Prepare-se, pois ele aparece no nível 75.

-> Ultra Beasts (UBs): Quando foram anunciadas, nós não sabíamos nem se essas criaturas eram Pokémon, se podiam ser capturadas, se eram lendários… enfim, o que são as Ultra Beasts?

As Ultra Beasts são classificadas como uma coleção de Pokémon Lendários que vieram de uma outra dimensão. As UBs apareceram na região de Alola graças à um buraco de minhoca (wormhole) conectando a dimensão das UBs com a região de Alola.

Uma informação importante é a de que Cosmog, Cosmoen, Solgaleo e Lunala são também Ultra Beasts, logo, eles são capazes de abrir estes wormholes que conectam as duas dimensões.

Todas as outras UBs possuem um design peculiar e assim, muitos fãs estranharam, mas como são criaturas que na verdade não pertencem ao mundo Pokémon, mas sim à uma dimensão totalmente diferente, estranho seria se eles tivessem um visual “normal”, então neste caso a ‘estranheza’ é justificada. A propósito, o Deoxys, lendário da 3ª Geração que veio do espaço, e que pode assumir várias formas, também tem um visual (ou visuais) peculiar(es) e eu não me surpreenderia se em algum jogo futuro da franquia tanto ele quanto Giratina (que vive no Distortion World) tenham alguma relação com as Ultra Beasts. Bom, mas só saberemos disso no futuro (ou não)…

Após se tornar o primeiro campeão de Alola, você recebe uma carta misteriosa, pedindo para que você vá a um hotel na Rota 8. Siga as instruções e você encontrará Looker, o detetive Pokémon presente nos games desde a 4ª geração, e a sua chefe, Anabel. Eles pedirão sua ajuda para caçar as Ultra Beasts, que estão causando grande tumulto no continente. Para ganhar a confiança dos detetives, vença Anabel numa batalha, e vá até a Aether Foundation falar com Wicke, para ganhar as Beast Balls, Pokéballs especiais para a captura das UBs. Estas não são como as Master Balls, mas a chance de captura é bem alta para as UBs.

  • UB-01 Symbiont| #793 Nihilego:

Após ganhar as Beast Balls de Wicke na Aether Foundation, volte para a Rota 8 e fale com Looker dentro do hotel. Ele dirá que o Pokémon foi visto no Diglett’s Tunnel e no Wela Volcano Park, então vá até um destes dois lugares, e ande pelos matinhos/pela caverna e ele aparecerá em pouco tempo. Ele surge no nível 55 e é dos tipos Rock/Poison.

  • UB-02 Absorption/Beauty | #794 Buzzwole / #795 Pheromosa:

Buzzwole (Sun) à esquerda, e Pheromosa (Moon) à direita

Após capturar Nihilego e reportar para Anabel, Looker aparecerá e pedirá para vocês se reunirem na Rota 2. Chegando lá, o Kahuna da ilha Ula’ula, Nanu, aparecerá e dirá que viu 2 Buzzwole (Sun) ou 4 Pheromosa (Moon). Os Buzzwole estarão na Melemele Meadow enquanto as Pheromosa estarão na Verdant Cavern. Buzzwole estará no nível 65 e Pheromosa estará no nível 60, e ambos são dos tipos Bug/Fighting.

  • Ub-03 Lighting | #796 Xurkitree:

Capture todos os Buzzwole/Pheromosa e reporte à Anabel na Rota 2, e Looker dirá que viu outra criatura na Akala Island e pedirá para que vocês se reúnem novamente na Rota 8. Estando lá, conheceremos a última Trial Captain, Mina, que informará dizendo ter visto que viu o Xurkitree circulando por aí, mas primeiramente você precisa vencê-la numa batalha, para obter a informação completa. Vença-a e ela lhe dirá que Xurkitree foi visto na Memorial Hill e na Lush Jungle, e existem dois deles. Vá até um destes lugares e capture os dois. Ambos aparecem no nível 65 e são do tipo Electric.

  • UB-04 Blade/Blaster | #798 Kartana / #797 Celesteela:

Celesteela (Blaster) à esquerda. Kartana (Blade) à direita

Após capturar Xurkitree e reportar à Anabel, Nanu voltará e dirá que novas UBs foram vistas na Ula’ula Island, e sugere que nos reagrupemos na Rota 13. Estando lá, Nanu dirá que a UB-04, conhecida como Kartana (em Sun) & Celesteela (em Moon) foram vistos nas redondezas, e que são 4 Kartana ou 2 Celesteeta, então vá e capture todos. Kartana estará na Rota 17 e no Malie Garden, enquanto Celesteela estará no Haina Desert e no Malie Garden. Kartana aparece no nível 60 e é dos tipos Grass/Steel, já Celesteela aparece no nível 65 e é dos tipos Steel/Flying.

  • UB-05 Gluttony | #799 Guzzlord:

Capture Kartana/Celesteela e vá relatar à Anabel, e Looker explicará que 10 anos atrás ele e Nanu estavam trabalhando em uma operação de caçar as UBs. Após este relato, ele dirá que a última Ultra Beast foi vista na Poni Island, e que deveriam ir para a Seafolk Village. Vá pra lá e Nanu te desafiará para uma batalha mais uma vez, para saber se você está mesmo pronto. Vença-o e ele dirá que a última UB se encontra na Resolution Cave, no andar inferior da caverna. Ele estará no nível 70 e é dos tipos Dark/Dragon.

Capture-o e vá até o restaurante localizado na Seafolk Village, e Looker e Anabel te parabenizarão por completar as tarefas, e sugerem que você vá até a Aether Paradise contar para Wicke sobre o feito. Quando você chega lá, Looker te informa que uma criatura misteriosa de cor preta foi vista sobre os céus de Alola. Ele insiste dizendo que é uma Ultra Beast, mas Anabel diz que todas as Ultra Beasts já foram capturadas. Como dito mais acima, esta criatura é Necrozma, um Lendário que apesar do design, não é uma Ultra Beast, e está disponível para captura após você capturar todas as UBs.

É isso aí treinadores, chegamos ao final de mais um guia, ainda tem conteúdo novo vindo, mas gostaríamos de saber sugestões de vocês, querem mais guias, reviews, coisas do gênero sobre mais jogos? Sobre o anime? Filmes? Dêem suas sugestões e fiquem ligados aqui nos Bastidores!

Comente!