Os novos jogos introduziram uma nova mecânica de batalha, que para completar a história do jogo você com certeza irá utilizá-la, como também vai aprimorar ainda mais as estratégias de batalha para os duelos e torneios competitivos desta nova geração de Pokémon que se iniciam. E esta nova mecânica são os novos Z-Moves, os golpes superpoderosos que só podem ser usados uma única vez e somente por um monstrinho durante toda a batalha.

Porém o que ativa esses golpes especiais é uma espécie de “pedrinha” que o seu Pokémon deve estar segurando, este item é o que dá a ele o poder de usar o Z-Move durante a batalha, e o item se chama Z-Crystal.

Para esse jogo temos uma Z-Crystal para cada tipo presente no jogo (fire, water, grass, etc.) e algumas Z-Crystals para Pokémon específicos, o que resulta, em ao todo, 25 Z-Crystals até o momento, e aqui lhe ajudaremos a coletar todas elas.

A lista será separada primeiramente com as Z-Crystals baseadas nos tipos, e depois falaremos sobre as Z-Crystals para Pokémon específicos, então vamos a elas:

  • Normal Z-Crystal: A primeira Z-Crystal recebida no jogo, que impulsiona os ataques do tipo Normal, lhe é entregue após você completar a primeira trial do jogo, direto das mãos do trial captain Ilima.
  • Fighting Z-Crystal: Você poderá conseguir esta Z-Crystal, que vai aumentar o poder dos golpes tipo Fighting, assim que derrotar o primeiro island kahuna Hau, como recompensa por você ter completado a primeira Grand Trial.
  • Water Z-Crystal: Após você completar a segunda island trial, você receberá este item das mãos de Lana, a segunda trial captain do game.
  • Fire Z-Crystal: Kiawe, o trial captain do elemento fogo, lhe recompensa com esta Z-Crystal após você completar a terceira trial do game.
  • Rock Z-Crystal: Há duas maneiras de conseguir este item, o que significa que você pode ter dois itens deste no jogo. A primeira é derrotando a segunda kahuna, Olivia. A segunda maneira, você precisa ter um Haunter em mãos, ir até o PokéCenter de Tapu Village, localizado na ilha de Ula’ula, e fazer a troca com o Hiker que se encontra logo à esquerda da máquina de restauração, dentro do PokéCenter. Ele lhe enviará um Graveler (que evoluirá em Golem) equipado com a Z-Crystal do tipo Rock.
  • Electric Z-Crystal: Você a consegue após completar a quinta trial diretamente de Sophocles, o trial captain que gosta de Pokémon elétricos.
  • Steel Z-Crystal: Assim que você completar a trial de Sophocles e receber a Z-Crystal do tipo Electric, Molayne lhe entregará a Z-Crystal do tipo
  • Ghost Z-Crystal: A island trial Acerola (que também é um membro da Elite 4) lhe entrega este item após você completar a sexta trial da história do game.
  • Bug Z-Crystal: Após você invadir a cidade de Po Town, dominada pela Team Skull, e derrotar o seu líder, Guzma, dentro de seu próprio esconderijo, não se esqueça de verificar aquele baú que fica brilhando, pois dentro dele está a Z-Crystal que potencializa o golpe dos Pokémon inseto!
  • Dark Z-Crystal: Para impulsionar os golpes do tipo Dark, vença o terceiro kahuna Nanu, e receba como recompensa a Z-Crystal deste tipo.
  • Poison Z-Crystal: Depois que você derrota toda a Team Skull e está na Poni Island, Plumeria, que era a principal assistente de Guzma, irá lhe entregar este item assim que você estiver para entrar no Vast Poni Canion.
  • Ground Z-Crystal: A última grand trial do jogo é derrotar a kahuna Hapu, treinadora especializada em Pokémon tipo Ground. Após derrota-la, ela lhe recompensa com esta Z-Crystal do tipo Ground.
  • Fairy Z-Crystal: Você estará explorando o Vast Poni Canion, quando, ao passar por uma ponte, dará de cara com Mina, a trial captain da Poni Island. Ela não lhe atribuirá nenhuma trial, mas irá lhe entregar este item que dá um boost nos golpes do (não tão) novo tipo Fairy, isto irá lhe ajudar no desafio que você enfrentará logo depois do encontro com ela, a última island trial, que consiste em derrotar um Pokémon do tipo Dragon, que tem desvantagem ao tipo Fairy.
  • Dragon Z-Crystal: Como dito acima, após o encontro com Mina, você deverá enfrentar o Totem Pokémon Kommo-o, e após derrotá-lo, é só pegar o item que se encontra logo à frente.
  • Ice Z-Crystal: Este é um dos cristais que não é obtido através de uma trial. Para obtê-la, vá até o Mount Lanakila e siga o caminho até a direita que em algum momento você a encontrará sobre uma plataforma bem semelhante à plataforma na qual a Dragon Z-Crystal se encontrava.
  • Flying Z-Crystal: Após você conseguir um Tauros e um Machamp para lhe ajudarem a quebrar e empurrar pedras, vá até o Ten Carat Hill, na Melemele Island, e utilize a ajuda do Machamp para descobrir um novo caminho. Siga por este caminho e você encontrará a Z-Crystal do tipo Flying.

Agora que já falamos de todas as Z-Crystals que melhoram os ataques de cada tipo, vamos falar das Z-Crystals que foram designadas para Pokémon específicos:

  • Pikanium-Z: Esta Z-Crystal foi feita especialmente para o Pikachu, e ela permite que ele use o golpe Catastropika. Mas lembre-se que para este golpe ser realizado, o seu Pikachu deve saber a habilidade Volt Tackle. Para encontrar este item precioso, vá até Konikoni City e fale com a moça que se encontra ao lado de três felizes Pikachus.
  • Incinium-Z: Caso você tenha começado com o inicial de fogo, você receberá este item das mãos do Professor Kukui, quando você derrotar Guzma pela primeira vez. Este item permite que o seu inicial de fogo (na evolução final) use o ataque Malicious Moonsault, mas lembre-se, para isso ele deve saber o movimento Darkest Lariat, que ele aprende assim que evolui para a forma final. Caso você tenha começado o jogo com outro inicial, você só receberá esta Z-Crystal após se tornar o campeão de Alola.
  • Primarium-Z: Caso você tenha começado com o inicial de água, você receberá este item das mãos do Professor Kukui, quando você derrotar Guzma pela primeira vez. Este item permite que o seu inicial de água (na evolução final) use o ataque Oceanic Operetta, mas lembre-se, para isso ele deve saber o movimento Sparkling Aria, que ele aprende assim que evolui para a forma final. Caso você tenha começado o jogo com outro inicial, você só receberá esta Z-Crystal após se tornar o campeão de Alola.
  • Decidium-Z: Caso você tenha começado com o inicial de grama, você receberá este item das mãos do Professor Kukui, quando você derrotar Guzma pela primeira vez. Este item permite que o seu inicial de água (na evolução final) use o ataque Sinister Arrow Raid, mas lembre-se, para isso ele deve saber o movimento Spirit Shackle, que ele aprende assim que evolui para a forma final. Caso você tenha começado o jogo com outro inicial, você só receberá esta Z-Crystal após se tornar o campeão de Alola.
  • Tapunium-Z: Os Pokémon Lendários que cuidam de cada uma das quatro ilhas de Alola também podem usar um golpe especial, mais precisamente, o golpe Guardian of Alola. Este golpe necessita que o Tapu em questão não tenha desaprendido o ataque Nature’s Madness. Este item pra lá de especial está disponível a partir do momento que você derrota a Elite 4 de Alola e derrota/captura o Lendário Tapu Koko nas Ruins of Conflict.
  • Snorlium-Z: Todos os treinadores que garantirem a sua cópia dos jogos até o dia 11 de janeiro de 2017, terão a possibilidade de resgatar um Munchlax Este monstrinho estará segurando o item Snorlium-Z, que permite que o Munchlax, após evoluído para Snorlax, e souber o ataque Giga Impact, possa usar o super golpe Pulverizing Pancake.
  • Aloraichium-Z: A nova Alola form da evolução da mascote da franquia também ganhou a sua própria Z-Crystal, que lhe permite usar o golpe especial Stoked Sparksurfer. Para usar este golpe, o seu Alolan Raichu deve saber o ataque Thunderbolt. Para por suas mãos nesta pedra especial, tenha um Alolan Raichu na sua equipe, e converse com uma moça, dentro de uma das casas da Seafolk Village.
  • Eevium-Z: Esta é a Z-Crystal mais trabalhosa para se conseguir no jogo. Para consegui-la, você primeiramente deve ter vencido a Elite 4. Após isso, vá até o Thrifty Megamart, que fica localizado na Royal Avenue, na Akala Island. Chegando neste mercado, você deve conversar com Kagetora, o homem que fica no caixa mais à esquerda. Ele então irá te desafiar a derrotar os 8 Eevee Trainers, para isso ele lhe dará dicas sobre como encontrar cada um destes treinadores, e você deve ir atrás de todos eles, sorte sua que nós lhe ajudamos:
  1. Polly, the Vaporeon Trainer: Você a encontrará na Trainer School de Melemele Island, ela estará à direita do último andar.
  2. Chad, the Flareon Trainer: Vá até o Tidesong Hotel na Akala Island, e ele estará do lado de dentro, encostado na parede ao fundo, mais ao lado esquerdo da sala.
  3. Jane, the Jolteon Trainer: Vá até a Ula’ula Island, e depois até o Malie Community Centre, ela estará sentada no sofá à direita.
  4. Ishaan, the Espeon Trainer: Este simpático senhor estará assistindo à sua TV dentro da Geothermal Power Plant, também na Ula’ula Island.
  5. Braiden, the Umbreon Trainer: Estando na Melemele Island novamente, visite o Hau’oli Cemetery e converse com o homem que está em frente de uma lápide na parte superior do cemitério, mais à esquerda.
  6. Rea, the Glaceon Trainer: Novamente na Melemele Island, vá até a Iki Town, vá até a última casa à esquerda e converse com a moça na cozinha.
  7. Linnea, the Leafeon Trainer: Assim que estiver na Akala Island, vá até o Hano Grand Resort, mas não entre nele. Ao invés disso, ande para a esquerda e chegará na praia. Estando na praia, ande até a beira da água e suba tudo. Você encontrará a treinadora.
  8. Kira, the Sylveon Trainer: Viaje até a Poni Island e vá até a Seafolk Village. Estando lá, entre no Steelix Boat na parte inferior direita, e fale com a garotinha que está la dentro.

Após derrotar os 8 treinadores, Kagetora lhe desafiará com o seu Eevee, e após você derrota-lo, ele dará a Eevium-Z, que permite que o seu Eevee use o mega ataque Extreme Evoboost, mas lembre-se que para isso o seu Eevee deve saber o ataque Last Resort.

Observação: Já foi revelado que teremos o Ash’s Pikachu (Pikachu do Ash) no jogo, e ele terá a sua própria Z-Crystal, e o seu próprio Z-Move chamado “10,000,000 Volt Thunderbolt”. Além disso, usuários já descobriram que o Pokémon Lendário Mew também terá o seu próprio Z-Crystal que liberará o seu próprio Z-Move intitulado “Genesis Supernova”, e um outro lendário, ainda a revelar, chamado Marshadow, também terá um Z-Move próprio intitulado “Soul-Stealing 7-Star Strike”, e para isso, ele também deve ter o seu próprio Z-Crystal, vamos aguardar.

E aí, gostaram deste nosso guia? Então fiquem ligados aqui nos Bastidores, que como prometido, traremos mais guias e informações a respeito dos recém-lançados (e aprovados) jogos Pokémon Sun & Moon. Se ainda não leu a nossa crítica dos jogos, acesse o link abaixo e confira a nossa opinião, e sinta-se à vontade para deixar a sua também, um abraço e Gotta Catch ‘Em All!

Comente!