Essa semana ainda, foi anunciado que a atriz Mary Elizabeth Winstead irá interpretar a vigilante conhecida como Caçadora no vindouro filme do Universo Cinematográfico da DC, Aves de Rapina, marcando assim a primeira aparição da personagem nos cinemas, algo que os fãs estavam esperando há realmente muito tempo.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

A Caçadora já foi o codinome três personagens diferentes da DC Comics, sendo elas a Paula Brooks, Helena Wayne e Helena Bertinelli. Mas neste artigo em questão iremos tratar da Helena Bertinelli, que é a versão mais conhecida e famosa da Caçadora, a vigilante que atua principalmente em Gotham City. Contudo, ela continua sendo uma heroína bastante desconhecida por muitos, tanto que a maioria das pessoas não sabem que três pessoas já vestiram o manto dela.  Este artigo busca jogar uma luz sobre quem é ela, quais são as suas habilidades, o que ela pode fazer, suas outras aparições em séries live-action e animadas e muito mais.

Dito isso, venham conosco visitar brevemente a trajetória da grande personagem que é a Helena Bertinelli.

ORIGEM

Os Bertinelli eram uma das maiores famílias mafiosas em Gotham. Franco Bertinelli era o chefe da Família, e constantemente batia em sua esposa, Maria Bertinelli. Ela então começou a ter um relacionamento secreto com Santo Cassamento, outro mafioso da cidade, e eventualmente ficou grávida dele. Sabendo a criança que Maria carregava não era dele, Franco continuou a bater em sua esposa, mesmo estando grávida. Quando Maria deu à luz a garota, ela a batizou com o nome Helena Rosa Bertinelli. Durante os primeiros oito anos da vida de Helena, ela viveu na casa dos Bertinelli, e nunca soube que eles eram na verdade mafiosos.

Em uma fática noite, o assassino Stefano Mandragora invadiu a casa de Helena e matou todos os Bertinelli, menos ela. O pai biológico de Helena que havia passado a ordem da execução, mas havia pedido que Stefano poupasse Maria, mas este acabou confundido e acabou poupando Helena ao invés de Maria.

Helena então foi mandada para a Sicília, onde ficaria sobre os cuidados do seu tio e dos seus primos. Ao chegar, a garota ficou aterrorizada. Mas mesmo assim permaneceu lá por vários anos. Assistindo seu primo e tio treinarem e praticarem com armas e combate corpo-a-corpo. Certa noite, sua prima lhe levou para o celeiro, e ensinou Helena a como usar uma besta para eliminar os seus inimigos. Ela ficou então treinando com essa arma até os quinze anos de idade, quando foi enviada para um colégio interno na Suíça para protegê-la das autoridades italianas que estavam reprimindo fortemente a máfia. Ao ler e ver o que estava realmente acontecendo ao seu redor, ela percebeu que tudo que lhe haviam dito era uma mentira e que este tempo todo esteve sobe os cuidados de criminosos e corruptos. Aos dezesseis anos, ela finalmente retornou a Gotham City para passar o Natal com seu tio mafioso. No entanto, ela odiava todos lá, por finalmente entender como funcionavam os negócios da família.

Durante a festa, Helena testemunhou algo único. O Batman entrou na festa e lutou com todos eles. Inspirado pela maneira como Batman assustou e derrotou as pessoas que ela odiava, Helena percebeu que também poderia lutar contra elas seguindo o exemplo do Cavaleiro das trevas. Algum tempo depois, ela entrou em uma faculdade onde estudou e aprendeu tudo que podia sobre a máfia. Quando se formou, voltou novamente para Gotham, onde se tornou a vigilante conhecida como Caçadora. Usando a besta como sua arma principal, já que ela foi treinando durante anos com ela.

EM RELAÇÃO AS OUTRAS CAÇADORAS

As outras duas personagens que assumiram o manto da caçadora, Paula Brooks e Helena Wayne, não são tão importantes assim para a continuidade do Universo DC. Helena Wayne é a filha do Batman e da Mulher Gato, mas ela só apareceu realmente em histórias que envolviam ou que eram elseworlds, mais especificamente da Terra-2, sempre fazendo parte de algum mundo paralelo ao da continuidade normal.

Já a Paula Brooks, ela era uma super-vilã na era de Ouro que usava o codinome de Caçadora, sua primeira aparição foi em Sensation Comics #68. Mais tarde, ela deixou de usar o codinome de caçadora e passou a se chamar Tigresa nas páginas de Young All-Stars. E realmente, o seu traje combina bem mais com o codinome Tigressa, pois ela não lembra em nada as outras duas Caçadoras.

HABILIDADES

A Helena não possui nenhum poder ou qualquer habilidade de meta-humano. Ela é realmente apenas uma humana normal com grandes habilidades em diferentes artes marcais e treinada durante anos com armas de combate corpo a corpo, principalmente com a besta, está que é a sua arma mais usado, e chega a ser icônica da personagem. No mais ela possui o traje que protege o corpo dela de golpes e de outras coisas que poderiam ser mortais para ela, mas claro que o traje não é complemente indestrutível ou a prova de tudo, mas Helena sempre se deu bem, ela é muito bem preparada e possui um vasto conhecimento, que ela sempre usa a favor dela, além de ser uma ótima estrategista.

APARIÇÕES EM LIVE-ACTION

Legends of the Superheroes: a versão da personagem que aparece neste especial para a televisão da NBC é a Helena Wayne, interpretada pela atriz Barbara Joyce.

Birds of Prey: Nessa série baseada no grupo de mesmo nome, a caçadora é o codinome de Helena Kyle, interpretada por Ashley Scott, filha que a Mulher gato teve junto com o Batman. É basicamente a Helena Wayne, só que não possuindo o sobrenome da família do Batman e usando um traje que realmente não lembra em nada em praticamente nada ao da contraparte nas HQs.

Arrow: Helena Bertinelli faz sua estreia em live-action nessa série, interpretada pela atriz Jessica De Gouw, com uma origem um tanto diferente das HQs. Aqui ela é filha de um importante mafioso chamado Frank Bertinelli, e ela realmente não gosta nada dele nem do resto dos negócios da família, Oliver Queen decide ajudar no treinamento dela e ela se torna a Caçadora, obcecada em acabar com o crime organizado que seu pai comanda e também em matar o próprio.

PRINCIPAIS HISTÓRIAS

Como podemos perceber, a Caçadora é uma excelente personagem e possui realmente muita história em todo o seu mythos. Para quem quiser se aprofundar mais sobre a personagem, será necessário a leitura das principais HQs da personagens, as quais listamos abaixo, e é até bom por conta do vindouro filme das Aves de Rapina, onde ela será uma das protagonistas.

Confira abaixo as principais recomendações.

DC Super-Stars #17

Birds of Prey (Volume 1)

Birds of Prey (Volume 2)

Huntress: Darknight Daughter

Huntress (Volume 1)

Huntress (Volume 2)

Huntress: Year One

Batman/Huntress: Cry for Blood

Batman: Huntress & Spoiler – Blunt Trauma #1

Nightwing/Huntress

Robin III: Cry of the Huntress

Huntress (Volume 3)

A nossa recomendação é que leia todas na ordem em que foram lançadas, assim dará para entender tudo o que aconteceu com a personagem durante suas diferentes fases.