Recentemente tivemos a confirmação que a atriz novata Ella Jay Basco, irá interpretar a personagem Cassandra Cain no vindouro longa do Universo cinematográfico da DC, Aves de Rapina. Pelo fato da atriz ter apenas 11 anos de idade, podemos esperar uma Cassandra sem alter-ego nenhum nesse filme, apenas uma criança que toda certeza será muito habilidosa em artes marciais e luta corpo a corpo.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

É correto afirmar que muita gente até hoje não deve saber quem é a Cassandra Cain, visto que ela nunca apareceu muito em outras mídias fora dos quadrinhos. Até mesmo nos desenhos da DC Comics, ela praticamente não apareceu em nenhum deles, nem em nenhuma série ou filme em live-action. Mas enfim, basicamente, a Cassandra é a quarta pessoa a assumir o manto da Batgirl nos quadrinhos. Isso mesmo, a Ella Jay Basco interpretará a jovem versão de umas das personagens que já assumiram o manto da Batgirl, e eu não duvido que em um futuro próximo, vejamos ela assumir esse posto no universo cinematográfico da DC.

Dito isso, venham conosco visitar brevemente a trajetória dessa importante personagem da DC Comics!

ORIGEM

Cassandra é a filha dos vilões David Cain e da Lady Shiva. Ela foi concebida e treinada desde o nascimento com a intenção de se tornar a guarda-costas perfeita para o infame Ra’s al Ghul. Antes do nascimento dela, seu pai, David Cain, então membro da Liga de Assassinos, decidiu que iria procurar a mãe perfeita para que carregasse a sua criança, para que um dia ela se tornasse uma poderosa arma para Ra’s al Ghul. Ele então acabou se deparando com as irmãs Wu-San na cidade de Detroit, que praticavam artes marciais uma com a outra em quase todos os momentos desde a infância.

Cain então, se simpatizou com a irmã mais nova, Sandra, e para “ajuda-la” a alcançar todo o seu potencial, Cain assassinou a irmã de Sandra, Carolyn, depois atraiu Sandra para uma emboscada pela Liga dos Assassinos, onde ele a derrotou. Cain poupou Sandra da morte sob a condição de que ela carregasse seu filho e a deixasse para ele criar. Ela acabou concordando com a barganha de Cain, para que ela pudesse se tornar uma força imparável da natureza sob o codinome de Lady Shiva. A esperança de Shiva para sua futura criança era que ela poderia um dia crescer para ser a força que poderia parar o reino de destruição da Liga.

Então, Cassandra veio a luz, e foi entregue ao seu pai. Ela foi treinada por ele para tornar-se uma grande guerreira. Cain a cortou do mundo exterior, apenas expondo-a a alguém que não fosse ele, quando fosse absolutamente necessário. Como resultado, as partes do cérebro normalmente usadas para processamento de fala e linguagem foram treinadas para que ela pudesse ler a linguagem corporal e os movimentos das outras pessoas para que ela pudesse reconhecer seus pensamentos sem comunicação verbal e prever, com incrível precisão, o próximo movimento em uma vindoura luta. Isso também fez com que ela desenvolvesse uma forma de dislexia que dificulta sua capacidade de falar, ler e de escrever.

Quando ela completou os seus 8 anos, Cain decidiu que ela havia progredido o suficiente para que que ele pudesse testar as habilidades de Cassandra com um alvo real. Na época, Cassandra não tinha ideia do que estava fazendo e acreditava que era apenas um jogo. Depois de golpear mortalmente o seu alvo, ela “leu” os movimentos corporais dele enquanto ele morria e viu a morte como ele a viu.

Além de feri-la emocionalmente, ela percebeu que o assassinato, como a profissão de seu pai, era algo extremamente errado, então ela fugiu.

Cassandra então passou os nove anos seguintes desabrigada, cheia de remorso e de medo enquanto viajava pelo mundo. Chegando na cidade de Gotham aos 17 anos, Cassandra chegou a ser uma espécie de agente para a Oraculo (Barbara Gordon), depois de conseguir conhecer ela. E depois que ela salvou a vida do Comissário Gordon das mãos de seu próprio pai, ela então recebeu a benção da Barbara e do próprio Batman para assumir o manto da Batgirl. Ela se tornou a pupila de Barbara e, de certo sentido, uma filha adotiva do Batman.

Apesar de sua notável dificuldade em se expressar, ler ou escrever, Cassandra se saiu muito bem agindo como a Batgirl. Capaz de compreender as intenções dos outros, devido à sua capacidade de ler a linguagem corporal. Foi esse traço que fez dela uma das mais leais e confiáveis companheiras do Batman.

HABILIDADES

Por conta de seu intenso treinamento contínuo, Cassandra é praticamente a maior guerreira já concebida. Ela possui uma extraordinária força, além de resistência, velocidade e agilidade totalmente comparáveis aos dos melhores atletas do mundo. Devido ao seu treinamento ao longo da vida, Cassandra tem um conhecimento de grande nível de todas as artes de luta conhecidas e até desconhecidas.

Ela foi treinada por seu pai, David Cain, junto com vários outros membros da Liga dos Assassinos. Ao assumir o manto de Batgirl, ela foi treinada ainda mais pelo Batman e por outros combatentes do crime. Ela também inventou seus próprios estilos e técnicas de luta. Cassandra é treinada em todas as técnicas conhecidas e desconhecidas de assassinos, como pontos específicos de pressão, técnicas para matar ou atordoar furtivamente.

Ela ainda possui a capacidade de ler a linguagem corporal, permitindo-lhe ler o que as pessoas estão pensando e ver o que irão fazer em seguida. Isso permite que ela identifique pessoas disfarçadas e até mesmo transformadas também.

PRINCIPAIS HISTÓRIAS

A Cassandra Cain é de fato uma personagem muitíssima interessante, e com isso recomendamos a leitura das seguintes HQs, para aqueles que quiserem se aprofundar ainda mais no mythos dessa fantástica arma de destruição viva. Desde a sua primeira aparição nas histórias em Quadrinhos até quando ela assume o manto da Batgirl e começa a combater a criminalidade da cidade de Gotham ao lado do Batman.

Confira abaixo as principais recomendações.

Batman Vol 1 #567

Batman: Legends of the Dark Knight Vol 1 #120

Batman Incorporated Vol 1 #6

Batman & Robin Eternal Vol 1 #1

Batgirl (Volume 1)

Batgirl (Volume 2)

Batman: No Man’s Land

Bruce Wayne: Fugitive

Batman: War Games

Robin: Wanted

A nossa recomendação é que leia todas na ordem em que foram lançadas, assim dará para entender tudo o que aconteceu com ela durante as suas diferentes fases. 

Comente!