Recentemente, foi confirmado que o ator Ewan McGregor, dará vida ao vilão Roman Sionis, mais conhecido com o Máscara Negra, no Vindouro filme do Universo Cinematográfico da DC, Aves de Rapina. Sionis é um inimigo de longa data do herói Batman, e também é uma das figuras mais proeminentes do crime organizado da cidade Gotham. Contudo, ele nunca chegou a ser retratado de forma alguma em alguma série ou filme em live-action.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

E o Ewan terá a chance de interpretar pela primeira vez na história, o famoso vilão do Batman em Live-Action. Provavelmente, por não ser uma figura tão notável assim em se tratando de adaptações para outras mídias, talvez alguns fãs da editora não conheçam a fundo quem seja o Máscara Negra.

Dito isso, venham conosco visitar brevemente a trajetória desse importante vilão da DC Comics!

ORIGEM

Nascido em uma família rica da cidade de Gotham, Roman Sionis cresceu com pais que se importavam muito mais com sua própria posição social do que com o bem-estar do seu filho. Quando ele atingiu a maioridade, Roman tornou-se o vice-presidente da empresa de seu pai, a Janus Cosméticos. No entanto, como ele não tinha controle total sobre o império Sionis e desejava muito isso, graças a criação que seus pais deram a ele. Um tempo depois, ele secretamente matou seus pais, causando um incêndio em sua casa e assim adquirindo a empresa.

Roman conseguiu o que tanto queira, ele tornou-se presidente da Janus Cosméticos, mas acabou por provar que de fato não era um homem para negócios. Ele começou a coletar máscaras de todos os cantos do mundo e não muito tempo depois disso, ele levou a empresa bem perto da falência. Então em uma tentativa desesperada, Roman criou um novo produto cosmético, que acabou por se provar um fracasso completo e com isso a empresa acabou sendo cercada por várias ações judiciais. Humilhado de dentro para fora, Roman foi forçado a aceitar um acordo com a Wayne Enterprises, sob a condição de que Roman renunciasse ao cargo de presidente da Janus cosméticos.

Depois de perder o seu império e toda a sua dignidade, Roman foi para a cripta onde seus pais foram enterrados. Ele começou a esmagar furiosamente o caixão de seu pai com uma pedra. Roman então pegou um pedaço da tampa do caixão de seu pai e fez uma assustadora máscara negra com ela, eventualmente adotando a identidade do mais novo lorde do crime de Gotham, Máscara Negra.

Ele então começou a reunir membros para fundar a sua própria organização criminosa que tinha como propósito se vingar da Fundação Wayne e seu líder, Bruce Wayne, pela perda de sua empresa. Entretendo, após alguns confrontos com o Batman, este conseguiu deduzir a verdadeira identidade do Máscara Negra. Com isso, Bruce convidou Sionis para um baile de máscaras na mansão Wayne, mas Sionis acabou por tentar matar o Bruce na festa. O plano de Roman falhou e ele foi forçado a fugir, mas o Batman e o Robin o seguiram e ele ateou fogo no local onde estava para tentar deter os heróis, e enquanto isso, ele escapava através do fogo que ele mesmo provocou, o Batman conseguiu impedir a sua fuga, fazendo com que o Roman caísse de cara nas chamas. A dupla de heróis conseguiram tira-lo para fora do fogo, mas a máscara Negra que ele estava usando foi carbonizada em seu rosto, deixando assim ela permanente em seu rosto.

Com o tempo, o Máscara Negra acabou se tornando o novo chefe do crime organizado de Gotham, e provou-se ser um vilão realmente perigoso para o Batman. Roman pode ter falhado em muitas coisas, mas em se tratando de crime organizado, nisso ele se provou o melhor.

HABILIDADES

O Máscara Negra não possui nenhuma habilidade meta-humana ou que realmente seja considerada extraordinária. Mas ele é indiscutivelmente o maior estrategista se tratando do crime organizado em Gotham, tendo tomado praticamente todo o controle do submundo da cidade em pelo menos duas ocasiões.

Sionis também é um excelente atirador que sempre carrega consigo pelo menos duas pistolas semi-automáticas. Ele provou ser capaz de acertar atletas altamente ágeis como o Jason Todd e a Mulher-Gato em pleno ar com relativamente pouco esforço. Mas provavelmente a habilidade que mais define o Máscara Negra seja o seu domínio na tortura física e psicológica, que ele frequentemente usa para extrair informações ou simplesmente para atormentar os seus adversários.

APARIÇÕES EM LIVE-ACTION

Como já dito anteriormente, Roman Sionis nunca apareceu em nenhuma produção Live-Action. Porém, o seu pai sim, na série Gotham. Richard Sionis, interpretado por Todd Stashwick, o pai do futuro Máscara Negra, na série é o dono de uma firma financeira bem-sucedida, com um escritório cheio de máscaras históricas, que são o seu interesse pessoal. No entanto, Sionis é secretamente o operador de uma arena de luta subterrânea, forçando alguns de seus funcionários a lutar contra suas vontades. Ele posteriormente é morto na série, e não foi pelas mãos do seu filho.

PRINCIPAIS HISTÓRIAS

Roman Sionis é uma personagem com muita história, e com isso recomendamos a leitura das seguintes HQs, para aqueles que quiserem se aprofundar ainda mais no mythos do personagem. Desde a sua primeira aparição nas histórias em Quadrinhos até quando ele se torna o chefe da máfia de Gotham, e começa a usar o codinome de Máscara Negra.

Confira abaixo as principais recomendações.

Batman #386

Detective Comics #553

Batman #387

Batman #484

Batman: War Games

Batman: Broken City

Batman: Under the Hood

A nossa recomendação é que leia todas na ordem em que foram lançadas, assim dará para entender tudo o que aconteceu com o vilão durante as suas diferentes fases.

Comente!