Informações técnicas

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter e fique por dentro de todas as notícias! «

Distribuição: Paramount
Duração: 124 min

Discos: 1
Embalagem: Amaray

Luva: Não
Preço: R$: 39,90; 69,90

Vídeo

Razão de aspecto: 2.40:1
Resolução: 1080p / 480i (DVD)
Codec: MPEG-4 AVC (30.04 Mbps) / MPEG-2 (DVD)

Áudio

Inglês: DTS-HD Master Audio 7.1 (48kHz, 24-bit) / Dolby Digital 5.1 (DVD)
Português: Dolby Digital 5.1 (448 kbps)
Espanhol: Dolby Digital 5.1 (448 kbps)

O Filme
★ ★½

O que era para ser o Ben-Hue acabou me surpreendendo na aépoca de seu lançamento. É inegável que esse filme não consegue nem superar a sombra da obra histórica de Wylliam Wyler, mas a refilmagem tão apaixonada encaminhada pelo estúdio tem seus momentos. A inaptidão tremenda de Timur Bekmambetov em construir uma decupagem plena e estilo cinematográfico que prestem se mantém aqui. Quase que o filme vira uma tragédia em termos visuais. Porém, com a essência da moral da história de Lew Wallace intocada e por duas sequências estupendas, Ben-Hur consegue ser suportável até mesmo atingindo os ares de bom filme. Leia nossa crítica completa!

Ben-Hur: O Legado (10:37)

★★★½

O primeiro extra dos quatro destinados para making of surpreende pela satisfatória introdução à história de Lew Wallace, autor do livro original que inspirou três grandes produções. Sua tataraneta expõe os talentos do homem como militar e político de prestígio, além de contar de onde veio a inspiração Wallace contar um épico religioso atemporal.

Também há diversos comentários dos muitos produtores do filme tentando justificar o injustificável: refilmar um épico máximo da História do Cinema. Essas entrevistas com os produtores quase conseguem estragar um bom extra.

O Elenco Épico (12:10) – Também presente no DVD

★★★

Aqui temos o clássico featurette onde todo mundo se elogia e acha o trabalho do colega digno de premiações divinas. Jack Huston, Toby Kebbel, Rodrigo Santoro, Morgan Freeman, Nazanin Boniadi e alguns produtores falam um pouco sobre o processo de criação dos personagens de modo bastante superficial. Tirando algumas histórias de surpresas de Huston e dos depoimentos de Santoro e Freeman, vale a pena conferir toda a ladainha.

Um Conto para Nossos Tempos (15:25)

★★★★

Basicamente o melhor extra do blu-ray. É o mais valioso em termos de conteúdo de making of e também o mais interessante, apesar das benditas entrevistas com os produtores que não oferecem um único insight que seja valioso de comparação ou inspiração entre as obras. Vários detalhes de produção são revelados aqui: a construção do Circus Maximus, de detalhes valiosos sobre a confecção de figurinos, da criação das bigas e das diferenças de decoração para cada nação representada na corrida, na concepção das galés e da complexa sequência de ação que acompanha essa jornada de escravidão de Judah, da pesquisa de locações em cidades milenares no interior da Itália e da design de produção da mansão Hur.

Curiosamente, é praticamente o único extra que temos alguma opinião do infame diretor Timur Bekmambetov. Ainda não consigo entender a dificuldade dos estúdios em abraçarem a polêmica sobre o enorme fracasso que o filme foi justamente pela escolha mais do que esdrúxula para o cargo de diretor.

A Corrida de Bigas (10:37) – Também presente no DVD

★★★½

Outro bom extra do blu-ray que encerra os destinados à produção do longa. Aqui há diversas explicações para exibirem como foi confeccionada a cena de ação mais importante do filme. Os produtores aparecem menos aqui, mas conseguem dar opiniões que pontuam as enormes dificuldades na confecção do Circus Maximus que foi erguido do zero em um terreno baldio.

Outros detalhes ficam a cargo do diretor de segunda unidade que gravou 60% das cenas que constituem a sequência. Vemos processos de animatics para guiar a produção, artes conceituais, adestramento e treinamento dos cavalos, de alguns equipamentos cinematográficos e diversas imagens transformadas por efeitos visuais espetaculares.

Cenas Excluídas e Estendidas (10:23)

★★★

As cenas são bastante desnecessárias e praticamente não mostram nada de interessante. Só salva um conjunto de cenas para mostrar a sequência onde Ben-Hur resgata Esther de um casamento malfadado. Já com essas pequenas cenas, fica explícito como Bekmambetov é um diretor horroroso.

Videos Musicais

★★★

Videoclipes de The Only Way Out, Ceasefire e Back to you. Dois deles possuem um featurette de bastidores de menos de 1 minuto apenas mostrando o cantor explicando do que se trata a música.

Conclusão

DVD

Blu-ray

É notório que a versão recomendada sempre é a de Blu-ray ante a do DVD. É bom notar que a Paramount ofereceu extras satisfatórios para a razoável versão em DVD que pode justificar seu preço. A de blu-ray possui som e imagem estupendos, além de uma dose boa de extras que revelam elementos interessantes das cenas importantes do filme. Quase uma hora de material é algo raro hoje em dia. Caso tenha gostado muito do épico, garanta a cópia em blu-ray, pois é a edição mais completa. Uma pena não termos elementos ainda mais interessantes na discussão dos extras e um comentário em áudio.

Agradecemos a Paramount pela cópia cedida para avaliação.

Comente!