Informações técnicas

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter e fique por dentro de todas as notícias! «

Distribuição: Universal
Duração: 112 min
Discos: 1
Embalagem: Amaray

Luva: Não
Preço: R$: 39,90; 69,90

Vídeo

Razão de aspecto: 1.85:1
Resolução: 1080p / 480i (DVD)
Codec: MPEG-4 AVC (30.04 Mbps) / MPEG-2 (DVD)

Áudio

Inglês: DTS-X
Português: DTS 5.1
Espanhol: DTS 5.1 

O Filme

★★★★

Na época de sua estreia, acredito ter sido um dos poucos que elogiou consideravelmente o resultado final de A Garota no Trem. Mesmo não tendo o livro, o longa praticamente consegue transporta o universo paranoico escrito por Paula Hawkins. Essa narrativa em parafuso é um tanto complicada e fácil de ser desgostada por se praticamente impossível simpatizar com qualquer personagem. Logo, o discurso é bastante diluído entre a narrativa que acompanha três pontos de vista distintos. Reconheço que é um filme difícil, um tanto maçante que pode não funcionar muito bem fora do cinema, já que ele exige bastante atenção para imprimir certo magnetismo.

Entretanto, caso goste muito de histórias de suspense e assassinato, A Garota no Trem oferece uma linha de storytelling bastante único que bebe de fontes hitchcockianas, não há pedida melhor. Confira nossa crítica completa aqui.

Cenas Deletadas e Estendidas (17:38 – também presente no DVD)

★★★½

Como podem perceber, há uma tonelada de cenas disponíveis. Boa parte delas são boas, mas nitidamente é possível notar o motivo de suas ausências no corte final. Há alguns diálogos bons entre Anna e o psicólogo que desenvolvem mais sua personagem. Uma reaproximação de Rachel com seu ex e muitas outras mostrando o declínio psicológico da protagonista com algumas ações clichês impensadas. Bom extra.

As Mulheres por Trás da Garota (5:00 – também presente no DVD)

★★

Esse extra seria ótimo caso não fosse a duração pífia. Temos comentários de Paula Hawkins, do produtor Marc Platt, do diretor Tate Taylor e da roteirista Erin Cressida Wilson. As entrevistas mostram um potencial tremendo de interpretação das personagens, da estrutura literária e do desafio de adaptação para o cinema. Porém, quando tudo fica ótimo, o extra acaba. Uma pena já que ele é um dos dois extras de bastidores que o BD possui.

A Bordo do Trem (11:25 – também presente no DVD)

★★★½

Esse extra praticamente é a extensão do anterior. Elenco e equipe comentam em entrevistas sobre os sete personagens principais que o roteiro mais trabalha, com ênfase nas garotas, obviamente. São bons comentários que abrem um rol de interpretação muito puros de quem fez parte da produção. A vantagem aqui é que temos trechos mais longos mostrando detalhes do set e das filmagens. Outro detalhe peculiar é a participação de diretora de fotografia, Charolette Bruss, que oferece diversas pequenas interpretações da decupagem para o espectador. Tate Taylor, como sempre, é uma figura apagada e logo veremos o quão isso pode ser prejudicial.

Comentários em áudio (sem legendas em qualquer idioma)

★★★

Pois é. Logo a faixa de comentários em áudio que quase sempre tira nota máxima no site. Infelizmente, Tate Taylor oferece o básico do básico trazendo curiosidades de produção, algumas dificuldades de uma diária, sobre como dirigiu tal ator. O problema é que o diretor fica calado por longos intervalos de tempo demonstrando certa preguiça em trazer aspectos mais interessantes ou divertidos para quem assiste. No geral, é um comentário fraco e bastante ausente. Vale a pena ouvir apenas uma vez, mas adiantando as partes nas quais ele fica calado – geralmente acontece quando as músicas surgem em cena (e são muitas vezes). Enfim, decepcionante.

Conclusão

A nota final com certeza será influenciada pela qualidade do filme. Acho que esse título é imprescindível na coleção de suspense de muitos cinéfilos. Além disso, a qualidade visual desse blu-ray se sobressai a muitos outros lançamentos. É um transfer invejável que a Universal imprimiu neste disco, com boa fidelidade de cor e níveis de preto surpreendentes. No mais, os extras são bons, mas são tão poucos que deixará as pessoas se perguntando. Daria para apresentar mais detalhes ou criar um extra dedicado totalmente para a fotografia, já que a DF estava nitidamente entusiasmada com as entrevistas. Recomendamos o lançamento, mas talvez seja melhor pegar quando o preço estiver um tanto mais baixo.

Agradecemos a Universal Pictures por ceder a cópia em blu-ray para a avaliação.

Comente!