Informações técnicas

Distribuição: Sony
Duração: 122 min
Discos: 1
Embalagem: Amaray

Luva: Não
Preço: R$: 39,90; 69,90

Vídeo

Razão de aspecto: 2.40:1
Resolução: 1080p / 480i (DVD)
Codec: MPEG-4 AVC (30.04 Mbps) / MPEG-2 (DVD)

Áudio

Inglês: DTS-HD Master Audio 5.1 (48kHz, 24-bit) / Dolby Digital 5.1 (DVD)
Português: Dolby Digital 5.1 (448 kbps)
Espanhol: Dolby Digital 5.1 (448 kbps)

O Filme

★ ★½

Ron Howard comanda a franquia de mistérios de Dan Brown desde O Código Da Vinci. Enquanto os dois primeiros filmes eram mais interessantes e melhores elaborados, Inferno sofre com a pressa, em todos os sentidos. Sua proposta de narrativa é bem interessante, mostrando um Robert Langdon deficitário em meio a um grande mistério de terrorismo biológico sem saber quem são aliados ou inimigos. É uma narrativa divertida que sustenta o filme inteiro.

Porém, mesmo com uma história razoável, Inferno é refém de muitas más escolhas arbitrárias do roteirista que fica satisfeito com a enorme colcha de retalhos e perguntas não respondidas até a conclusão do filme. Até mesmo com sua virada inacreditável a la Vidas em Jogo. Simplesmente, não funciona, além de não delinear muitíssimo bem a motivação do vilão neomalthusiano: é bem rasa, igual a teoria de Malthus.

Na direção, Howard é insano ao bombardear um filme de aventura com tantos planos e montagem frenética. Um vício seu que está se agravando. Além de toda a repetitividade de vermos Langdon e sua comparsa fugirem de autoridades umas quatro vezes. Não há imaginação para estabelecer este como uma boa peça de ação ou de história. Howard é esforçado e grava muito, mas o filtro é muito necessário. É um longa bem divertido e despretensioso, portanto, vale uma visita módica ao conteúdo.

Visões do Inferno (5:35)

★★★½

Ao contrário de muitos extras de diversos filmes, o conteúdo apresentado aqui foge daquele clichê insuportável do elenco e equipe trocando elogios falando como todos são maravilhosos e ótimos de trabalhar. A ênfase neste aqui é a entrevista com Dan Brown comentando mais a fundo sobre Dante Aliguieri e sua visão que moldou o senso comum sobre o Inferno. Inspirado em retratar isso, Brown construiu a história de suspense investigativo.

“Inferno” pelo Mundo (13:34)

★★★½

Esse extra mais extenso do Blu-ray/DVD mostra a diversidade do elenco do filme que conta com atores para todos os gostos, praticamente. Cada um deles tem poucos minutos para expor um pouco sobre a história, processo de criação e motivações de seus personagens. Tem algumas coisas bem interessantes, além de ser engraçado notar como alguns atores de papéis menores nutrem uma importância ou conflito maiores do que suas participações reais na trama. A melhor parte certamente são os minutos finais que focam nas belas locações na Itália e Istambul.

Um Olhar Sobre Langdon (6:21)

★★★

Aqui, Dan Brown, Tom Hanks e Ron Howard comentam o desenvolvimento do personagem ao longo da trilogia, incluindo as novas características propostas por Inferno como um romance e a perda das habilidades especiais do herói. Nada de incrível, mas é divertido assistir ao discurso comparando o amadurecimento do protagonista a cada filme.

Esta é Sienna Brooks (5:48)

★★★

Assim como o de Langdon, esse featurette foca em interpretar a companheira do professor neste filme: Sienna. Portanto, Felicity Jones, Ron Howard e Dan Brown interpretam a personagem oferecendo maiores detalhes sobre seu passado que não foram incluídos no filme de forma satisfatória. Novamente, é um featurette de entrevistas somente com exposição de ideias que já se repetem ao longo dos demais.

O Vilão Bilionário: Bertrand Zobrist (5:13)

★★

Outro extra dedicado a explorar os personagens. Bem Foster, Tom Hanks, Dan Brown e Ron Howard mostram em depoimentos tudo o que pensam sobre o vilão neomalthusiano. Entre todos os extras dedicados a isso, este é o mais fraco, revelando uma exaustão do formato. É apenas exposição gratuita do que já vimos no filme.

Ron Howard: O Diário de um Diretor (10:00)

★★★½

Esse é um dos extras mais interessantes dos discos. Vemos Ron Howard com nítido entusiasmo para dirigir Inferno – mesmo que esteja longe de ser seu melhor trabalho. Aqui ele expõe como se comporta com as redes sociais como Instagram e Twitter, tentando manter um relacionamento próximo com os espectadores e fãs das produções. Isso se desenvolve em uma jornada pelas três locações europeias com direita a muito material de bastidores. Aliás, é praticamente o único que mostra a produção do filme. Também há alguns insights a respeito de efeitos visuais e especiais ao final do extra.

Conclusão

Inferno é um bom lançamento com qualidade de imagem e som excelentes no limite do que as diferentes mídias podem oferecer. A vantagem é que a Sony colocou os mesmos extras tanto na versão em DVD quanto na de Blu-ray. Portanto, caso queira ver os extras imediatamente, é possível comprar a versão mais em conta sem se sentir lesado, ainda que sempre recomendamos aqui o azulão.

Agradecemos a Sony Pictures pela cópia cedida para a avaliação.

Comente!