Informações técnicas

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Distribuição: Warner
Duração: 148 min
Discos: 2
Embalagem: Amaray
Luva: Não
Preço: R$ 29,90

Vídeo

Razão de aspecto: 2.40:1
Resolução: 1080p
Codec: VC-1 (24.01 Mbps)

Áudio

Inglês: DTS-HD Master Audio 5.1 (48kHz, 24-bit)
Português: Dolby Digital 5.1 (640 kbps)
Espanhol: Dolby Digital 5.1 (640 kbps)

 

Análise

DISCO 01

O Filme

★ ★ ★ ★ ★

A Origem é um filme único. Um blockbuster que parte de uma ideia original, misturando conceitos de ficção científica, cinema de terror e um profundo thriller psicológico, há muito o que se admirar no mais ousado e elaborado filme de Christopher Nolan, sendo impressionante o domínio do cineasta para criar mundos complexos e explorar seus limites mais extremos e desafiadores, transitando diferentes gêneros para alcançar um resultado difícil de se colocado em palavras. Crítica

Extraction Mode

★ ★ ★ ★ ★

Todos os Blu-rays da Warner possuem a opção interativa de assistir ao filme e, em certos momentos, ser informado como a cena foi realizada, curiosidades, etc. Em A Origem, esse acessório funciona muitíssimo bem (as animações de transições entre filme e documentário são ótimas) e o material informativo é satisfatório. Acompanhamos o desenvolvimento das espetaculares cenas de ação, design dos cenários, processo de criação da história, a sensacional música de Hans Zimmer e o trabalho para “distorcer” a gravidade nas cenas do hotel. Vale destacar como os efeitos visuais foram usados de maneira sutil; Christopher Nolan mostra sua obsessão em filmar o máximo possível, usand0 CG apenas quando não tinha jeito; o limbo e a rua dobrada em Paris são os grandes exemplos da “cacetada” de efeitos visuais. É um excelente material extra.

DISCO 02

Dreams: Cinema of the Subconscious

★ ★ ★ ★ ★

O ator Joseph Gordon-Levitt e uma leva de psicólogos e médiuns, mergulham nos estudos sobre os sonhos. É um documentário muito interessante e curioso, apresentando relatos sobre a influência dos sonhos na vida real, o que leva as pessoas a terem certos sonhos, os pesadelos e até como controlar o que você sonha (os chamados sonhos lúdicos). É realmente um ótimo complemento, e a narração do entusiasmado Levitt ajuda a tornar o papo envolvente.

Animação: The Cobol Job

★ ★ ★ ★  ½

O prólogo de A Origem é aquela HQ que a Warner disponibilizou na internet antes de o longa estrear  nos cinemas, só que animada e com trilha sonora de Hans Zimmer. Ainda que a animação não seja das melhores, a trama é muito bem elaborada e interessante, ajudando a esclarecer melhor o que Cobb e Arthur queriam em sua Extração com Saito no começo do filme.

Trilha Sonora de Hans Zimmer em 5.1

★ ★ ★ ★ ½

Basicamente, ao comprar este blu-ray você ganha de brinde a trilha sonora do filme. Este extra permite ouvir as 12 faixas (11, já que falta uma do CD) compostas por Zimmer para o filme, em som 5.1. É ótimo ouvir a trilha sonora, mas é que ela simplesmente toca em um fundo preto; dava pra colocar uma imagem né?

Extras: Desenhos de produção e campanha de marketing

★ ★ ★ ★ ½

É um título auto-explicativo. Aqui temos duas galerias; uma que contém todos os pôsteres e banners do filme usados na campanha de divulgação do filme, em 2010. Na outra, é possível ver diversos desenhos de produção de Guy Hendrix Dyas, que mostram os conceitos de cenários e algumas cenas do filme. Pra quem se interessa, é um prato cheio.

Trailers e Tv Spots

★ ★ ★ ★

Apresenta aqui os três ótimos trailers do filme e 10 comerciais de TV, que embora sejam empolgantes, são muito repetitivos e apresentam um tom diferente do filme.

Conclusão

Mesmo que não traga comentários em áudio ou cenas deletadas, o material extra da edição dupla de A Origem é muito consistente. Através do modo de extras interativos, ganhamos muitas informações sobre todo o processo de criação do filme de Christopher Nolan, além de um complemento muito bacana sobre estudo dos sonhos e pequenas miscelânias da produção. Definitivamente vale o investimento!

Comente!