blu-ray-caça-fantasmas

Informações técnicas

Distribuição: Sony
Duração: 105 min
Discos: 1
Embalagem: Amaray
Luva: Não
Preço: R$ 24,90

Vídeo

Razão de aspecto: 2.40:1
Resolução: 1080p
Codec: MPEG-4 AVC (23.51 Mbps)

Áudio

Inglês: Dolby TrueHD 5.1 (48kHz, 16-bit)
Francês: Dolby TrueHD 5.1
Português: Dolby TrueHD 5.1
Espanhol: Dolby Digital 5.1 (640 kbps)

 

 

O Filme
★★★★

caça-fantasmas

Clássico longa de Ivan Reitman, Os Caça-Fantasmas dispensa apresentações. Difícil encontrar uma viva alma que não tenha visto ou ouvido falar da aventura fantástica de Venkman, Spangler, Winston e Stantz. Mesmo depois de trinta anos, o longa ainda se sustenta muito bem nos efeitos visuais cheios de truques e praticáveis típicos da geração pós-Star Wars. A história continua a divertir mesmo que as piadas tenham perdido o impacto com a diferença de humor entre as décadas. Mas ainda se trata de uma aventura encantadora com um ótimo elenco e mitologia diversificada. Se ainda não viu, veja!

Comentários em áudio (inclui legendas em português)
★★★★

caça-fantasmas-1

Dentre os diversos extras do lançamento especial do blu-ray, há uma faixa de áudio com comentários do diretor Ivan Reitman, do roteirista e ator Harold Ramis e do produtor Joe Medjuck. Mesmo sabendo que é algo raro para o espectador casual, ver o filme com essa opção ligada é um verdadeiro deleite. O carinho que Reitman e Ramis tratam o filme, destrinchando cada cena, relatando as mudanças de última hora no roteiro ou alguns causos típicos da experiência de set é simplesmente impagável.

É muito informativo também a respeito das técnicas complicadas de rotoscopia, stop motion e de miniaturas que foram utilizadas para fazer diversas cenas. O ouro dos comentários engraçados acontece durante o clímax com diversas histórias sobre o processo muito abstrato de filmagem para inserir os efeitos do marshmallow man na pós-produção.

Slimer Mode
★★★★

caça-fantasmas-3

Esse modo slimer se assemelha como um segundo comentário em áudio, mas se trata de uma versão mais interativa. O filme passa envolto em uma moldura. Nela, uma aba com um vídeo paralelo se abre e apresenta diversas entrevistas com o elenco e equipe comentando sobre tal cena. A vantagem é que temos um rol maior de entrevistados com comentários igualmente pertinentes. Às vezes, surge um joguinho de trivias da franquia. Divertido!

Ecto-1: Ressuscitando o clássico carro (15:37)
★★★★★

caça-fantasmas-2

Com toda a certeza o featurette inédito mais especial dessa edição. Para promover o lançamento do game dos Ghostbusters em 2009, a Sony encaminhou a carcaça já muito deteriorada do Cadillac 1959, o clássico rabecão da equipe, para uma das oficinas especializadas em criar e restaurar veículos para produções de Hollywood. Esse leve documentário mostra os esforços da equipe ao tentar trazer o carrão de volta aos seus dias de glória.

Tudo restaurado aos menores detalhes. O ponto alto se dá com a visita de Dan Aykroyd para reencontrar o veículo depois de mais de vinte anos. O encontro é bem divertido e emocionante. O ator conta histórias envolvendo o carro durante os dias de filmagem, explica a ciência por trás dos equipamentos da equipe e, ainda por cima, dá uma bela volta com o carro no pátio da oficina.

Making of do novo jogo Ghostbusters (11:18)
★★★½

caça-fantasmas-4

Esse vídeo conta, de certa forma, os bastidores do novo game da equipe – jogo que, até hoje, é o melhor da franquia. Há muitas entrevistas com Dan Aykroyd revelando suas superstições e também com Harold Ramis, sempre alegre, dizendo que a história do game se comporta como o terceiro filme da franquia.

Já na parte técnica do game, os desenvolvedores mostram showcases de demonstrações de gameplay, mecânica e da própria física do jogo – bastante interativa e responsiva para os games de 2009. Uma pena os comentários serem generalistas mais se comportando mesmo como uma propaganda longa para criar hype para o jogo.

Cemitério de Cenas
★★

caça-fantasmas

Uma rápida coletânea das cenas excluídas do corte final. São bem banais, quase nenhuma com alguma graça, além de estarem em um estado deplorável de conservação visual.

Featurettes: Geral, Elenco e Equipe, Técnicos de Efeitos Visuais (35 minutos no total)
★★★½

caça-fantasmas

Esses daqui são os extras clássicos do DVD. Nesses três vídeos, o mais interessante e informativo é mesmo o do pessoal de efeitos visuais. Contam como o processo era feito manualmente com diversas técnicas de pintura, animações, apliques em filme, fusões, brinquedos, explosões controladas, miniaturas, cabos entre tantas outras coisas. Uma pena ser tão curto, afinal o conteúdo que a equipe reunida é muito relevante como material histórico já que se trata de outra escola para a realização de efeitos.

Ainda nesse vídeo, contam sobre o processo de modelagem do Stay Puft man, do Geleia e dos outros fantasmas clássicos. Uma pena não ter um insight maior nos cães de Gozer, o gozeriano.

A maior parte desses vídeos é feita a partir de entrevistas captadas na época do lançamento do DVD. Há muito pouco material de arquivo como vídeos de bastidores e fotos de produção. A Sony realmente não esperava nada desse projeto visto o certo desleixo na preservação da história da produção do longa.

O vídeo com o elenco e diretor é bastante emocionante já que se baseia exclusivamente no relato deles sobre àquela época mágica. Também comentam sobre a primeira vez que seus filhos viram os filmes e no legado que deixaram com a franquia. Além do impulso que todos tiveram em suas carreiras devido ao sucesso estrondoso do lançamento.

Featurettes de ângulos múltiplos (6:30 no total)
★★★½

caça-fantasmas-7

Fechando os extras da edição temos esse interessante vídeo que coloca, lado a lado, a decupagem real das cenas filmadas em comparação com seus respectivos storyboards. São apenas três cenas. Não deixa de ser interessante ver as diferenças nítidas entre uma versão e outra que explicitam a importância de um bom diretor em horas de aperto.

Conclusão

nota-4

Os Caça-Fantasmas é um dos melhores filmes de sessão nostalgia por aí. Não contar com um filme desses na sua coleção é de fato bem triste. A restauração que a Sony fez não é impecável, mas o visual está bastante nítido e limpo com forte presença dos grãos originais da película de filmagem. Certamente é a melhor versão para assistir ao clássico em sua casa. Além disso, a boa quantidade de extras e dos imperdíveis comentários em áudio rendem aí horas significativas de entretenimento e curiosidades. Quase todos os extras são legendados em português. Logo, não perca tempo e compre sua cópia disponível aqui!

Com o lançamento de Caça-Fantasmas nos cinemas, é bem possível que o blu-ray encareça um pouco, além do risco da falta de reposição de estoque. Como a mídia fracassou por aqui, é melhor aproveitar enquanto existem cópias físicas nas lojas.

Comente!