starInformações técnicas

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Distribuição: Paramount
Duração: 126 min
Discos: 2
Embalagem: Amaray
Luva: Não
Preço: Fora de catálogo

Vídeo

Razão de aspecto: 2.35:1
Resolução: 1080p
Codec: MPEG-4 AVC (32.70 Mbps)

Áudio

Inglês: DTS-HD Master Audio 5.1 (48kHz, 24-bit)
Português: Dolby Digital 5.1 (448 kbps)
Espanhol: Dolby Digital 5.1 (448 kbps)

 

Análise

DISCO 01

tr11

O Filme

★ ★ ★ ★ ½

J.J. Abrams conquistou uma nova geração de fãs com seu altamente bem sucedido reboot Star Trek, que apresenta os primeiros anos e encontros da tripulação da Enterprise. É uma aventura de ficção científica empolgante e divertida, que ainda conta um elenco talentosíssimo, efeitos visuais de primeira e uma solução genial que justifica a existência do filme. Crítica 

tr13

Comentário em Áudio com J.J. Abrams, Bryan Burk, Alex Kurtzman, Damon Lindelof e Roberto Orci

★ ★ ★ ★ ½

Em uma faixa de comentários que traz todas essas pessoas JUNTAS, o que vai de encontro ao hábito comum de gravar faixas isoladas com cada um e juntá-las posteriormente em uma edição, acompanhamos diversas informações curiosas sobre os bastidores do filme e pequenas curiosidades, tal como o posicionamento de algumas cenas, continuidade e o novo cânon estabelecido. É ótima, mas o extra peca por não trazer nenhum tipo de legendas aqui…

DISCO 02

Antes de mergulhar especificamente nos extras, alerto que alguns deles possuem ramificações ainda maiores de mini extras, batizados de Branching Pods. Como seria loucura minha analisar cada um deles, listei quais são as opções disponíveis em cada extra, que geralmente concentram-sem em detalhes menores da produção, como figurantes, time lapses e homenagens.

Enfim, shall we begin?

tr2

Audaciosamente Indo (16:41)

★ ★ ★ ★ 

O primeiro extra do disco bônus é focado nos primeiros estágios de desenvolvimento do projeto, com J.J. Abrams, o produtor Bryan Burk e os roteiristas Alex Kurtzman e Roberto Orci discutindo qual seria a abordagem deste novo filme. Entre suas intenções, a clara ideia de fazer um filme que satisfazesse tanto aos fãs da adorada série original e conquistar uma nova geração de fãs.

Branching Pods: O Enigma Shatner, O Camisa Vermelha, A Garota Verde Alerta Trekker!

tr1

O Elenco (28:53)

★ ★ ★ ★ ★

Aqui, mergulhamos detalhadamente no processo de casting de cada um dos principais personagens de Star Trek. Abrams e os realizadores comentam a dificuldade de preencher papéis que foram tornados icônicos no passado, mas defendem a abordagem da franquia ao trazer “os mesmos personagens, só que diferentes”, graças à nova realidade alternativa na qual a trama é ambientada. Zachary Quinto, Chris Pine, Karl Urban, Zoë Saldana, Anton Yelchin, John Cho e Simon Pegg tem todos um bom tempo para discutirem seus personagens e a influência do elenco original em sua performance. E, claro, temos Leonard Nimoy retornando a Spock depois de 18 anos, o que rende depoimentos emotivos de toda a equipe. Fantástico.

tr5

Uma Nova Visão (19:31)

★ ★ ★ ★ ★

Este é o extra de J.J. Abrams. Vemos aqui como o diretor procurou injetar mais energia e transformar Star Trek em um espetáculo cinematográfico que se aproximasse mais do estilo visto nos filmes de Star Wars. Vemos então como Abrams é um sujeito empolgado e um tanto maluco no set, desde sua técnica de sacudir a câmera para atingir um efeito mais “sutil” do shaky cam até o nascimento de sua obsessão com flares – com direito à PÉROLA que é o diretor apontando uma lanterna para a câmera do making of. Acompanhamos ainda o processo de utilizar efeitos práticos, técnicas old school (como usar crianças para engrandecer o cenário, espelho no chão para refletir o céu) e um nítido clima de diversão durante as filmagens. Daqueles extras que despertam a vontade de largar o emprego ir fazer cinema.

Branching Pods: Pressão Selvagem

tr6

Naves Estelares (24:33)

★ ★ ★ ★ ★

Aqui somos levado ao longo processo de desenvolvimento e criação das principais naves estelares do filme, com o destaque indo para a USS Enterprise, a USS Kelvin e a Nadara do vilão Nero. Vemos os desenhos de produção, as modelagens em 3D e os efeitos visuais, ao mesmo tempo em que a equipe de design de produção tenta manter o design original de diferentes incarnações da nave (a série clássica e a Enterprise-A são as grandes referências) e lhes oferecer novos detalhes futuristas. Vale também por detalhes como ver a construção da ponte, o uso de uma fábrica da Budweiser para servir como a sala das máquinas da Enterprise e todo o conceito da gigantesca Narada, que é descrita como um organismo vivo. Excepcional e muito bem explicativo.

Branching Pods: Dobra ExplicadaTrabalho de PinturaConstrução da Ponte AceleradaA Cadeira do CapitãoAtuando com BotõesConstrução da Narada Acelerada Shuttle Shuffle

tr7

Alienígenas (16:30)

★ ★ ★ ★ ★

No Oscar de 2010, Star Trek merecidamente saiu vitorioso na categoria de Melhor Maquiagem, e este extra só ajuda a reforçar o incrível trabalho da equipe. Temos diversas espécies diferentes de alienígenas, desde os humanóides vulcanos e romulanos até as criaturas mais cartunescas, que podem até mesmo aparecer só como figuração em cenas grandes. Há um carinho especial para a construção das orelhas vulcanas de Spock e como alguns designs mais complicados eram preenchidos com CGI.

Branching Pods: O Paradoxo AlienígenaGarota dos Olhos Grandes, Irmão mais Velho Quinto, Klingons e Anatomia Drakoulias

tr4

Planetas (16:10)

★ ★ ★ ★ ★

Aqui somos levados à algumas das principais locações que serviram para os mundos alienígenas vistos no filme, começando com Novo Vulcano que foi filmado justamente onde William Shatner protagonizou uma das cenas de luta mais famosas da série original. Entre todos os cenários que passamos ao longo do featurette, vale mencionar a filmagem da luta de Kirk e Sulu contra os romulanos na perfuradeira (construída no estacionamento da Paramount) e a solução para as cenas em Delta Vega, cujas filmagens na Islândia foram canceladas após um corte no orçamento, forçando a equipe a construir um planeta de gelo através de imagens de referência e monumentos no set. Temos ainda os bastidores da Frota Estelar, a Academia e as cenas em Iowa que nos apresentam ao jovem Kirk (incluindo aquele salto do carro). Espetacular.

Branching Pods: Negócio ExtraConfidencialidade

tr14

Objetos de Cena e Figurinos (9:22)

★ ★ ★ ★ ★

Aqui começamos com aquela tradicional olhada em como a série original de Star Trek influenciou uma série de inovações tecnológicas do mundo real, como a video chamada, os celulares e por aí vai. Vemos aqui como os preparadores de objeto e designers de produção procuraram manter a tecnologia deste filme evoluída, procurando visualizar o futuro de maneira que vemos agora, não como era vista em 1966. Vemos a criação e detalhes dos phasers, dos comunicadores e diversos outros acessórios futuristas de alcunha realista. Além disso, o figurinista Michael Kaplan fala brevemente sobre a criação de cada peça de roupa dos principais personagens, desde a Frota Estelar até os trajes romulanos. Há ainda uma pequena e interessante discussão sobre as saias curtas das mulheres da Enterprise.

Branching Pods: Guardarroupa Klingon

tr3

Ben Burtt e os Sons das Estrelas (11:45)

★ ★ ★ ★ ★

Tá brincando. Quase 12 minutos com o mestre Ben Burtt? Um dos grandes gurus de design sonoro de toda a História do Cinema? Que maravilhoso. Vemos aqui como o veterano fez uma longa pesquisa nos estúdios da Paramount para encontrar a origem dos sons originais utilizados na série clássica e na primeira franquia cinematográfica, frisando como o trabalho sonoro era algum sem precedentes na história da televisão – Burtt ainda compartilha uma história na qual ouviu os 8 primeiros episódios quando criança, antes mesmo de assistir. Então mergulhamos no fascinante processo de criação de Burtt para o novo filme, onde vemos a origem de sons como o deslizar de portas, painéis das naves estelares, explosões e tiros de phasers. Quem se interessa pela área não vai sair decepcionado.

tr9

A Música (6:28)

★ ★ ★ 

Aqui acompanhamos o talentoso compositor Michael Giacchino em sua missão de criar a música dessa nova aventura. Entre tantos desafios, Giacchino foca-se em como foi difícil encontrar o momento certo para inserir o tema clássico de Alexander Courage para a série de TV, com o compositor defendendo sua decisão de utilizá-lo apenas nos créditos finais. Além disso, há um destaque para o exótico tema de Spock que contou com o uso de um erhu (um tipo de violino chinês) e a grande orquestra das cenas de ação. Só poderia ter indo um pouco além.

tr10

A Visão de Gene Roddenberry (8:47)

★ ★ ★ 

Temos aqui um tributo ao criador Gene Roddenberry e toda a sua crença no futuro otimista da Humanidade. J.J. Abrams e o restante da equipe comentam como Star Trek é o tipo de ficção científica que deve inspirar gerações a avançar e alimentar o desejo de curiosidade sobre a exploração de outros mundos. É um featurette inspiracional e que também explora como a série de 1966 foi ousada em experimentar essas ideias e quebrar paradigmas da época, como romance interracial e a presença de mulheres fortes.

tr8

Cenas Inéditas (13:30)

★ ★ ★ ★ ½

Temos aqui uma coleção de 9 cenas deletadas que trazem comentários de J.J. Abrams, Roberto Orci e Alex Kurtzman. Elas incluem O Nascimento de Spock, Klingons atacam a Narada, Jovem Kirk, Johnny e o Tio Frank, Amanda e Sarek Discutem após a Briga de Spock, Interrogatório e Fuga da Prisão, Sarek e Amanda, Dormitório e Kobayashi Maru, Kirk se Desculpa à Garota Verde e Sarek vê Spock Prime. Todas as cenas são minimamente interessantes, com destaque para a ótima cena em que Nero enfrenta os Klingons e a sequência estendida da Kobayashi Maru, onde descobrimos exatamente como Kirk foi capaz de derrotar o teste invencível. Os comentários de Abrams, Orci e Kurtzman também exploram com clareza os motivos pelos quais os materiais acabaram de fora – a própria Kobayashi Maru tornava Kirk menos nobre do que de fato é.

tr15

Simulação de Naves

★ ★ ★ 

Nessa experiência interativa, temos detalhados modelos 3D da Enterprise e da Narada, tendo a possibilidade de explorar diferentes setores de cada nave e acessar textos que explicam suas funcionalidades. Traz uma dinâmica um tanto ultrapassada, mas é um bom banco de dados; especialmente a fascinante Narada.

tr16

Erros de Gravação (6:22)

★ ★ ★ ★ ½

Quem não adora um bom blooper reel? Temos diversos momentos engraçadíssimos aqui, com destaque para a paródia da abertura da série original, que traz o novo elenco trazendo suas melhores caretas.

tr12

Trailers

★ ★ ★ ★ 

Aqui temos todos os 4 trailers de divulgação do filme. Aliás, sempre bom revisitar o inebriante trailer 3 “Prepare for the Beginning”, um dos melhores trailers dos últimos tempos. Então, manda bala!

Conclusão

nota-5

Simples assim, é um dos melhores blu-rays que existem. Traz absolutamente tudo o que uma edição bônus que se preze deveria trazer, com extras detalhados que exploram cada etapa do processo de produção e a criação deste novo Star Trek, incluindo featurettes, comentários, cenas excluídas e tudo o mais. Uma obra exemplar que merece aplausos à Paramount por este material tão respeitoso aos fãs.

Comente!