steb

Informações técnicas

Distribuição: Disney
Duração: 138 min
Discos: 2
Embalagem: Steelbook
Luva: Não
Preço: R$ 99,90

Vídeo

Razão de aspecto: 2.40:1 
Resolução: 1080p
Codec: MPEG-4 AVC (30.04 Mbps)

Áudio

Inglês: DTS-HD Master Audio 7.1 (48kHz, 24-bit)
Português: Dolby Digital 5.1 (448 kbps)
Espanhol: Dolby Digital 5.1 (448 kbps)

 

 

 

DISCO 01

O Filme

★ ★ ★ ★ ½

fa7

Não há o menor exagero em dizer que Star Wars: O Despertar da Força foi o filme mais aguardado de todos os tempos. A icônica franquia de George Lucas encontrou nova vida nas mãos de J.J. Abrams e da Disney, que juntos foram capazes de criar uma aventura divertida e empolgante que retorna a saga a seus dias de glória, ainda que ainda seja um capítulo apegado demais ao passado. Com novos personagens fascinantes e grandes momentos, O Despertar da Força é um grande filme que merece ser revisitado muitas vezes. Crítica

DISCO 02

Segredos de O Despertar da Força: Uma Jornada Cinematográfica (1:09:14)

★ ★ ★ ★ ½

fa5

O principal extra do blu-ray, este longo documentário chegou a ser exibido em alguns festivais dada a antecipação. Finalmente mergulharíamos no processo de criação de Star Wars: Episódio VII, desde a compra da LucasFilms pela Disney até o lançamento em Dezembro de 2015. É até engraçado ver uma colagem do elenco se surpreendendo pelo fato de poder finalmente falar sobre o filme. Dividido em 4 capítulos, Segredos de O Despertar da Força traz uma forte presença da produtora Kathleen Kennedy, mas mergulha em pontos chave como a primeira versão do roteiro por Michael Arndt, a contratação de J.J. Abrams, a escolha de Daisy Ridley e John Boyega para os novos protagonistas e uma atenção muito especial para o retorno de Harrison Ford como Han Solo em sua primeira aparição e a despedida do mesmo na fatídica cena envolvendo Adam Driver. A empolgação e frenesi da equipe é perceptível em ambas essas tomadas. O grande destaque fica para o processo de criação na pré-produção, tratando o material como algo sagrado e que devesse ser realizado com cuidado. Um ótimo documentário.

O Despertar da História: A Leitura do Roteiro (4:01)

★ ★ ★ ★

fa3

Este pequeno featurette nos leva aos bastidores da primeira imagem oficial divulgada do filme, que trazia o elenco principal reunido para a primeira leitura de roteiro em conjunto. J.J. Abrams enfatiza a importância do processo para analisar a dinâmica de seus intérpretes e a fluidez do texto, tendo o nervosismo do diretor e corroteirista uma característica evidente, assim como a ansiedade de John Boyega (oficialmente o cara mais legal de Hollywood) e o pavor de Adam Driver em não conseguir corresponder às expectativas. É divertido como Mark Hamill tenha sido o responsável por fazer a leitura principal, considerando o número de falas que Luke Skywalker tem…

Criando Criaturas (9:34)

★ ★ ★ ★

fa8

O Despertar da Força se orgulhou de ter usado uma grande parte de efeitos práticos para construir suas criaturas alienígenas. Acompanhamos aqui um breve olhar sobre cada um dos diferentes personagens alienígenas do filme, passando por efeitos animatronics, pesadas maquiagens e roupas nada confortáveis para dar vida a andróides. O grande destaque fica por conta do nível de detalhes para o gigantesco grupo presente no Palácio de Maz Kanata, uma das grandes sequências do tipo do longa. E como é bom ver que o implacável Warwick Davis continua na ativa!

Construindo o BB-8 (6:03)

★ ★ ★ ★ ½

fa6

Responsável por alguns dos melhores momentos de humor de O Despertar da Força e definitivamente um destaque nas milionárias vendas de brinquedos, BB-8 ganha um featurette para chamar de seu. Vemos o processo de criação do simpático dróide desde seu primeiro rascunho a mão feito por J.J. Abrams, mas o aspecto mais interessante é ver como a equipe foi capaz de usar um BB-8 controlado remotamente e através de animatronics em grande parte das tomadas. Uma grande realização, mas senti falta de uma seção dedicada ao excelente trabalho de design de som de Ben Burtt.

Diagrama de uma Batalha: A Luta na Neve (7:02)

★ ★ ★ ★ ★

fa1

Filmes de Star Wars são marcados por seus duelos de sabres de luz, e o confronto final que se dá entre Kylo Ren, Finn e Rey no clímax do filme é definitivamente um dos pontos altos da nova aventura. Este featurette nos leva aos bastidores do incrível set onde foi construída uma vasta floresta coberta por neve, os treinamentos específicos de Daisy Ridley, John Boyega e Adam Driver (o mais intenso, sempre) para a complicada coreografia e a concepção visual da cena, que incluia luzes azuis e vermelhas em meio a um ambiente noturno com neve. É um resultado belíssimo em cena, e o extra faz jus ao revelar boa parte de seus segredos. Aliás, os sabres utilizados na filmagem realmente acendem. Imagino a empolgação do elenco…

ILM: A Magia Visual da Força (7:55)

★ ★ ★ ★ ★

fa2

Ainda que o filme tenha uma grande quantidade de efeitos práticos, efeitos visuais em CGI sempre farão parte do legado de inovações de Star Wars. Aqui, é importante enfocar no trabalho de motion capture, primeira vez que tal processo de criação é utilizado na saga, para o desenvolvimento dos personagens de Maz Kanata e Snoke. É divertido observar Lupita Nyong’O dando vida à enigmática personagem e Andy Serkis em uma altíssima plataforma para dar vida ao sombrio líder da Primeira Ordem. As batalhas de naves também contaram com muito trabalho de CGI, sendo novamente divertido notar o entusiasmo dos animadores em construírem digitalmente naves icônicas com as quais brincavam quando criança. 

John Williams: A Sétima Sinfonia (6:51)

★ ★ ★ ★ ★

fa9

John Williams é uma peça fundamental para Star Wars. Quando havia a mínima possibilidade de o veterano compositor não retornar para o sétimo filme, um xixizinho saiu de mim em pânico. Porém, como acompanhamos neste ótimo featurette, Williams retornou com muito entusiasmo para o universo dos Skywalker. Ainda que não seja seu melhor trabalho na franquia, é maravilhoso observar a relação de trabalho de Williams com o entusiasmado J.J. Abrams e ver o veterano explicando algumas de suas escolhas para cada novo tema musical. Em especial, como utilizou uma abordagem dócil e aventuresca para Rey e como o pesado tema de Kylo Ren é uma extensão da famosa marcha de Darth Vader. Mal vejo a hora de ver o que Williams nos trará para o Episódio VIII…

Cenas Excluídas

★ ★ ★ ½

fa4

Todos esperávamos grandes coisas para as cenas excluídas do filme, mas é inegável contestar um certo desapontamento. Temos aqui 6 cenas deletadas que não tem nem 1 minuto cada uma: “Finn no vilarejo”, ‘Mensagem de Jakku”, “X-Wings preparam-se para Velocidade da Luz”, “Kylo vasculha a Falcon”, “Perseguição de Snowspeeder” e “Finn ficará Bem”. Nenhuma delas acrescenta muito à trama, com o destaque absoluto ficando para a cena em que Kylo Ren faz uma delicada visita à Millennium Falcon, um ótimo momento que poderia ter entrado no filme. Temos também uma boa cena de ação que surge com efeitos visuais incompletas, onde Finn e Rey fogem de snowtroopers em uma perseguição na Base Starkiller. 

Force for Change

★ ★ ★ ★

fa10

Aqui temos uma apresentação à campanha beneficente de Force for Change, que a Disney fundou em 2015 para divulgar o filme e ajudar na doação para diversas instituições carentes ao redor do mundo. 

nota-4

A Disney certamente reconhece a importância de Star Wars: O Despertar da Força para colecionadores no mundo todo, e fez justiça às expectativas ao oferecer um material extra muito consistente e informativo e um satisfatório lançamento em steelbook. Claro que um comentário em áudio da equipe seria muito valioso, assim como o prometido disco em 3D que deverá sair no final deste ano. Mas até lá, os fãs deverão ficar satisfeitos.

Comente!