thoInformações técnicas

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Distribuição: Paramount
Duração: 115 min
Discos: 1
Embalagem: Amaray
Luva: Não
Preço: R$ 29,90

Vídeo

Razão de aspecto:  2.39:1
Resolução: 1080p
Codec: MPEG-4 AVC (18.60 Mbps)

Áudio

Inglês: DTS-HD Master Audio 7.1
Português: Dolby Digital 5.1 
Espanhol: Dolby Digital 5.1

 

Análise

thor10

O Filme

★ ★ ★ 

Responsável por expandir o Universo Cinematográfico da Marvel para níveis mais grandiosos e reforçar a aposta em personagens mais alternativos do grande público, infelizmente Thor não é um grande acerto. Traz um elenco formidável liderado pelo carismático Chris Hemsworth e uma direção elegante pelas lentes shakespearianas de Kenneth Branagh, mas é um longa mal encontrado e que nunca encontra o equilíbrio correto entre humor e o épico; sempre errando nas doses e garantindo momentos de vergonha alheia. Confesso que envelheceu melhor do que eu esperava, mas ainda é um dos mais fracos filmes lançados pela Marvel Studios. Crítica.

thor9

Comentário em Áudio com o Diretor Kenneth Branagh

★ ★ ★ ★ 

Junte-se à classe e elegância de Kenneth Branagh em um comentário em áudio muito interessante, centrado quase que todo na técnica do filme. Branagh fala sobre as influências visuais para a concepção de Asgard, o trabalho elenco em capturar a essência dos personagens e seu desempenho durante as cenas de ação, principalmente. Porém, é uma pena que a faixa de comentário não traga nenhum tipo de legenda…

thor8

Marvel One Shot: O Consultor

★ ★ ★ ★ 

O primeiro da extinta série de curtas da Marvel, mostra uma conversa entre o agente Phil Coulson (Clark Gregg) e o agente Stwell (Maximiliano Hernández) discutindo sobre as consequências do incidente entre o Hulk e Abominação durante o clímax de O Incrível Hulk. O diálogo é divertido e culmina na revelação da identidade do tal consultor ao título, conectando os eventos do MCU ao filme do Hulk. Curto, direto ao ponto e bem dirigido.

thor2

De Asgard para a Terra

★ ★ ★ ★ 

O primeiro dos featurettes do disco é todo sobre visual. Depois da tradicional introdução na qual o produtor Kevin Feige explica a ramificação do universo Marvel para níveis cósmicos, o diretor Kenneth Branagh e a equipe de arte falam sobre a criação dos principais elementos visuais do longa. Vemos as inspirações do designer de produção para a criação de Asgard, o equilíbrio entre as imagens coloridas dos quadrinhos de Jack Kirby com elementos reais da mitologia nórdica, uma forma verossímil de dar vida à Ponte do Arco Íris e o design da simplista cidadezinha no Novo México. Outro aspecto muito fascinante é o trabalho da figurinista Alexandra Byrne em criar os figurinos e elmos asgardianos, com destaque para Tom Hiddleston explicando o funcionamento de seu elmo chifrudo e a obsessão de Byrne em acertar a capa vermelha de Thor.

thor6

Nosso Líder Destemido

★ ★ ★ 

Uma pequena ode ao diretor Kenneth Branagh, onde temos depoimentos de todos os principais membros do elenco, que são só elogios para seu método de trabalho. As entrevistas são entrecortadas por alguns trechos de Branagh dirigindo diferentes cenas no set, mas nada muito aprofundado.

thor5

Reunindo a Equipe

★ ★ ★ 

Aqui temos o momento dedicado ao elenco. Começamos pela contratação do até então desconhecido Chris Hemsworth e sua preparação física intensa para o papel de Thor, chegando então na inteligência e sagacidade da Jane Foster de Natalie Portman e a imponência que dispensa comentários de Anthony Hopkins como Odin – assim como a admiração de todo o elenco pelo trabalho do ator. Infelizmente, não temos absolutamente nada sobre a contratação mais certeira do filme: a revelação de Tom Hiddleston como o malicioso Loki.

thor4

Hora do Martelo

★ ★ ★ 

Como o título já entrega, aprenderemos um pouco sobre o martelo Mjölnir aqui. Vemos como a equipe de arte chegou no visual desejado para a versão cinematográfica da arma de Thor, seus poderes e sua importância icônica. É divertido também ver o departamento de arte desenvolvendo diferentes versões do objeto, variando em peso e formato para diferentes cenas – aquelas envolvendo pancadaria e golpes de luta claramente traziam uma versão mais leve, por exemplo. Podemos também ver um pouquinho do treinamento de Chris Hemsworth para a cena da luta contra os Gigantes de Gelo de Jottunheim.

thor1

Criando Laufey

★ ★ ★ ½

Extra totalmente dedicado à criação de concepção do vilão Laufey, interpretado por Colm Feore. Como líder dos Gigantes de Gelo, vemos a ideia do diretor Kenneth Branagh em oferecer um visual decadente e, ainda assim, ameaçador a essas criaturas, com ênfase no personagem central. Vemos como Feore guiou a intenção de sua performance e o incrível trabalho de maquiagem para deixar sua pele azul e marcada por uma textura congelada; um trabalho injustamente ignorado pelo Oscar daquele ano.

thor11

Música dos Deuses

★ ★ ★ 

Infelizmente temos muito pouco tempo, mas o compositor Patrick Doyle consegue falar um pouco sobre seu trabalho na criação da música do filme e no tema principal para Thor. Seu depoimento também ilustra como algumas cenas são capazes de elevarem consideravelmente seu nível de epicidade e presença. Novamente, curto demais.

thor15

Uma Conversa

★ ★ ★ 

Basicamente, uma conclusão para a série de featurettes onde os membros da equipe discutem os resultados atingidos. Porém, o que torna o extra tão legal é que vemos Branagh e outros membros explicando tudo isso para Stan Lee durante a gravação de sua cameo, garantindo a fidelidade ao material original e a criação de uma mitologia concreta. A empolgação de Lee em ver suas criações ganharem vida é sempre animadora.

thor13

O Caminho para Os Vingadores

★ ★ ★ ½

Um breve featurette que antecipa o lançamento de Os Vingadores e como a Marvel Studios foi reunindo todos os seus super-heróis pela primeira vez. Vale a pena pela expectativa e a exibição do antológico vídeo da San Diego Comic Con onde todo o elenco do filme se reuniu em público pela primeira vez.

thor3

Cenas Deletadas

★ ★ ★ ★ 

Preparem-se. Temos aqui nada menos do que 24 minutos de material inédito e estendido disponível, o que certamente vai agradar aos fãs do filme, e talvez satisfazer àqueles que esperavam um pouco mais da versão original. Temos desde momentos descartáveis de humor que envolvem uma enfermeira lenta e mais intermináveis minutos com Kat Dennings até cenas estendidas que trazem uma confusão maior com a chegada de Thor no hospital (incluindo uma pancadaria em um longo plano). Temos também ótimas cenas que trazem mais humanidade ao protagonista, incluindo uma engraçada bebedeira com Erik Selvig, uma breve cena onde Thor se desculpa pela caneca quebrada em uam cena anterior e um excelente diálogo com Loki onde ambos caçoam de seus elmos, conferindo uma relação de afeto muito maior do que temos no filme. Vale apontar também a ótima cena em que Loki é coroado como Rei por sua mãe, Frigga. Todas as cenas trazem comentários opcionais de Kenneth Branagh.

thor14

Trailers

★ ★ ★ 

Aqui temos os dois trailers de cinema de Thor, além de um para uma animação dos Vingadores.

Conclusão

nota-3

Infelizmente, Thor representa o primeiro desvio no caminho em termos de extras para filmes da Marvel. Era de se esperar um trabalho melhor vindo da Paramount, que presenteou os colecionadores com um material extra impecável para os dois Homem de Ferro e O Incrível Hulk. O que temos  no primeiro filme do Deus do Trovão acaba muito mal explorado e pouco desenvolvido nos featurettes, mas o que justifica a visita ao disco são mesmo as cenas deletadas que são incrivelmente eficientes e o bom comentário em áudio de Kenneth Branagh.

Comente!