SPOILERS

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter e fique por dentro de todas as notícias! «

Foram 5 longos anos, mas o público finalmente pôde descobrir o que aconteceu com David (Michael Fassbender) e a Dra. Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) após os eventos de Prometheus, quando a dupla partiu para encontrar o planeta natal dos Engenheiros. De certa forma, Alien: Covenant responde a essas perguntas, trilhando um caminho que o deixa mais próximo de Alien, O Oitavo Passageiro, mas que infelizmente ignora diversas questões deixadas em aberto pelo filme de 2012.

Quem eram os Engenheiros? O que eles queriam? O que é a gosma preta? Por quê criaram os humanos e logo depois armaram uma missão para destruí-los? E o que diabos aconteceu com o alien Deacon nascido ao final de Prometheus? Alguns livros e HQs acabaram dando suas versões para os acontecimentos, mas é certamente decepcionante que não tenhamos uma versão definitiva disso colocada nas telas, limitando-se a um prólogo diretamente para YouTube.

Mas falemos sobre o final de Alien: Covenant, que coloca o andróide David como antagonista definitivo dessa nova trilogia, além de criador incontestável do xenomorfo. O sintético transformou-se numa espécie de Dr. Frankenstein naquele planeta, fazendo diversos experimentos com o patógeno alienígena ali, nos 10 anos em que ficou isolado após dizimar a população de Engenheiros e também sua companheira, Elizabeth. Vemos a pobre doutora morta e com o corpo todo aberto em uma mesa, durante uma cena do filme, o que certamente contribui para o fato de que o xenomorfo foi criado com uso de DNA humano – já perceberam como o facehugger lembra muito um certo órgão feminino? Acho que o design aqui vai além da Arte sexual de H.R. Giger

    A primeira incubação

David precisava de hospedeiros humanos a fim de “despertar” os ovos alienígenas que criara em seu templo, algo que ele consegue quando o Capitão Oram (Billy Crudup) e o Sargento Lope (Demián Bichir) aproximam-se de seus experimentos. Oram é o primeiro infectado, dando origem ao xenomorfo que os persegue pelo templo e acaba enfrentando Daniels (Katherine Waterston) durante a fuga pela nave. Já Lope acaba sendo preso pelo facehugger, mas um dos tripulantes consegue tirá-lo de seu rosto com muito esforço. Essa é uma das pegadinhas de Covenant, já que tudo indicaria ali que Lope não foi contaminado – afinal, todos bem se lembram que o personagem de John Hurt ficou muito tempo apagado em O Oitavo Passageiro, graças ao longo processo de incubação do parasita. Porém, o sargento foi sim infectado, e um novo xenomorfo acaba nascendo na Covenant.

A outra pegadinha – bem óbvia – é que o andróide a bordo da nave durante o terceiro ato é na verdade o maligno David, e não Walter. Durante a briga entre os dois sintéticos, Ridley Scott faz questão de trazer um plano de David pegando uma faca, já indicando que o personagem cortaria sua mão para simular seu semelhante. O que se segue é praticamente mais um experimento do andróide, que estuda a perseguição do xenomorfo dentro da espaçonave, apenas para ser expelido para o espaço por Daniels e Tennessee (Danny McBride).

Então, o grande final enfim nos confirma – duh – que era realmente David ali, que coloca Daniels e Tennessee no hipersono, adotando o controle da Covenant enquanto ela segue para a colônia de Origae-6. Para piorar, o andróide invade a sala dos fetos e revela dois “ovinhos” de facehuggers, tirados de sua boca. Ele os coloca em congelamento junto com os demais fetos humanos, e então parte triunfante para ouvir um bom Richard Wagner enquanto espera pela chegada da nave em um novo planeta.

O que isso nos revela?


A Juggernaut usada por David e Shaw

David certamente tentará contaminar todos os 2.000 colonos a bordo da nave. Vale notar como o andróide rapidamente se interessa neles quando o Capitão Oram informa sobre a missão de colonização, durante seu primeiro encontro, deixando claro que seu objetivo agora é exterminar a raça humana e dar espaço à criação de seu organismo perfeito, o xenomorfo. Como o próximo filme foi anunciado como Alien: Awakening, isso provavelmente lidará com o “despertar” dos colonos e a chegada em Oregae-6, e me pergunto se todos eles estarão devidamente impregnados com o alien. Vale notar também que David tem apenas dois facehuggers consigo, provavelmente um para cada um dos tripulantes sobreviventes (Daniels e Tennessee). Lembrando que só é preciso um alien para iniciar a reprodução total, então estamos diante da origem de uma Rainha.

Porém, tudo isso me dá um gigantesco nó na cabeça. Como a história se conectará com o início de O Oitavo Passageiro? Como bem lembramos, a tripulação da Nostromo aterrissa no planeta LV-246 onde encontram a nave Juggernaut (o mesmo modelo dos Engenheiros, também usada por David e Shaw para chegar ao planeta natal dos mesmos) já carregada com um arsenal de ovos xenomorfos, além de um Engenheiro fossilizado na gigantesca cadeira que já havíamos visto em Prometheus.

Como amarrar isso?

Talvez tenhamos um novo modelo da Juggernaut, que poderia ser – talvez – um Engenheiro sobrevivente que desesperadamente busca vingança pelo massacre de David, talvez até seguindo-o à Oregae-6 (ou outro planeta que deveria ser revelado como LV-246) e encontrando seu destino trágico ao ser derrotado e ter sua espaçonave transformada em ninho de ovos. Vale lembrar que David menciona no final de Prometheus que há muito mais naves naquele planeta, LV-223, a base militar dos Engenheiros, então a solução pode estar ali.

Ou será… Que Walter ainda está vivo no planeta deixado para trás? Imaginem que possibilidade louca, a de que o andróide “do bem” acaba corrompido pelo discurso de David e segue com seus experimentos, chegando a forjar uma nova transmissão de sinal que acabe atraindo novas cobaias humanas. Ou até mesmo a Nostromo, talvez? Pouco improvável, mas nunca descarte nada.

No fim, Alien: Covenant acaba deixando muitas perguntas. A franquia ainda terá novos capítulos com o comando de Ridley Scott, então agora é torcer para que enfim tenhamos respostas satisfatórios.

Deixe seu comentário abaixo e fale sua opinião/teoria sobre o final!

Leia mais sobre Alien

Comente!