» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter e fique por dentro de todas as notícias! «

Todo fã cinéfilo de carteirinha sempre sonhou em ver Alien e Predador, dois dos maiores ícones pops do Sci-Fi e terror juntos no mesmo filme. Se bem feito, renderia outra franquia de sucesso envolvendo ambos com muitas sequências sendo feitas. Mas não é isso que se vê em Alien vs. Predador primeiro filme da duologia envolvendo os dois monstros alienígenas.

A palavra que define bem essa produção é: decepcionante. Com toda certeza um dos piores filmes já feitos envolvendo os dois personagens de franquias de sucesso diferente. Esse é daqueles projetos que já nascem errados na concepção. Primeiro que tanto Aliens quanto Predadores não tem uma linguagem definida, pelo menos não é algo que um humano entenda. Como fazer um filme de ação com dois personagens que se odeiam e que não conseguem conversar? É aí que entram os humanos na parada.

Na história uma pirâmide é encontrada na Antártica. São enviados para lá um grupo de cientistas mercenários para realizar a exploração do local. Até aí ok! Chegando lá eles descobrem uma entrada no solo que leva até um lugar que parece estar abandonado há muito tempo. Mas eles não sabem que três Predadores estão sendo enviados para caçar o que há lá dentro, que são os Aliens. Eles vão adentrando ao que parece ser uma espaçonave abandonada e encontram uma sala de sacrifício. A partir daí o que acontece é um massacre no sentido literal da palavra. Os Predadores e Aliens começam a se matar e matar os humanos que encontram pela frente, isso seria divertido se não tivesse sido pessimamente feito.

 

Esse filme é uma aula de como acabar com uma franquia de milhões. Porque fizeram um filme na terra se era para colocar dois alienígenas lutando um contra o outro? Poderiam ter levado eles para outro planeta e feito algo diferente, levando humanos a explorar um planeta e tudo ia acontecendo. Sim, ia ficar parecido com os filmes dos Aliens, mas ficaria melhor que colocá-los aqui na Terra, ainda mais no gelo. Sendo que em Predador 2 um dos soldados que o caçam diz que ele aparece apenas em locais quentes. A Antártida é quente?

Quem acompanhou todos os filmes do Alien e todos do Predador (excluindo AVP) sabe mais ou menos de onde vem essa rixa entre os dois. Os Predadores como o próprio nome diz são caçadores natos. Em Predador 2, logo no final quando Danny Glover entra na espaçonave, ele vê um mural em que aparecem crânios de várias raças, alienígenas e humanas. Nesse mural macabro há ossos dos dinossauros, humanos, e Aliens. Logo se define que há muito tempo os Predadores caçam não apenas Aliens, mas também humanos e qualquer outra raça. Em AVP os Aliens estão na nave dos Predadores porque fazem parte de um jogo de caça. A rainha Alien é mantida em cárcere privado e é obrigada a colocar ovos toda vez que o jogo começa. Isso de milhares em milhares de anos. Só que dessa vez algo dá errado e as armas dos Predadores somem e eles terão que fazer a caça usando armas brancas.

A trama em uma pirâmide seria mais interessante se fosse em um deserto ou em outro planeta como dito lá em cima. A partir do momento que você coloca humanos apenas para serem mortos das mais diversas formas, mostra o desespero em disfarçar as deficiências do roteiro. O elenco (todo ele) é horrível, mas isso não é culpa dos atores e sim de seus personagens. A atriz principal se chama Sanaa Lathan, ela interpreta Alexa Woods uma doutora em logística. Ela consegue feitos de deixar a agente Ripley no chinelo. Ela consegue matar dois Aliens tão facilmente que faz você pensar do porque em o Oitavo Passageiro foi tão difícil de matar um?

Esse show de horror tem um nome: Paul W. S. Anderson. Ele é o principal culpado desse filme horroroso, e pessimamente produzido, fotografia ruim, e direção sonolenta. Paul parece se dedicar cada vez mais em fazer filmes ruins. Depois desse vieram pérolas como Corrida Mortal e Os Três Mosqueteiros. Uma franquia de tanto sucesso não poderia cair na mão de alguém que brinque de fazer cinema.

Alien vs. Predador é um dos piores filmes envolvendo esses dois ícones pops.

Alien Vs. Predador (AVP:  Alien Vs. Predator, 2004)
Direção: Paul W.S. Anderson
Roteiro:  Paul W.S. Anderson
Elenco: Sanaa Lathan, Raoul Bova, Lance Henriksen,Ewen Bremner, Colin Salmon, Tommy Flanagan, Joseph Rye
Gênero: Terror, Ação, Ficção Cientifíca
Duração: 100 min

Leia mais sobre Alien

Comente!