» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter e fique por dentro de todas as notícias! «

Spoilers!

Com um primeiro episódio que perfeitamente estabelecia as intenções e o universo de seus personagens, Fargo continua aqui com um caminho linear, ainda nos esclarecendo alguns pontos de história e oferecendo novas revelações. Novamente tirando seu título de uma regra de bridge, o apropriadamente batizado The Principle of Restricted Choice oferece cenários onde (alguns) de nossos personagens literalmente vão deparando-se com escolhas reduzidas e becos sem saída.

A começar com a situação cada vez mais apavorante de Emmit Stussy (Ewan McGregor), cuja empresa de estacionamentos sofre ainda mais pressão do sinistro V.M. Varga (David Thewlis). Dessa vez, o sujeito literalmente move empregados e uma carga misteriosa para um dos lotes de Stussy, e continua a ignorar todos os pedidos e exigências de Emmit e Sy (Michael Stuhlbarg). E pior, Varga demonstra uma faceta perigosa quando envia dois capangas para assassinar o promotor da empresa, quando este… Vejam bem, digitou o nome de Varga no Google e acabou vítima de um malware. É uma situação que impressiona tanto pelo humor sádico quanto pela sensação de sufoco que Emmit vive, e mesmo que McGregor seja o brilho da temporada, a performance de Thewlis fica cada vez mais fascinante.

Já o outro Stussy também não está na melhor das situações. Angustiado pelo assassinato de Maurice (Scoot McNairy) e também pelo noivado com Nikki (Mary Elizabeth Winstead), Ray pensa em outra forma de recuperar seu precioso selo postal, enquanto sua companheira mantém todo o foco no vindouro patrocinador de jogo de bridge. Porém, Ray arma um esquema com Nikki para invadir a casa de seu irmão; enquanto ele tenta oferecer uma trégua em um diálogo verdadeiramente honesto entre os dois – em mais uma amostra genial do talento de McGregor em realizar duas funções distintas-, a noiva entra na residência à procura do selo. Porém, quando Nikki não encontra o objeto, ela acaba deparando-se com um recibo do empréstimo (ou investimento, diria Varga) de 1 milhão de dólares.

Quando isso acontece, temos uma pequena reviravolta, e algo parece ficar claro: Nikki tentará jogar os irmãos um contra ou outro, esperando na vanguarda para levar a melhor. Como Emmit retirou o selo emoldurado para consertar uma rachadura, ele substituiu-o por um desenho amigável de uma vaca. Ao informar a situação para Ray, ela mente e diz tratar-se de um quadro de um burro, de forma a oferecer uma mensagem nada harmoniosa para seu irmão, enquanto ela mesma deixa um recado nada higiênico para o Stussy rico. Isso rende uma guerra estourada entre os dois, com Sy ameaçando Ray em um restaurante – como tudo em Fargo, com um efeito desastroso e cômico quando o advogado acidentalmente bate seu carro na rua.

Já Gloria (Carrie Coon) ainda precisa de algo mais interessante para dar força à sua personagem. Ela traz a mesma determinação e presença das heroínas anteriores da série, mas por enquanto não temos muito que diferencie Gloria das demais, e confesso estar um tanto decepcionado com o núcleo da personagem. Ainda que Coon tenha carisma e um charme inegável, temo que o arco da personagem acabe em um caminho redundante, afinal a plot com os livros de ficção científica de Enis podem ser – como diz o título – mais uma escolha restrita.

Não é exatamente um episódio que oferece avanços gigantescos em sua narrativa, principalmente pelo fato de Ray e Nikki não terem as preocupações de Lester Nigaard na primeira temporada e o casal Ed e Peggy Blumkvist na segunda em esconderem um corpo ou passarem grande parte do tempo em esconder um corpo, visto que a morte de Maurice foi taxada como um acidente. Porém, o terceiro episódio nos deixa algumas relações mais claras, como o fato de aprendermos formalmente que Enis fora casado com a mãe de Gloria por 4 anos e que também atuara como escritor de ficção científica, tudo através de um roteiro amarrado e repleto da ironia típica e verborrágica de Noah Hawley.

Mas o grande interesse agora fica no jogo secreto de Nikki e, principalmente, na nebulosa e sinistra organização do misterioso Varga. E confesso que o mistério por este último é um dos elementos que vão oferecendo algo completamente novo a essa temporada, que segue pavimentando um promissor caminho.

Fargo – 03×02: The Principle of Restricted Choice

Criado por: Noah Hawley
Direção: Michael Uppendahl
Roteiro: Noah Hawley
Elenco: Ewan McGregor, Carrie Coon, Mary Elizabeth Winstead, Michael Stuhlbarg, David Thewlis, Scott Hydlands
Emissora: FX
Gênero: Drama, Comédia, Crime
Duração: 50 min

Confira AQUI nosso guia de episódios da temporada.

Comente!