» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Chega a ser bizarro pensarmos na dramática escalação do caso de OJ Simpson, seja na vida real quanto na dramatização de American Crime Story. A delicada questão racial enfim volta a ser um elemento fundamental aqui, no penúltimo episódio da antologia, que consegue com eficiência recuperar o gás explosivo que vimos tão bem utilizado nos primeiros episódios.

Novamente comandado pelo competente Anthony HemingwayManna from Heaven gira em torno da tentativa da defesa de Simpson em obter fitas incriminadoras do detetive Mark Fuhrman, que alegadamente comprovam o comportamento racista e sexista que este tanto negou ao longo dos depoimentos. E aí nos perguntamos qual exatamente é a relevância deste material para o julgamento de Simpson. A estratégia de Johnny Cochran é realmente genial, já que foi capaz de desviar completamente a atenção do júri da real questão a ser debatida ali (que é o duplo homicídio, sendo de se espantar a ausência de qualquer outro suspeito no caso), transformando todo o julgamento em um circo, como um raivoso Chris Darden desabafa diante do juiz Ito.

O material revelado, claro, revela-se incendiário. Fuhrman é racista, nojento e chega a ofender até mesmo a esposa do juiz designado, que em um raro momento de fraqueza, questiona se realmente deve permanecer no caso. Johnny Cochran chega a aparecer em rede nacional para incitar a população afro-americana para ir às ruas na demanda da divulgação pública das ruas, o que apavora até mesmo o cada vez mais manso Robert Shapiro de John Travolta.

A bem conduzida tensão de Hemingway acaba por resultar em dois momentos impecáveis: o primeiro é um Chris Darden que acaba gritando com sua colega Marcia Clark em um elevador, como se esvaziasse toda a raiva que sente em relação ao caso em cima da colega, em mais um excelente momento de Sterling K. Brown. O outro é quando Fuhrman enfim chega no tribunal para depor sobre o conteúdo das fitas, e sua resposta não é nada animadora para os advogados do Povo.

Com apenas um episódio restando para seu desfecho, este já fica bem claro pelo desenrolar dos eventos aqui. Graças à ótima direção de Hemingway e o texto afiado de Scott AlexanderManna from Heaven é um eficiente preparador de terreno para o tão esperado veredito de O.J. Simpson.

O Povo contra O.J. Simpson: American Crime Story – 01×09: Manna from Heaven (The People v O.J. Simpson: American Crime Story – 01×09: Manna from Heaven, EUA – 2016)

Showrunners: Scott Alexander e Larry Karaszewski
Direção: Anthony Hemingway
Roteiro: Scott Alexander
Elenco: Cuba Gooding Jr., Sarah Paulson, John Travolta, David Schwimmer, Courtney B. Vance, Bruce Greenwood, Selma Blair, Connie Britton, Jordana Brewster, Christian Clemmenson, Sterling K. Brown
Duração: 48 min

Confira AQUI o nosso guia de episódios da temporada.

Comente!