nota-4

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter e fique por dentro de todas as notícias! «

Romance lançado em 2013, Star Wars: Kenobi, escrito por John Jackson Miller, é mais uma das inúmeras aventuras do universo expandido de Star Wars. O livro conta a história do isolamento pelo qual o mestre Jedi, Obi Wan Kenobi teve que passar após o quase extermínio dos jedi no filme A Vingança dos Sith em 2005.

A história se passa no planeta desértico de Tatooine que foi concebido como um ambiente praticamente de faroeste. Miller, sem muitas opções, resolveu escrever uma história típica do gênero. Todos os arquétipos se encontram aqui; O herói misterioso representado por Obi Wan Kenobi (agora chamado Ben Kenobi.), a viúva que assumiu os negócios da família, representada por Annileen Calwell, o fazendeiro Orrin Gault e até mesmo os índios, representados pelo temível povo da areia, os tusken, cujo líder é A’Yark.

Cada um desses personagens tem seu ponto de vista no livro, fazendo com que a narrativa do romance seja bem dinâmica. Há ação praticamente o tempo todo, deixando o leitor preso. É também um deleite pros fãs, as novas informações sobre o planeta sendo acrescentadas, há uma legitima sensação de expansão do universo aqui.

Dito isso é uma aventura diferente das outras da saga. Quando se pensa em Star Wars, se pensa em batalhas no espaço, batalhas de sabre de luz, etc. Já essa história é bem mais contida, se passando única e exclusivamente no deserto. Isso é uma coisa inédita em Star Wars, o que eu achei bastante interessante.

kenobi_br

Comentando um pouco sobre a história, ela apresenta um Obi Wan pouco visto na saga principal, triste e tentando se isolar, o que ele não faz com muito sucesso. Ele acaba conhecendo Annileen Calwell, que fica interessada nele. Por um lado Obi Wan tenta evitar essa aproximação, mas por outro ocorre nele um certo conflito. Annileen e sua família se mostram pessoas que precisam de ajuda e Obi Wan quer voltar a ser um jedi, voltar a ajudar as pessoas.

Obi Wan acaba descobrindo como é morar em uma cidade pequena, quem mora em cidade pequena sabe que ali todo mundo conhece todo mundo, assim ele não consegue se esconder como queria e ele caba chamando a atenção das pessoas justamente por seu ar misterioso. Não demora muito para que as pessoas comecem a teorizar sobre o “Ben Maluco”.

O diferencial da história são os Tusken. Vemos pela primeira vez o ponto de vista deles. Seus dramas e conflitos são apresentados e aos poucos desconstruímos a ideia de que eles não passam de monstros que a saga principal de star wars nos apresentou. Nos é mostrado que os colonos podem ser muito piores que o povo da areia.

A maior conexão que o romance tem com os filmes são as partes da “meditação” onde Obi Wan fala com seu falecido mestre, Qui Gon Jinn, nela ele revela suas frustrações quanto ao fim que as guerras clonicas tiveram e também com o destino de seu aprendiz e amigo Anakin Skywalker. Também ficamos cientes do que Obi Wan sente a respeito do que está acontecendo nessas passagens.

O personagem Orrin Gault é um daqueles personagens que você não vai com a cara desde o primeiro momento. É um oportunista, está o tempo todo procurando maneiras de se aproveitar de todos os personagens com quem ele interage.
Star Wars Kenobi é uma boa aventura do universo de Star Wars, os verdadeiros fanáticos do universo com certeza ficarão felizes em devorar o livro. Obviamente se star wars não for a sua praia, esse livro não será para você, se já não gostava dos filmes, não vai ser o Kenobi que via fazer você mudar sua opinião. Como fã de Star Wars, achei fantástico e recomendo. Que a força esteja com vocês!

Comente!