Filmes de super-heróis se tornaram praticamente um festival de referências nos últimos anos – algumas funcionando como parte da trama geral, outras como pequenas piscadelas aos fãs mais atentos. Pela própria natureza do Deadpool e suas constantes quebras da quarta parede, se torna ainda mais fácil inserir esses easter eggs em seus filmes, muitas vezes como piadinhas em relação ao subgênero desses filmes ou como referências diretas à cultura pop ou HQs.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Como não poderia deixar de ser, Deadpool 2 traz dezenas e mais dezenas de referências e aqui buscamos apontar algumas que você pode ter perdido, além daquelas que não poderíamos deixar de citar. Caso tenha percebido algo que deixamos de fora, por favor, deixe seus comentários lá embaixo.

Vamos lá!

Referências aos quadrinhos

Pai de Deadpool

No início do filme, Wade fala sobre o seu pai ter sido horrível. Nas HQs o pai do personagem foi retratado de três formas – primeiro ele foi descrito por Christopher Priest como um bandido que o abandonou quando Wade ainda era criança. Já Fabien Nicieza colocou o personagem como um militar bem rígido, mas de boas intenções que morreu enquanto tentava fazer com que Wade andasse com um grupo perigoso. Por fim, Gerry Duggan colocou essas memórias como falsas e fez com que Deadpool tivesse matado seu pai como parte de um processo para apagar suas memórias.

Deadpool suicida

No filme vemos a frustração de Deadpool em querer se matar, mas sem conseguir, algo que aparece bastante nos quadrinhos do personagem.

Uniforme cinza

Quando o uniforme de Deadpool fica coberto de cinzas, a aparência reflete aquela dos quadrinhos da X-Force, de Rick Remender.

Firefist

Nos quadrinhos o personagem foi introduzido em X-Factor #1, criado por Bob Layton e Jackson Guice. O Russel Collins que vemos no filme, no entanto parece mais uma mistura desse Firefist, com a versão do desenho dos X-Men, com Johnny (das primeiras edições da HQ solo de Deadpool) e Genesis (Evan Sabahnur).

Rob Liefeld

Em certo momento, Deadpool diz que os poderes de sorte de Domino só podem ter vindo de alguém que não sabe nem desenhar pés, fazendo referência à dificuldade de Rob Liefeld em desenhar pés nos quadrinhos.

Fanático

Criado por Stan Lee e Jack Kirby, o personagem apareceu pela primeira vez em X-Men #12. Nos créditos do filme é dito que ele foi interpretado por ele mesmo, mas foi revelado que o próprio Ryan Reynolds dublou o personagem.

Deadpool meio-a-meio

A cena do Fanático rasgando o Deadpool ao meio pode ser uma referência a Ultimate Wolverine vs. Hulk #1 na qual Hulk rasgou Wolverine ao meio da mesma maneira.

Colossus vs. Fanático

Essa é uma briga recorrente nas HQs e o Fanático costuma ganhar de Colossus.

X-Force

A equipe foi criada como um spin-off/ reformulação dos Novos Mutantes, quando a revista alcançou a edição #100. Também criada por Nicieza e Liefeld, o grupo sempre foi mais radical que os X-Men.

Bedlam

O personagem interpretado por Terry Crews teve sua primeira aparição em Factor X #1, criado por John Francis Moore e Steve Epting. Seus poderes são bem fieis às HQs.

Zeitgeist

Assim como no filme, o personagem não durou muito, morrendo logo em sua primeira aparição em X-Force #116.

Vanisher

Introduzido em X-Men #2, o personagem é totalmente diferente nos quadrinhos, nos quais ele pode se teletransportar, enquanto que no filme ele apenas pode ficar invisível. Além disso, nas HQs, ele é um vilão dos X-Men e não um membro integrante da X-Force.

Shatterstar

A personagem foi introduzida em Novos Mutantes #99, uma edição após Deadpool e também foi criada por Nicieza e Liefeld. Ela também usa as katanas nos quadrinhos.

Black Tom

Sua primeira aparição ocorreu em X-Men #99, de Chris Claremont e Dave Cockrum. Nas HQs ele é o irmão de Banshee, mas nada sobre isso é dito no filme. Além disso, ele lutou contra Deadpool diversas vezes.

Firefist fora de controle

A reporter que cobre a destruição causada por Firefist é Irene Merryweather. Nas HQs ela se torna uma amiga próxima de Cable e foi introduzida na revista Cable #48, de James Robinson e Jose Ladronn.

Outlaw

Durante o trecho das entrevistas tem um desenho de uma cowgirl no fundo, uma referência a Inez Temple, a Outlaw, introduzida durante a fase de Gail Simone frente às revistas do Deadpool.

Ice Box

Essa é uma prisão localizada no Canadá, introduzida em Maverick #8.

Essex

O orfanato de Russell é nomeado em honra de Essex, provavelmente referência a Nathaniel Essex, o Sr Sinistro, um dos mais emblemáticos vilões dos X-Men.

Domino

A personagem foi introduzida junto de Deadpool em Novos Mutantes #98 – mas essa, na realidade, era Vanessa disfarçada. A verdadeira Domino apareceu em X-Force #8 e é uma companheira regular de Cable.

O destino de Vanessa

Vanessa também morre nos quadrinhos, mas de forma diferente. Em Deadpool #59, de Frank Tieri e Georges Jeanty, Deadpool recebe a ordem da Arma X para matar Vanessa, também conhecida como Copycat. Deadpool recusa a missão, mas ela acaba morrendo pelo Dentes de Sabre, nos braços de Wade.

Cable e o futuro

Assim como no filme, Cable vem do futuro nos quadrinhos. Ele foi introduzido em Novos Mutantes #87 e foi criado por Louise Simonson e Rob Liefeld. Cable, cujo nome verdadeiro é Nathan Summers, é filho de Scott Summers e Madeline Pryor (clone de Jean Gray). Nas HQs ele foi criado em um futuro governado pelo Apocalipse e dedica sua vida para voltar no tempo e prevenir que esse futuro se torne realidade.

Uniforme dos X-Men

Em dado momento vemos Deadpool vestindo um uniforme por cima de seus clássicos trajes, algo que apareceu similarmente em Deadpool #16, de Daniel Way, no qual o personagem quis se juntar aos X-Men.

Dia M

No orfanato, diversos pôsteres falam sobre a chegada do Dia M. Nas HQs, o Dia M foi o evento quando a Feiticeira Escarlate usou seus poderes para tirar os poderes de praticamente todos os mutantes do mundo.

Hope

Em certo momento, Cable menciona que o nome de sua filha é Hope. Nas HQs, Hope Summers foi introduzida em X-Men #205 e foi achada por Cable, que a protegeu enquanto viajavam juntos no tempo. Cable a criou até ela se tornar adolescente e retornar para seu próprio tempo.

Moto vermelha

A pequena scooter vermelha que Deadpool dirige também já apareceu nos quadrinhos. Em Deadpool #68 ela chega a aparecer na capa.

O caixão

Deadpool saindo do caixão para matar alguém apareceu em Deadpool Team-Up #898.

Referências ao primeiro filme

X Gonna Give it to You

A música do DMX aparece novamente enquanto o personagem se prepara para seu primeiro trabalho.

Cura para a cegueira

No primeiro filme, Deadpool diz à Al Cega que ele tem um monte de cocaína escondida junto da cura para a cegueira. Ele não estava mentindo.

Discurso roubado

O discurso de Deadpool, quando ele decide atirar em um dos empregados do orfanato é tirado de Colossus, no primeiro filme.

Referências a filmes de herói

Truque com a espada

Essa chegou a aparecer no trailer. Em certo momento, Deadpool tenta cortar as balas de Cable com sua katana e algumas acabam passando. Vemos os mesmos movimentos em X-Men: Origens: Wolverine.

Colar inibidor

O colar inibidor de mutantes já apareceu no filme Dias de um Futuro Esquecido.

Logan

O plano inicial do longa mostra Logan impalado em um tronco de madeira, refletindo sua morte em Logan. Além disso, Deadpool brinca que o filme não teria conseguido sua classificação para maiores se o primeiro filme do Deadpool não tivesse provado que isso poderia dar certo.

Martha

Deadpool desculpa seu atraso para Vanessa dizendo que ele e outro herói mascarado lutaram até eles descobrirem que os dois tem mães chamadas Martha, uma clara referência a Batman vs. Superman.

Asas de pombo

Uma clara referência ao Anjo de X-Men, que Deadpool zomba por ter asas como poder, já que outros heróis podem voar sem elas.

X-Men

Em um breve momento podemos ver o Fera fechando a porta em uma sala de reunião, dentro dela estão Charles Xavier (James McAvoy), Mercúrio (Evan peters), Tempestade (Alexandra Shipp), Ciclope (Tye Sheridan) e Noturno (Kodi Smit-McPhee).

Patrick Stewart

Quando Deadpool usa o Cérebro, ele diz que o equipamento cheira a Patrick Stewart, que viveu o Professor Xavier em diversos filmes dos X-Men.

Gavião-Arqueiro

Quando Deadpool perde seus poderes ele diz que se sente tão inútil quando o Gavião-Arqueiro, fazendo clara referência ao personagem no meio dos Vingadores.

Soldado Invernal

Deadpool diz que Cable tem o braço do Soldado Invernal – ambos os personagens contam com braços biônicos.

Eu sou o Batman

Em certo momento do filme, Deadpool diz a icônica frase do vigilante de Gotham.

Cable é da DC

Em certo momento (que chegou a aparecer nos trailers), Deadpool comenta que Cable é tão sombrio que deve ser do universo DC, cujos filmes recentes são conhecidos por essa versão mais sombria dos heróis.

Viúva Negra Negra

Deadpool chama a Domino de Viúva Negra Negra, fazendo referência a ambas contarem com praticamente as mesmas habilidades e serem uma das únicas personagens femininas da equipe. Além disso, em outro ponto do filme, Deadpool tenta acalmar o Fanático dizendo que o ‘sol está se pondo’, da mesma maneira que a Viúva Negra tenta acalmar o Hulk em Vingadores: Era de Ultron.

Pantera Marrom

Dopinder é chamado de Pantera Marrom no filme, clara referência ao Pantera Negra.

Referências variadas

Quatro Amigas e um Jeans Viajante

Deadpool chega a falar que Quatro Amigas e um Jeans Viajante é pornografia. O filme foi estrelado pela esposa de Ryan Reynolds, Blake Lively.

Os Goonies, Thanos e John Connor

Deadpool chama Cable de One-Eyed Willy, referência ao pirata de Os Goonies, que tinha Josh Brolin no elenco. Já em outro momento, Wade o chama de Thanos, por motivos óbvios. Não podemos esquecer, também, de Wade o chamando de John Connor, em razão da similaridade com a história do personagem e a de O Exterminador do Futuro.

Christopher Plummer

Em breve momento, podemos ver um trecho de notícia que diz que Christopher Plummer recusou um papel em Deadpool 2.

Paixão de Cristo

Deadpool compara seus filmes a Paixão de Cristo, os três classificados para maiores, que se saíram muito bem nas bilheterias.

Chapéu Seletor

Na Ice Box, Deadpool se pergunta em qual equipe ele vai terminar e chega a perguntar do Chapéu Seletor, fazendo uma clara referência a Harry Potter.

Yentl

O filme que Wade e Vanessa assistem no início do filme é Yentl, dirigido e estrelado por Barbara Streisand, de 1983

James Bond e Flashdance

Os créditos iniciais fazem referência aos filmes de James Bond e o plano da cadeira de Flashdance.

Taylor Swift

Deadpool acorda na mansão dos X-Men vestindo uma camisa com os dizeres “Olivia and Meredith, Friends Furrrever”. Esses são os nomes dos gatos de Taylor Swift.

Robocop

Colossus diz a Russell “come quietly or there will be trouble” (venha tranquilamente ou teremos problemas, em tradução livre), uma referência a RoboCop, que os próprios Deadpool e Russell apontam.

Eleven

Deadpool chama Negasonic de Eleven, fazendo clara referência a Stranger Things.

Instinto Selvagem

Em uma cena, quando Wade está cruzando e descruzando as pernas para mostrar suas partes baixas, trata-se de uma clara referência a Instinto Selvagem, com Sharon Stone.

Então, o que acharam? Deixamos algo de fora? Comente abaixo e não deixe de dar uma lida em nossa crítica, sem spoilers, de Deadpool 2!