» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Informações técnicas

Distribuição: Universal Pictures
Duração: 115 min
Discos: 1
Preço: R$ 39,90

Vídeo

Formato de tela: Widescreen Anamórfico 1.85:1
Região: 4
Sistema: NTSC 

Áudio

Inglês: Dolby Digital 5.1
Português: Dolby Digital 5.1
Espanhol: Dolby Digital 5.1

Sai em DVD o novo filme da parceria de Doug Liman (No Limite do Amanhã) e Tom Cruise. Feito na América (American Made, 2017), baseado em relatos de uma história real, acompanha a vida do piloto Barry Seal nos anos 1980, um piloto que é recrutado pela CIA para realizar uma das operações secretas mais polêmicas da história dos Estados Unidos: ajudar o conflito que ocorria na América Central através de contrabando de armas e drogas para cartéis da área, usando Barry como o piloto.

 

O filme

Com os cortes rápidos e dinâmicos, o longa mostra de forma sistemática todo o tráfico que ocorria na América Central, com personagens reais como o General Manuel Oriega e o famoso traficante Pablo Escobar aparecendo constantemente na história. Barry, através de uma gravação, narra a vida e a sua trajetória no mundo do crime de maneira até leve e irônica, com uma edição que mistura imagens reais do então presidente Ronald Reagan e de acontecimentos históricos da época, relacionando acontecimentos com a missão secreta de Barry.

Assim, o filme tem como principal atributo a estilização e ambientação nos anos 80. Doug dá paletas de cores fortes para cada locação, seja nos ambientes urbanos onde Barry e sua família moram, até as exóticas florestas da América Central. A história vai ficando cada vez mais envolvente a medida que as situações vão saindo fora de controle de Barry. Com o governo americano secretamente envolvido na situação, Barry acaba sendo perseguido pelos dois lados após fazer acordos com ambos. O filme parece até rir de nervoso em seus momentos tensos, o que algumas vezes perde a tensão e gravidade da situação apenas para tornar mais palatável para o público americano.

Tom Cruise entrega uma atuação bem familiar com o seu Barry Seal, sendo basicamente o Tom Cruise que conhecemos de outros filmes mas com uma versão um pouco mais de malandro e oportunista. O elenco de coadjuvantes se destaca, como Downhall Gleeson (Ex Machina, Star Wars: Os Últimos Jedi) como o agente da CIA Monty Schafer, ou a atriz Sarah Wright (A Minha Casa Caiu), como a mulher de Barry, Lucy Seal. Outro que também tem um papel importante mas pouco explorado na versão final do filme é Jesse Plemons (Breaking Bad) como o Xerife Downing.

Feito na America é um bom filme de gângsters, mostrando um passado obscuro da história americana. Apesar de tratar de uma história um tanto quanto delicada, leva o tema de forma leve e cômico, tirando assim um pouco do perigo das situações e da gravidade do ocorrido. Mesmo assim, é um filme que entretém e não deixa cair o interesse do espectador. Vale ser conferido.

Extras do DVD

O conteúdo extra do DVD traz um pouco mais de 30 minutos de bônus, com um material que mostra tanto o lado da história real quanto da produção do filme. Apesar de serem mais featurettes do que documentários completos, com cada um durando aproximadamente de 4 a 5 minutos, mostra bem cada aspecto do filme, como concepção, ambientação e direção. Abaixo você confere todo o material incluso:

Cenas Excluídas: 6 cenas tiradas do filme com opção de comentários do diretor. Tais cenas mostram curiosidades, como o filme teria uma versão mais voltada para o Xerife Dowining (Jesse Plemons) e cenas mais focadas em JB e Lucy Seal.

Contadores de Histórias Americanos: Vídeo mostrando como o roteiro de Gary Spinelli foi transformado de relatos da história de Barry Seal até a produção do filme. Com entrevistas com o diretor Doug Liman, Tom Cruise, Gary Spinelli, produtores e atores do longa. 

Cruise & Liman: Uma Conversa: Uma entrevista frente a frente de Tom Cruise e Doug Liman, em uma conversa que revela a motivação dos dois em se envolverem com o filme e contarem essa história. Curiosidades sobre a vida de Barry Seal descobertas ao longo das filmagens são a melhor parte da entrevista.

Nas Asas: Um olhar específico sobre o tom e a ambientação do filme, detalhando os personagens coadjuvantes como a mulher de Barry, Lucy Seal, e o correspondente da CIA que contrata o piloto, Monty Schafer, interpretado por Domhnall Gleeson.

Filmando Feito na América: Mostra um pouco mais das filmagens do filme e os desafios que Doug Liman teve para filmar, desde os sets mais urbanos filmados em Atlanta, até os exóticos, nas florestas da Colômbia.

Voando Alto: Detalha como as cenas com aviões foram feitas, com Tom Cruise pilotando a maior parte das cenas práticas, com o ator treinando até de noite depois das filmagens para recriar os desafios que os pilotos contrabandistas encaravam na época.

O verdadeiro Barry Seal: Imagens e histórias da família do verdadeiro Barry Seal, através do relato do filho mais novo de Barry, Aaron Seal.

Veredito

Com um conteúdo extra interessante e um filme de ação que no mínimo entretém em suas 2 horas, Feito na America é recomendado para quem quer assistir um competente filme de máfia com um bom valor de produção, colocando luz em um obscuro passado da história americana na visão de um de seus personagens mais interessantes e desconhecidos. O DVD traz material extra o suficiente para quem estiver curioso de saber mais da produção após assistir o longa.

DVD analisado com cópia oferecida pela Universal Pictures.

Comente!