INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Distribuição: Sony
Duração: 135 min
Discos: 2
Embalagem: Amaray
Luva: Não
Preço: Indisponível

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter e fique por dentro de todas as notícias! «

Vídeo

Razão de aspecto:  2.35:1
Resolução: 480p
Codec: MPEG-4 AVC

Áudio

Inglês: Dolby Digital 2.0
Português: Dolby Digital 2.0
Espanhol: Dolby Digital 2.0

 

 

Análise

Disco 01

O Filme

★ ★ ★ ★ ★

Não fazem muitos filmes como Homem-Aranha 2. Inquestionavelmente um dos melhores filmes de super-heróis já feitos, e a jóia máxima do catálogo Marvel, o segundo filme de Sam Raimi para o Cabeça-de-Teia oferece uma aventura épica e envolvente, com algumas das melhores cenas de ação do gênero e um vilão memorável na figura de Alfred Molina. Porém, o que torna o longa tão especial é seu aspecto dramático, onde a crise de identidade de Peter Parker rende uma história madura e complexa. Excepcional. Crítica

Comentário em Áudio com Elenco e Equipe

★ ★ ★ ★ ★

Temos aqui uma faixa de comentário em áudio com o diretor Sam Raimi, os produtores Avi Arad e Grant Curtis e o intérprete de Peter Parker, Tobey Maguire. O grupo reflete bastante sobre a passagem do primeiro filme para a sequência, sobre o tipo de riscos que seriam necessários correr, além de todos os aprimoramentos que o novo filme traz em relação ao original. Raimi é um diretor muito interessante de se ouvir, com sua precisão técnica sendo bem perceptível ao longo do comentário, que também traz sua parcela de curiosidades e histórias divertidas do set.

Sentido Aranha 2

★ ★ ★ 

Seguindo um recurso presente no DVD do primeiro filme, temos a opção de assistir ao filme com curiosidades e informações triviais aparecendo na tela, sempre relacionada à cena respectiva. Divertido, ainda mais por vermos aqui como esse tipo de extra evoluiria tremendamente com o advento do blu-ray.

Episódios

★ ★ ★ ★ 

Antes de veículos como Omelete ou Collider, era muito raro termos materiais de divulgação de filmes na internet. Aqui, temos reunidos quatro mini featurettes de Homem-Aranha 2 produzidos para a internet, centrando no figurino, no retorno de J.K. Simmons como J. Jonah Jameson, o romance entre Peter Parker e Mary Jane Watson e a apresentação de uma prévia do filme na San Diego Comic Con de 2003 – onde reparamos como o evento era modesto se comparado ao show de atualmente.

Erros de Gravação

★ ★ ★ ★ ★

Os tradicionais erros de gravação figuram aqui por mais de 7 minutos, e o material é realmente hilário. Vale destacar como é evidente o nível de diversão durante as cenas no Clarim Diário, já que J.K. Simmons e Ted Raimi têm praticamente a predominância aqui, ainda que seja muito engraçado ver as brincadeiras de Alfred Molina. Raios, até mesmo Stan Lee tem um erro de gravação!

Videoclipe de “Ordinary”, do Train

★ ★ ★

Ah, quando os filmes de super-heróis tinham videoclipes (Esquadrão Suicida começou a reacender essa tendência, que continue). Aqui, temos o clipe de “Ordinary”, do grupo Train, para a trilha sonora do filme. Não ficaria surpreso se a banda tivesse sido escolhida apenas pelo seu nome…

Trailers

★ ★ ★

Aqui, alguns trailers de lançamentos da Sony na época, incluindo o próprio Homem-Aranha 2.

Disco 02

Fazendo o Espetacular

★ ★ ★ ★ ★

2 horas e 6 minutos de making of meus amigos. É disso que eu estou falando, um tempo onde os documentários de bastidores eram longos, técnicos e realmente promoviam uma imersão em todo o processo de filmmaking. Aqui, temos uma divisão em 12 partes muito específica, começando do desenvolvimento da ideia e o roteiro mais ambicioso, passando por modificações no figurino do Aranha e a concepção de Octopus para finalmente mergulhar no complexo processo de filmagem das cenas de ação – nessa seção, vale apontar como temos um segmento exclusivo à criação da Spydercam, um sistema de câmera pioneiro que hoje é muito utilizado na cobertura de jogos de futebol. Por fim, temos também uma cobertura incisiva da heróica pós-produção do filme, passando pela montagem, a mixagem de som, os efeitos visuais e até a trilha sonora de Danny Elfman. Isso é making of raiz!

Um Herói em Crise

★ ★ ★ ★ ★

O primeiro dos featurettes centra-se no estado mental onde Peter Parker encontra-se durante Homem-Aranha 2, com o protagonista questionando suas responsabilidades como herói e tentando balancear essa vida com sua rotina diária. Elenco e equipe sentam para discutir cada arco do filme, com Tobey Maguire falando sobre sua atuação, o estado mental de Parker e por aí vai, enquanto temos ótimos depoimentos de Stan Lee discutindo sua inspiração para esse tipo de história nos quadrinhos. 

Oito Braços para Abraçar você

★ ★ ★ ★ ★

O Doutor Octopus tem um featurette inteiro para chamar de seu. Vemos Stan Lee falando sobre sua história e criação nos quadrinhos, frisando como é difícil criar antagonistas para cada nova edição, além de querer explorar a ideia de um gênio usando suas habiliadades para o mal – quase uma antítese do Homem-Aranha. Passando pela aula de História, temos a apresentação de Alfred Molina como o vilão e somos levados ao complexo processo de tornar Dock Ock uma figura de carne e osso, com a equipe de efeitos testando diversas versões de seus tentáculos mecânicos, desde as garras práticas de marionetes até os elementos inteiramente CGI. Até hoje, permanece um feito absolutamente fantástico.

As Mulheres de Homem-Aranha

★ ★ ★ ★ 

Aqui temos um enfoque em todas as mulheres que fazem parte do círculo de Peter Parker em Homem-Aranha 2, sendo Mary Jane Watson, a vizinha Ursula, a jornalista Betty Brandt e, claro, a icônica Tia May. Cada personagem ganha um bloco específico no featurette, com a mesma divisão entre equipe do cinema e quadrinhos discutindo sobre a importância e significado de cada uma delas, com destaque para a empolgação de Stan Lee ao relembrar a primeira aparição de Mary Jane nos quadrinhos.

Entre na Teia

★ ★ ★ ★ 

Em uma experiência que era muito comum em DVDs, temos um recurso interativo para acompanhar a mesma ação de diferentes ângulos. No caso, são imagens B-roll da gravação do clímax do filme, sendo possível acompanhar a ação no set através de três ângulos diferentes (e uma tela dividida em três para exibição simultânea). Temos um total de 14 minutos de pura concentração, estresse e trabalho típico num set de cinema, então a recomendação aqui é máxima.

Galeria

★ ★ ★ ★ 

Sabe aquela sequência de créditos de abertura sensacional? Pois bem, aqui temos as ilustrações incríveis do mestre Alex Ross utilizadas na cena, que recriam momentos chave do primeiro filme, disponíveis para observar com mais atenção – e também admiração.

Interativo

★ ★ ★ ★ 

Filmes e games do Homem-Aranha andam praticamente de mãos dadas, e aqui vemos o desenvolvimento do fantástico jogo da Activision inspirado no longa de 2004. Além do breve making of, há o trailer de lançamento do mesmo. Que saudades desse jogo incrível.

Conclusão

Já falei muito por aqui como o mercado de home video era glorioso no saudoso tempo do DVD. Esta edição dupla de Homem-Aranha 2 é um belíssimo exemplo disso, trazendo uma vasta variedade de extras ao longo de seus dois discos, e preenchendo-os de um material rico em qualidade e substância, daqueles que realmente mostram as etapas do filmmaking e não se preocupam em esconder irregularidades ou problemas no processo. Uma pérola que é digna desse filme excepcional.

Leia mais sobre Homem-Aranha

Comente!