ironcapaInformações técnicas

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Distribuição: Paramount
Duração: 143 min
Discos: 2
Embalagem: Amaray
Luva: Sim
Preço: R$ 19,90

Vídeo

Razão de aspecto:  2.35:1
Resolução: 720p
Codec: MPEG-4 AVC (18.60 Mbps)

Áudio

Inglês: Dolby Digital 2.0
Português: Dolby Digital 2.0
Espanhol: Dolby Digital 2.0

 

Análise

iron21

O Filme

★ ★ ½

Jon Favreau tinha a grande tarefa de continuar um dos filmes de super-herói mais bem sucedidos e influentes dos últimos tempos. Homem de Ferro 2 acaba decepcionando fortemente graças ao medíocre roteiro de Justin Theroux, que desperdiçou excelentes e maduros rumos para o arco de Tony Stark em troca de alívios cômicos exagerados, um vilão completamente ridículo e uma sensação de absoluta confusão em termos de história. Robert Downey Jr e todo o elenco reunido aqui valem a presença, mas é um gigante tropeço perto do brilhantismo do original. Crítica

iron22

Comentário em áudio com Jon Favreau

★ ★ ★ ★ ★ 

O único extra ausente no quase-perfeito blu-ray do primeiro filme foi um comentário em áudio com o diretor Jon Favreau. Ainda que eu teria apreciado bem mais ver Favreau comentando o processo do primeiro filme, o diretor é simplesmente fantástico nesta faixa de comentários. Mesmo discordando de pontos da história ou do rumo do filme, Favreau torna tudo divertido ao explicar suas referências, inspirações e fontes de ideias, desde a premissa de Tony Stark descendo na expo ao som de Shoot to Thrill (que veio quando o diretor comparecia a um show do AC/DC), os novos personagens e pequenas curiosidades sobre a produção. E vale notar que Favreau fica falando até o FINAL dos créditos, incluindo a cena extra que revela o martelo de Thor. Dedicação.

iron24

Cenas Inéditas

★ ★ 

Temos apenas 10 minutos de material inédito aqui, e infelizmente pouco se salva. Há uma abertura alternativa que abraça ainda mais o tom de galhofa trazer Tony antes de sua queda livre do avião para a abertura da Stark Expo, dessa vez passando mal de nervoso e descontando na bebida – mais um exemplar de “como transformar Demônio na Garrafa em uma piadinha tosca”. De resto temos uma versão estendida do discurso de Justin Hammer no senado (com a presença de um… action figure?), mais interações entre Tony e a Viúva Negra durante sua festa na empresa e uma sequência maior de Tony desenvolvendo o novo elemento. Decepcionante, e nem temos aqui o final alternativo que trazia Ivan Vanko sequestrando Pepper Potts.

iron26

Criando a Stark Expo

★ ★ ★

Um dos poucos extras que temos relacionados à making of é centrado em praticamente tudo que envolve a Stark Expo, um dos pontos centrais da trama de Homem de Ferro 2. Vemos o trabalho do designer de produção Michael Riva em criar o visual do evento, totalmente inspirado pela Feira Mundial de 1964 em Nova York e até temos um pouco sobre o clímax de ação que se desenrola durante o evento, com entrevistas com o diretor Jon Favreau e trechos do processo de pré-visualização.

iron25

Digital e Prático

3.5/5

O outro featurette é dedicado a uma das grandes evoluções do primeiro filme para este: os efeitos visuais. Vemos como Jon Favreau apostou em muito mais motion capture e roupas especiais para a criação digital das armaduras – desde as pernas inteiramente digitais até o preenchimento de todo o corpo. A dedicação da Industrial Light & Magic e de Favreau é notável, ainda mais pelo diretor preocupar-se em gravar referências com efeitos práticos para depois serem preenchidas com CGI, garantindo verossimilhança às imagens digitais.

iron23

Video Clipe: Shoot to Thrill

★ ★ ★ ★

Nada como ver o AC/DC ao vivo… Aqui temos o clipe especial montado para a estreia de Homem de Ferro 2, que traz diversos momentos do filme enquanto mostra um dos shows mais recentes da famosa banda de rock.

Conclusão

nota-2

É realmente muito triste que a Paramount tenha limado os extras da edição em DVD de Homem de Ferro 2, ainda mais por ter preservado todo o material na maravilhosa edição dupla do primeiro filme. Foi uma época difícil para colecionadores de DVD, já que o mercado praticamente forçava a adesão ao blu-ray ao restringir os extras à nova mídia, e o que vemos no material bônus pobre de Homem de Ferro 2 é o perfeito exemplo disso. Temos alguns bons extras aqui, e o comentário de Favreau vale muito a conferida, mas o ouro está mesmo no blu-ray.

Comente!