Distribuição: Universal 
Duração: 107 min
Discos: 1
Embalagem: Amaray
Luva: Não
Preço: R$ 29,90

Vídeo

Razão de aspecto: 1.78:1
Resolução: 480i
Codec: MPEG-2

Áudio

Inglês: Dolby Digital 5.1 

O Filme 

★ ★ ★ ★

Um homem e seu sonho. Abrindo em agosto de 2015 – véspera do mundial em Pequim – a lenda do atletismo Usain Bolt havia acabado de se recuperar de uma grave contusão e pela primeira vez não entrava como favorito em uma competição importante. A dupla de diretores Benjamin e Gabe Turner sabe como explorar muito bem esse raro momento de incerteza na carreira do atleta para adicionar a tensão que toda boa história precisa: conseguirá Bolt estar pronto para alcançar seu objetivo de se tornar o único atleta na história do atletismo a ser tricampeão em três modalidades diferentes nos Jogos Olímpicos de forma consecutiva e a conquistar nove medalhas de ouro em provas de velocidade?

O documentário acompanha a trajetória de Bolt na sua preparação para os Jogos do Rio, relembrando os principais momentos de sua carreira desde que foi campeão mundial Júnior em 2002 – aos 15 anos – e chocou o mundo nas Olimpíadas de Pequim em 2008. Embora a produção não se aprofunde tanto, conhecemos por meio de depoimentos de pessoas próximas a luta de Bolt contra todas as possibilidades, como a dificuldade por ser alto demais para um corredor de alta performance, até sua origem humilde no interior da Jamaica. A pressão, a idade, o físico e o psicológico, sua relação com seu staff e a rivalidade com competidores no auge de suas carreiras, como Justin Gatlin e o compatriota Yohan Blake. Nas palavras do seu próprio treinador, ‘I Am Bolt’ é um filme que nos inspira a entender que a jornada é tão importante quanto o destino.

Extra: Making Of 

★ ★ ½

O único extra do DVD tem por volta de 20 minutos e traz os bastidores do documentário, com depoimentos da dupla de diretores contando como foi filmar com Bolt na sua intimidade, suas origens na Jamaica onde volta para se divertir sempre que pode e a relação de respeito com o treinador Mills. Traz também algumas imagens de como foram as gravações durante os Jogos Olímpicos do Rio no ano passado.

Conclusão

‘I Am Bolt’ é um filme recomendado não apenas a fãs do atleta,mas para todos aqueles que buscam uma história de inspiração para ultrapassar seus limites e perseguir seus sonhos. Embora o extra não agregue tanto ao conteúdo principal, pois confesso que o ‘homem’ Bolt é bem menos interessante do que a lenda do esporte que se tornou, pelo menos vemos nesse conteúdo como termina a aposta do lançamento de dardos, deixada em aberto no final do documentário. Inspirador.

Agradecemos a Universal pelo envio da amostra para avaliação.

Comente!