dvde2

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Informações técnicas

Distribuição: Fox
Duração: 142 min
Discos: 2
Embalagem: Slimline
Luva: Não
Preço: Indisponível

Vídeo

Razão de aspecto: 2.35:1
Resolução: 480p
Codec: MPEG-4 AVC 

Áudio

Inglês: Dolby Digital EX 5.1 
Português: Dolby Surround 2.0
Espanhol: Dolby Surround 2.0 

 

 

Análise

clones_3

O Filme

★ ★ ★ ½

Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones é um aprimoramento notável em ritmo, tom e história daquele visto no criticado filme anterior. Os problemas de roteiro e direção de elenco de George Lucas continuam a comprometer pontos-chave, especialmente o romance proibido de Anakin Skywalker e Padmé Amidala, mas o filme beneficia-se de um ritmo mais intenso e divertido, além de cenas de ação realmente espetaculares. Crítica

clones_11

Comentário em Áudio com George Lucas, Rick McCallum, Ben Burtt, Rob Coleman, Pablo Hellman, John Knoll e Ben Snow

★ ★ ★ ★

Disponível durante a exibição do filme, o comentário em áudio traz o diretor e roteirista George Lucas, o produtor Rick McCallum, o sonoplasta Ben Burtt e os supervisores de efeitos visuais Rob Coleman, Pablo Hellman, John Knoll e Ben Snow. Devidamente separados em faixas diferentes, quem acaba com o maior foco é claramente Lucas, que explica algumas de suas intenções com a história e como tentou reparar alguns erros do Episódio I (ainda que insista em defender os diálogos românticos entre Anakin e Padmé), os desafios em tecnologia e algumas curiosidades. Burtt e os demais técnicos oferecem boas informações sobre suas respectivas áreas, mas com tantos extras que viriam a seguir, as informações passam a tornar-se um tanto repetitivas. No geral, um bom comentário.

clones_18

Dos Fantoches aos Pixels: Personagens Digitais do Episódio II

★ ★ ★ ★ ★

Se os extras do Episódio I tinham um longo documentário de 1 hora que cobria todos os aspectos de produção do filme, o longo doc do Episódio II é centrado no considerável avanço de tecnologia de um filme para o outro, especialmente no que diz respeito as criaturas que agora ganham vida em um processo inteiramente digital, abrindo mão dos fantoches. Um dos grandes exemplos dessa evolução é o Mestre Yoda feito em CGI, onde vemos como uma gigantesca equipe de supervisores trabalhou para criar um Yoda carismático e que mantivesse os traços de atuação vistos em O Império Contra-Ataca. Yoda é apenas a cereja no topo do bolo, já que vemos os bastidores do processo de criação de todas as raças alienígenas do filme, além de todos os soldados clones. 

clones_21

Estado da Arte: A Pré-Visualização do Episódio II

★ ★ ★ ★ ½

Um dos processos mais importantes para filmes dependentes de efeitos visuais é a pré-visualização, onde uma equipe específica “cria” toda a cena desejada através de animatics ou animações em CG, a fim de criar uma orientação de enquadramento, câmera e outros elementos que ajudem a direção e todo o departamento a visualizar melhor a ação. Este featurette acompanha o processo em Ataque dos Clones, frisando como é importante pré-visualizar, comparando o processo com aquele de se desenhar storyboards.

clones_5

Filmes Não São Lançados, Eles Escapam: Criando um Universo de Sons para o Episódio II

★ ★ ★ ★ ★

Ben Burtt é um dos magos da saga Star Wars, e aqui vemos o sonoplasta se divertindo para criar os principais efeitos sonoros de Ataque dos Clones, com muito destaque para a perseguição da Slave I no campo de asteróides. Vemos o processo de captação de diferentes objetos e sons para diferentes cenas, como a batalha de Geonosis, a fábrica de dróides e praticamente todos os veículos. Depois da captação, é o processo de edição e mixagem, quando o som capturado enfim começa a ter o efeito desejado para pertencer ao universo do filme. Há ainda um pouco do valioso processo de ADR, um termo mais chique para “dublagem”. É simplesmente maravilhoso, além de trazer lições importantes sobre trabalho de som no cinema.

clones_29

Cenas Deletadas

★ ★ ★ ½

Se você se queixa do fato de o Episódio II ter muitas reuniões maçantes no Senado e um arco romântico absolutamente insuportável, prepare-se para mais 15 minutos de praticamente tudo isso! É isso aí, temos uma longa sequência de Anakin visitando a família de Padmé em sua casa de Naboo, Padmé questionando os atos que levariam a República à guerra durante uma reunião no senado e as preocupações de Obi-Wan com a missão de seu padawan. Ainda que seja muito material, nenhum deles mereceria estar no corte final, justificando sua exclusão. Todas as cenas vêm com comentários em áudio opcionais, todos legendados em PT-BR.

FEATURETTES

clones_9

História

★ ★ ★

O primeiro dos featurettes é praticamente um reminder de toda a trama principal do filme, com membros do elenco e George Lucas explorando algumas das viradas e motivações de seus respectivos personagens. Vemos também as mudanças de Ameaça Fantasma para Ataque dos Clones e como o arco de Anakin Skywalker começa a ter uma virada mais sombria.

clones_10

Amor

★ ★ ★ ½

Na linha do anterior, George Lucas, Hayden Christensen, Natalie Portman e demais membros do elenco e equipe comentam o arco amoroso entre Anakin e Padmé, que toma boa porção do filme (boa porção, não a porção boa). Vemos em entrevistas todos os envolvidos analisarem as escolhas dos personagens e suas motivações. Nada muito interessante, mas por 10 segundos podemos ver John Williams falando um pouco sobre o maravilhoso tema musical Across the Stars criado para o filme.

clones_14

Ação

★ ★ ★ ½

Agora, Lucas e a equipe comentam sobre as principais cenas de ação do filme, mas num aspecto mais introdutório e geral, sem aprofundar-se muito nos aspectos técnicos. Vemos um pouco do uso dos pesados efeitos visuais e o estilo de luta dos Jedi, mas tudo isso será melhor detalhado nos extras a seguir. Vale pra ver o Samuel L. Jackson falando diversas vezes que “People get wiped out in this movie!”

DOCUMENTÁRIOS PARA WEB

clones_8

Lá Vamos nós Outra Vez: Começou a Revolução do Cinema Digital 

★ ★ ★ ★ ★

O primeiro dos webisodes relata um dos eventos mais importantes da História do Cinema: o aprimoramento e revolução da cinematografia digital, sendo Ataque dos Clones um dos primeiros grandes filmes a ser rodado no formato, definindo um padrão decente para a indústria. É fascinante ver Lucas e o diretor de fotografia David Tattersal falando sobre o conceito, enquanto temos entrevistas com membros da ASC e fabricantes de câmeras. Mais sobre o assunto pode ser conferido no excelente documentário Lado a Lado.

clones_23

Vamos Afunilar: Design do Caça Jedi

★ ★ ★ ★

Se auto proclamando como um “artista visual”, Lucas discorre sobre o design do caça Jedi de Ataque dos Clones. Vemos como o designer Dan Chieng se inspirou nos cruzadores Imperiais para criar o visual da nave usada por Obi-Wan no filme, já estabelecendo uma conexão visual entre as duas trilogias, e o processo de desenho, criação de miniaturas e a construção da nave no set.

clones_17

Não Fomos ao Deserto Tomar Banho de Sol: Filmagem em Locações ao Redor do Mundo 

★ ★ ★ ★

Ainda que a trilogia prequel seja dominada por efeitos visuais e muito uso de cenários virtuais, esse webisode nos revela como o uso de locações ainda é muito importante e fundamental para determinadas cenas. Em Ataque dos Clones, vemos a equipe retornando ao deserto da Tunísia para gravar cenas de Tatooine e como outras locações ao redor da Europa renderam cenários parciais para determinadas cenas – como a casa de Padmé em Naboo, gravada na Itália.

clones_6

Tentando Fazer Meu trabalho: Hayden Christensen é Anakin Skywalker 

★ ★ ★ 

Um dos aspectos mais criticados de toda a saga Star Wars é a atuação de Hayden Christensen como Anakin Skywalker, e curiosamente isso não é mencionado em momento algum. Vemos como os produtores procuravam um jovem ator no perfil de James Dean para o papel, como Hayden Christensen era a escolha ideal, seus primeiros dias no set e uma explicação de George Lucas sobre o arco do personagem ao longo dos filmes. Ter que aturar elogios sobre o desempenho dramático do ator foi demais pra mim.

clones_27

Um Brilho Além de Plutão: Os Figurantes Preenchem a Galáxia de Star Wars

★ ★ ★ ★

Este webisode é totalmente dedicado aos muitos extras e figurantes que trabalharam no Episódio II, focando no entusiasmo e empolgação dos envolvidos em uma produção desse calibre – vemos isso graças a diversas entrevistas e depoimentos diretamente dos sets e locações. Vemos também como foi trabalhoso desenvolver figurinos e maquiagens para todos eles, variando de acordo com o planeta ou contexto escolhido.

clones_16

É Tudo Mágica: A Mágica dos Efeitos Visuais no Set

★ ★ ★ ★ ★

Passando das locações reais para os cenários virtuais, acompanhamos cenas das gravações em estúdio, onde praticamente tudo era composto por telas azuis e chroma key. Vemos como a tecnologia interfere no trabalho dos atores, como movimentos de câmera e de fotografia precisam se adequar ao chroma e outros possíveis desafios que esse tipo de cinematografia oferece, assim como a interação do elenco com personagens digitais; seja Ewan McGregor com Dexter ou Natalie Portman com os geonosianos.

clones_28

Rompendo a Barreira do Som: Sons de uma Galáxia Muito Distante 

★ ★ ★ ★ ★

Se o primeiro featurette não foi o bastante, Ben Burtt ataca novamente em mais um extra dedicado ao trabalho de som em Ataque dos Clones. Vemos aqui como foi feita a captação de efeitos sonoros para algumas das naves, dando ênfase na pesquisa do sonoplasta Matthew Wood em captar sons de aviões e aeroplanos decolando e passando. Sempre um processo fascinante.

clones_24

Um Quebra Cabeça: Montagem de Comunidades Miniatura

★ ★ ★ ★ ★

Não desistam delas ainda! Aqui vemos como muitos cenários e planetas foram construídos em miniatura para as gravações, como alguns edifícios de Courascant e as plataformas do planeta chuvoso Kamino. Aprendemos também como essas maquetes são depois incorporadas ao CGI para termos o efeito completo em cena, com depoimentos dos artistas plásticos e de CGI.

clones_25

Cabeça de Balde: Apresentação da Família Fett 

★ ★ ★ ★ ★

Fãs de um dos personagens coadjuvantes mais adorados do público ficarão felizes com esse extra, centrado na relação do jovem Boba Fett com seu pai, Jango. Vemos a recriação da armadura mandaloriana de O Império Contra-Ataca para o design milenar de Ataque dos Clones, bastidores da espetacular cena de luta entre Jango e Obi-Wan em Kamino e todo o legado que Boba acabou deixando na trilogia original; inclusive com uma entrevista com Jeremy Bulloch, o intérprete original do personagem. Excelente, e ainda temos a impagável imagem de Jango Fett sapateando na chuva.

clones_26

Vamos Nessa: Os Cavaleiros Jedi em Ação 

★ ★ ★ ★ ★

Um olhar detalhado no processo de criação da coreografia e o sistema de luta dos Jedi no filme, desde o estilo mais agressivo de Anakin Skywalker até o método mais elegante de Obi-Wan. Vemos também o animado Samuel L. Jackson enfim saindo para a ação com seu Mace Windu, rendendo boas cenas de bastidores da luta monumental na arena de Geonosis e seu pedido em ter um sabre de luz roxo. E sempre divertido ver como praticamente TODO o elenco fica maluco com um sabre na mão.

clones_19

P-19: O Guardarroupa de Padmé Amidala 

★ ★ ★ ★ 

O foco reside nos esforços da figurinista Trisha Biggar em desenhar e confeccionar toda a variedade de figurinos de Padmé Amidala, que variam de longos vestidos detalhados até trajes brancos de batalha, para toda a diversão (e às vezes sofrimento) de Natalie Portman. Importante também notar na mudança de estilo do Episódio I para o Episódio II, onde a personagem não atua mais como Rainha.

clones_27

Rolo 6: A Criação da Ação na Arena Geonosiana

★ ★ ★ ★ ★

Acompanhamos a sequência batizada de Rolo 6, que envolve o gigantesco clímax onde um exército de dróides acaba enfrentando uma dúzia de cavaleiros Jedi e uma armada de soldados clone. Todo o cenário era composto de chroma key, assim como os figurantes que acabaram confinados à roupas azuis para captura de movimento.

clones_22

R2-D2: Sob a Cúpula

★ ★ ★ ★ ★

Um divertido mockumentary que cria um backstory falso para uma suposta carreira polêmica de R2-D2, trazendo entrevistas fake de toda a produção. Pra se ter ideia, temos até Francis Ford Coppola falando que queria R2 para o papel de Michael Corleone em O Poderoso Chefão e Steven Spielberg comentando que infelizmente R2 não era a escolha certa para interpretar Indiana Jones. Genial.

clones_2

Montagem de Efeitos Visuais da ILM

★ ★ ★ ★ ★

Um reel dos efeitos visuais do filme, mostrando algumas das principais cenas em uma montagem de antes e depois dos efeitos visuais.

clones_30

Trailers e TV Spots

★ ★ ★ ★ ★

Como de praxe, temos todos os trailers e TV spots de divulgação do filme. Atenção especial para os dinâmicos spots de personagens e o espetacular teaser trailer da respiração de Darth Vader.

clones_12

Clipe Musical “Across the Stars”

★ ★ ★ ★ 

A belíssima nova composição de John Williams ganha um vídeo especial com cenas do filme e a da orquestra intercaladas. Lindo.

clones_7

Pôsteres e Campanha Publicitária

★ ★ ★ ★ ★

Assim como na seção de trailers e tv spots, todos os cartazes e banners promocionais de Ataque dos Clones estão disponíveis em uma galeria.

clones_20

Galeria de Imagens da Produção

★ ★ ★ ★ ★

A última galeria traz diversas fotos de bastidores da produção e gravação, com legendas explicativas que nos informam o que está acontecendo e qual o contexto geral.

Conclusão

nota-5

A edição dupla de Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones segue o padrão altíssimo que a Fox lançou com A Ameaça Fantasma, trazendo uma tonelada de extras muito informativos e que detalham cada etapa do processo de criação do filme. Tem tudo o que um bom material extra requer, sendo um prato cheio para os fãs da franquia.

Comente!