dvde3Informações técnicas

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter e fique por dentro de todas as notícias! «

Distribuição: Fox
Duração: 143 min
Discos: 2
Embalagem: Slimline
Luva: Não
Preço: Indisponível

Vídeo

Razão de aspecto:  2.35:1
Resolução: 480p
Codec: MPEG-4 AVC

Áudio

Inglês: Dolby Digital 2.0
Português: Dolby Digital 2.0
Espanhol: Dolby Digital 2.0

Análise

e1

O Filme

★ ★ ★ ★ ½ 

Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith é um filme que impressiona por suas pesadas viradas sombrias e a forma eficiente com que conta a real origem de Darth Vader, conectando perfeitamente os pontos com o início da trilogia original. Traz um George Lucas que permanece imperfeito, mas que revela-se incrivelmente mais maduro, talentoso e focado. Um dos melhores filmes da saga. Crítica

sith_1

Comentário em Áudio com George Lucas, Rick McCallum, Rob Coleman, John Knoll e Roger Guvett

★ ★ ★ ★

Disponível durante a exibição do filme, o comentário em áudio traz o diretor e roteirista George Lucas, o produtor Rick McCallum e os supervisores de efeitos visuais Rob Coleman, Pablo Hellman, John Knoll e Roger Guvett. Devidamente separados em faixas diferentes, quem acaba com o maior foco é claramente Lucas, que explica algumas de suas intenções com a história e como partiu para encerrar o arco de Darth Vader e a transformação de Anakin Skywalker. Vemos detalhes que ligam as duas trilogias e pequenas curiosidades, assim como insights valisosos dos supervisores de efeitos visuais.

DISCO 02

e7

Cenas Excluídas

★ ★ ★ ★ ½ 

No comentário em áudio, Lucas revela que o núcleo do resgate de Palpatine ocupava cerca de 1 hora de duração. E ainda que não tenhamos todo esse material disponível no DVD, temos ótimas cenas de ação que exploram um pouco mais essa missão, com Anakin e Obi-Wan fugindo de dróides pelo tanque de combustível do cruzador, um primeiro encontro com o General Grievous que é bem diferente daquele que vemos no filme e uma dinâmica entre os dois que revela-se bem divertida (eu juro que Anakin fala com a voz de R2-D2 em certo momento) e natural. De resto, temos mais algumas cenas entre Palpatine e Anakin, a suspeita do Conselho Jedi na missão de Anakin e até a famosa participação cortada de Genevieve O’Reilly como Mon Mothma (que acabou sendo escalada para Rogue One). Há também uma curiosa cena onde soldados clones disfarçam-se de cavaleiros Jedi a fim de formar uma armadilha para Obi-Wan e Yoda no Templo em Coruscant. Por falar em Yoda, temos ainda a chegada do Mestre Jedi em Dagobah. Tudo isso nos dá aproximadamente 15 minutos de material inédito, que vêm com comentários em áudio opcionais, todos legendados em PT-BR.

e9

Em Um Minuto

★ ★ ★ ★ ★

A batalha final entre Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi no último ato de A Vingança dos Sith não só é o melhor e mais complexo momento do filme, mas também de toda a saga Star Wars. Por isso, é realmente gratificante ver a cena ganhando um making of exclusivo de 1h15, que explora cada detalhezinho do duelo de sabres de luz e a dinâmica do planeta de Mustafar. Vemos George Lucas falando sobre o peso emocional da cena, Ewan McGregor e Hayden Christensen praticando a coreografia do duelo, o sonoplasta/montador Ben Burtt lidando com questões sonoras e de edição e praticamente todo mundo envolvido no projeto, desde o departamento de direção de arte até o dos complicados efeitos visuais. O extra é magnífico por seu imenso nível de aprendizado, além da divisão esperta que vai apresentando gráficos para representar a posição de cada artista no desenvolvimento da cena.

e2

O Escolhido

★ ★ ★ ★ ★

O featurette é dedicado ao arco completo de Anakin Skywalker, desde sua criação como escravo em A Ameaça Fantasma até sua redenção como Darth Vader em O Retorno de Jedi. Claramente o foco reside na transformação de A Vingança dos Sith, mas é um ótimo documentário que explora bem a profecia do Escolhido e as motivações de Anakin para fazer tudo o que faz, tendo comentários de George Lucas, Hayden Christensen e o restante da equipe. Além de ilustrar com cenas dos filmes, temos ótimos momentos de bastidores que mostram a interação entre ator e diretor, e um raro vislumbre de Lucas dando instruções que não fossem “mais rápido, mais intenso” e Christensen passando pelo longo processo de maquiagem para adotar o visual queimado de Vader. Excelente.

ep3_ilm_4351

É Tudo Verdade

★ ★ ★ ★ ★

Em pouco mais de um minuto, somos levados a um panorama das principais cenas que envolveram lutas e coreografia do elenco, sob a supervisão do coordenador de dublês e espadachim Nick Gillard. Dado o nível de cenas de ação do filme, vemos a intensa preparação de Hayden Christensen e Ewan McGregor para o grande duelo de Anakin e Obi-Wan, assim como os intermináveis ensaios antes da gravação. Gillard analisa o tipo de luta de cada um dos personagens e como suas personalidades influenciam na coreografia. Também temos um pouco do trabalho com fios, os dublês de Christopher Lee e Ian McDiarmid e o estilo de luta dos guarda-costas do General Grievous.

DOCUMENTÁRIOS PARA WEB

sith_2

Dois Mundos, Um Filme…

★ ★ ★ ★

Os estágios iniciais da pré-produção do filme. Vemos George Lucas se reunindo com produtores e designers de produção para discutir algumas das sequências chave do filme, assim como preparação de elenco, maquiagem e design de criaturas. Nada muito empolgante, mas agrada pelo aspecto cru e documental de seu formato.

sith_3

… Um Mundo, Dois Filmes

★ ★ ★ ★

No mesmo formato cru do anterior, este featurette concentra-se em algumas das conexões de A Vingança dos Sith com Uma Nova Esperança, em termos de objetos e figurinos. Por exemplo, vemos o departamento de props estudando os sabres de luz de Luke e Anakin, a fim de garantir a continuidade entre eles, as mudanças no traje de Darth Vader e o visual de Ewan McGregor como um Obi-Wan mais próximo daquele que vimos intepretado por Alec Guiness na trilogia original.

sith_5

Nós Ainda Fazemos Alguma Coisa: Efeitos Especiais, À Moda Antiga

★ ★ ★ ★ ★

Como o próprio nome já diz, teremos foco nos efeitos práticos de A Vingança dos Sith, mesmo que muito poucos. Vemos os técnicos de efeitos e pirotecnia usando um cenário rotatório para a cena em que Anakin, Obi-Wan e Palpatine caem em um poço de elevador, o controle remoto de naves dentro do set e até o uso de cabos.

e3

Como o General Grievous Foi Criado

★ ★ ★ ★ ★

Um dos elementos mais bacanas do Episódio III é o General Grievous, que mantém a linha descrita por Lucas como “o vilão sidekick”, uma fórmula usada em todos os filmes da franquia para trazer uma ameaça coadjvante àquela do inimigo principal. Aqui, vemos o departamento de arte tendo um brainstorming quanto ao visual de Grievous, bolando desenhos que depois seriam apresentados à Lucas. Muito bom, ainda que não vejamos nada sobre a criação em CGI do personagem.

sith_19

Esta Arma é a sua Vida

★ ★ ★ ★ ★

Ainda que o nome do webisode esteja relacionado aos sabres de luz, vamos além das armas Jedi e temos um grande enfoque no design e criação dos blasters, pistolas e cajados usados pelos personagens do filme. Vemos como o desenho alterna de um planeta para outro, as mudanças de tecnologia e outros detalhes personalísticos. Claro, também vemos os sabres de luz dos principais personagens, com atenção especial ao sabre de Ewan McGregor, agora idêntico ao usado por Alec Guiness em Uma Nova Esperança.

sith_23

Vila do Vídeo: Não Precisa de Farmácia

★ ★ ★ ★ ★

Continuando a exploração de Lucas e companhia da tecnologia digital, somos levados a um detalhe muito interessante do processo: a chamada “vila do vídeo”. Isso porque essa tecnologia permite que os monitores de visualização sejam grandes telas de TV LCD, permitindo uma atenção aos detalhes maior do que aquelas captadas em película, e o nome da “vila” vem justamente por possibilitar que a equipe toda se reunisse diante das telonas para conferir uma tomada. Um ótimo extra para os interessados no processo.

sith_7

Trajes Épicos para um Universo em Expansão: Trisha Biggar, Figurinista

★ ★ ★ ★ ★

A implacável figurinista Trisha Biggar retorna para mais um Episódio e mais um featurette para discutir seu complexo trabalho na criação dos figurinos do filme. Enquanto os dos filmes anteriores focavam-se demais na personagem de Padmé, este featurette explora mais a confecção dos tecidos e panos alienígenas, das criaturas que habitam o senado de Coruscant até os embaixadores do planeta Utapau. Biggar comenta suas influências, pesquisa e o sentido de cada escolha para um respectivo personagem.

sith_29

C-3PO: Sua Hora de Brilhar

★ ★ ★ ★ ★

Ainda que o dróide C-3PO tenha aparecido nos Episódios I e II, foi só neste terceiro capítulo que ele finalmente obteve sua pintura dourada assinatura. Aqui vemos o impacto de sua presença no set, como a coloração fez todos ali lembrarem imediatamente da trilogia original, a empolgação de Anthony Daniels em voltar para a famosa roupa do personagem e o processo de construção do figurino – e também as dificuldades de se enxergar, o que rende alguns momentos engraçados com Daniels caindo no set. Excelente, especialmente pelo saudosismo.

sith_6

Refazer & Refilmar: Asfaltando o Caminho para um Grande Filme

★ ★ ★ ★ 

Todo mundo ficou assustado quando Rogue One: Uma História Star Wars obteve um pedido de reshoots extensivos para uma mudança de rumo, mas a verdade é que esse processo é muito comum em Hollywood, e também na saga de George Lucas. Aqui vemos como refilmagens e reshoots foram úteis no Episódio III para consertar erros de continuidade e oferecer novas opções de atuação e tomadas alternativas.

sith_15

A Transformação em Obi-Wan

★ ★ ★ ★ ★

Todo centrado na relação de Ewan McGregor com Obi-Wan Kenobi, que começa com o ator dando a curiosidade de que seu tio atuou em Uma Nova Esperança, como o piloto Wedge. A partir daí vemos como McGregor se preparou para o papel, o arco de Obi-Wan na trilogia prequel como se deu a influência da atuação de Alec Guiness e a homenagem ao papel, e o processo de maquiagem que habilidosamente o deixou parecido com a figura de Kenobi que vemos no Episódio IV. Sinceramente espero que tenhamos Uma História Star Wars centrada no Kenobi de McGregor…

sith_10

Os Wookies Voltaram!

★ ★ ★ ★ ★

Outro dos elementos mais adorados da saga que retornam para o Episódio III são os wookies, que têm um papel importante durante a batalha no planeta de Kashyyyk. Vemos a empolgação de Peter Mayhew em voltar para a roupa peluda de Chewbacca, George Lucas falando sobre o legado do personagem na trilogia original e o trabalho do departamento de maquiagens e efeitos especiais para confeccionar todas as roupas dos diversos wookies que aparecem no filme. 

sith_26

B-107: A Vida de uma Fita de Alta Definição

★ ★ ★ ★ ★

Aqui o assunto fica ainda mais técnico, já que acompanhamos um processo de B-Roll, no caso o da câmera B-107. Vemos como a informação da câmera é passada para outra pessoa, que então tem a função de anotar diferentes detalhes de continuidade, movimentos de câmera e outros dados do tipo, e então passar de volta para o câmera e a direção. Vemos também como isso ajuda o trabalho de edição de Ben Burtt ao substituir imagens do set com CGI. Informações valiosas aqui, especialmente para quem atua na área.

sith_14

As Criaturas do Episódio III: E as Pessoas que Dão Vida a Elas

★ ★ ★ ★ 

Ainda que os extras do Episódio II apostassem em um doc centrado na evolução de fantoches para CGI, este extra revela que o trabalho de prostéticos e maquiagem para criar as diferentes criaturas do Episódio III segue firme e forte. O foco fica no Vicerrei Gunroy e no embaixador de Utapau, oferecendo um insight profundo na mistura de animatronics com maquiagens.

sith_9

Infinitamente Fascinante: A Música do Episódio III

★ ★ ★ ★ ★

Até o anúncio de O Despertar da Força, A Vingança dos Sith foi a última vez que o mestre John Williams compôs músicas para a saga. Aqui, vemos como Williams criou os principais temas do novo episódio, como cada filme da saga é marcado por uma composição específica e diversas cenas do maestro conduzindo “A Hero Falls” com a orquestra sinfônica no estúdio de gravação. Ver John Williams falar sobre Star Wars, ou praticamente qualquer coisa, é sempre um prazer absoluto. Se pudesse, daria 6 estrelas.

e8

A Transformação em Sidious

★ ★ ★ ★ ★

O último webisode é centrado no personagem de Palpatine. Dessa forma, vemos George Lucas e o intérprete Ian McDiarmid discorrendo sobre as intenções sombrias do Lorde Sith, seu plano maquiavélico que se estende ao longo dos três filmes da trilogia e como se dá a manipulação do jovem Anakin Skywalker. Além disso, vemos a preparação da equipe para gravar complicadas cenas de luta com um ator da idade de McDiarmid e a complexa maquiagem que lhe confere a aparência monstruosa que ecoa sua aparência em O Retorno de Jedi.

e4

Clipe Musical “A Hero Falls”

★ ★ ★ ★

Seguindo a tradição dos lançamentos anteriores, o grande tema principal de John Williams para A Vingança dos Sith ganha um “videoclipe” com cenas do filme. É uma bela montagem (especialmente por terminar com vozes em eco de Yoda) e a faixa “A Hero Falls” é simplesmente sensacional, merecendo a conferida.

e5

Trailers e TV Spots

★ ★ ★ ★ ★

É assim que se traz sua campanha de lançamento! Não só temos os dois trailers de lançamento do Episódio III, temos nada menos do que 15 TV spots todos disponíveis aqui. Maravilha.

e6

Pôsteres e Campanha Publicitária

★ ★ ★ ★ ★

Assim como na seção de trailers e tv spots, todos os cartazes e banners promocionais de A Vingança dos Sith estão disponíveis em uma galeria.

sith_17

Galeria de Fotos da Produção

★ ★ ★ ★ ★

A última galeria traz diversas fotos de bastidores da produção e gravação, com legendas explicativas que nos informam o que está acontecendo e qual o contexto geral.

Conclusão

nota-5

O DVD duplo de Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith encerra uma era de ouro no que diz respeito à home video. Foi o último filme da saga a ser lançado em DVD pela Fox, e a culminação do trabalho espetacular de material extra que havíamos testemunhado com Ameaça Fantasma, Ataque dos Clones e o lançamento do box da trilogia original. Os extras aqui são tão detalhados e satisfatórios quanto os lançamentos anteriores, chegando a doer no coração ver como o mercado de home video atualmente – com suas raras exceções – é o maior descaso com aqueles que buscam informação e aprendizado do processo de se fazer cinema.

Comente!