em

Lista | Galeria de Mestres em Hogwarts

Não vou negar: só de olhar o currículo dos professores e professoras da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts meus olhos brilham. Afinal, quem não iria querer ter um meio-gigante como professor de Trato de Criaturas Mágicas? Ou um velhinho ao mesmo tempo bondoso e ponderador como diretor? Ou ainda participar de aulas de Poções, Feitiços ou Transfiguração?

Devido ao imenso corpo docente criado por J.K. Rowling dentro do universo mágico de Harry Potter, resolvemos homenagear os professores dos nossos protagonistas – e deixar você decidir quem gostaria de ter como mestre:

Resultado de imagem para albus dumbledore
Alvo Dumbledore

Alvo Percival Wulfric Brian Dumbledore

Aos 150 anos de idade (ou mais), Alvo Dumbledore é considerado o maior bruxo de sua geração. Foi diretor da escola entre os anos de 1970 até meados anos 1990, mas anteriormente, quando Armando Dippet ocupava o cargo, era professor de Transfiguração e ministrava aulas para a turma de Tom Riddle (o futuro e famigerado Lord Voldemort). Aliás, Dumbledore era a única pessoa de quem Lord Voldemort tinha medo de enfrentar, o que garantia a segurança e Hogwarts até sua trágica morte.

Dumbledore já salvou Harry de muitas enrascadas, tanto pessoalmente (quando, por exemplo, Harry luta com Voldemort e o velhinho aparece para salvá-lo em A Ordem da Fênix) quanto indiretamente (ao enviar Fawkes e o Chapéu Seletor para o bruxinho em A Câmara Secreta).

Resultado de imagem para minerva mcgonagall profile picture
Minerva McGonagall

Minerva McGonagall

A professora responsável pela Grifinória é o braço direito de Dumbledore e, desde 1952, leciona em Hogwarts como professora de Transfiguração (particularmente, considerando-a um tipo de magia muito mais nobre e elegante do que as outras). Ela também é um animago (bruxo que pode se transmutar em um animal), podendo virar um gato malhado e rajado com marcas de óculos em volta dos olhos. Muito séria, reservada e severa, não hesita em tirar pontos nem dos alunos da própria Casa quando eles contrariam as regras.

Mas por outro lado, nutre um sentimento maternal pela maioria dos alunos – três em especial – protegendo-os como pode dos perigos que rondam a escola.

Rúbeo Hagrid

Filho de mãe gigante e pai humano, Hagrid é literalmente um grande amigo de Harry e sua turma. Nos anos 1940, foi acusado por Tom Riddle de ter aberto a Câmara Secreta e então foi expulso e teve sua varinha quebrada. Mas Hagrid ainda guarda os pedaços que sobraram da varinha dentro de seu guarda-chuva cor de rosa e, uma vez, usou-o para fazer com que um rabo de porco aparecesse no traseiro de Duda Dursley, primo de Harry.

Com a ajuda de Dumbledore, Hagrid retornou para Hogwarts como guarda-caça e guardião das chaves e terrenos e em 1993, foi promovido a professor de Trato das Criaturas Mágicas, matéria à qual tem grande fidelidade e devoção.

Resultado de imagem para severo snape
Severo Snape

Severo Snape

O professor de Poções de Hogwarts não vai nada com a cara de Harry e faz questão de tirar pontos dele por qualquer motivo. Também faz questão de “puxar sardinha” para os alunos da Sonserina, casa pela qual é responsável. Em 1970, quando era aluno na escola, Snape tornou-se um Comensal da Morte e, por alguma razão desconhecida, voltou ao lado do bem e agora trabalha como “espião” de Hogwarts, ‘expondo-se a grande perigo’, de acordo com Dumbledore.

As razões de sua atuação em ambos os lados nos são reveladas à medida em que a história se segue – e tudo culmina em uma das maiores viradas presentes na narrativa, mostrando que nem tudo é o que parece ser.

Filius Flitwick

Baixinho, o professor de Feitiços de Hogwarts precisa se equilibrar em uma pilha de livros para poder ficar visível e dar suas aulas. Ele adora decorar sua sala, localizada em uma passagem escondida nas escadas em espiral da escola, com fadinhas coloridas. É responsável pela casa de Corvinal e já foi campeão de vários duelos em Hogwarts.

Professor Binns

O único professor fantasma de Hogwarts dá aula de História da Magia, uma matéria monótona que fica ainda mais insuportável com a voz regurgitada, grossa e longa deste mestre. Mas ele parece não se importar de ser um fantasma. Dizem que, de tão velho, a alma de Binns simplesmente saiu de seu corpo numa manhã, enquanto tirava um cochilo, e foi para a sala de aula.

Pomona Sprout

Sempre às voltas com plantas mágicas do tipo mandrágoras e bubotúberas, dá aula de Herbologia – a única matéria na qual Neville Longbottom parece se sair bem. Também é responsável pela casa de Lufa-Lufa, e usa sempre uma roupa marrom suja de terra, igualmente às unhas.

Sibila Trelawney

Sibila Trelawney

Tataraneta de Cassandra Trelawney, uma vidente muito famosa, a professora de Adivinhação vive reclusa na torre Norte, com medo de perder sua clarividência.

Sibila prevê uma morte horrível para Harry pelo menos uma vez a cada aula e, apesar de o bruxinho e Hermione pensarem que ela não passa de uma fraude, a professora já fez duas previsões muito importantes que lhe garantiram o respeito de Dumbledore: o nascimento de Harry e a volta de Voldemort.

Madame Hooch

Essa mulher das alturas, professora de Voo em Hogwarts, foi a primeira a fazer Harry, Rony e Hermione montarem em suas primeiras vassouras. Ela também ministra as aulas de técnicas de quadribol, lança a Goles durante disputas e apita os jogos.

Firenze

O centauro com cabelos louro-prata é um dos últimos de sua espécie a acreditar na bondade humana e por isso mesmo é banido de sua horda e acolhido por Dumbledore em Hogwarts, substituindo Sibila nas aulas de Adivinhação após ser demitida por Dolores Umbridge, no quinto ano de Harry em Hogwarts.

Apesar de não aparecer nos filmes, suas técnicas de aprendizagem superam as capacidades do aluno e assustam a megera supracitada – principalmente pelo fato dele transformar a sala de aula em uma cópia da Floresta Proibida. Vale lembrar que Firenze salvou Harry das garras de Voldemort em A Pedra Filosofal.

EMPREGO DIFÍCIL

Nenhum professor durou mais que um ano letivo ensinando Defesa Contra as Artes das Trevas. Veja quem já passou pelo cargo desde que Harry chegou a Hogwarts:

Quirinus Quirrell

O primeiro professor dessa matéria para Harry parecia meio medroso, mas inofensivo. Quirrell contava muitas histórias sobre suas viagens a várias partes do mundo, mas todas pareciam duvidosas. Costumava trabalhar em uma sala de aula muito quente, parecendo uma estufa e cheirando fortemente a alho – e quando os alunos perguntavam o porquê do odor, ele dizia que era uma forma de se defender de um vampiro que havia espantado no Egito e que agora estava atrás dele.

O único problema do professor era o fato dele esconder Lord Voldemort sob seu turbante! Quirrell o conheceu em uma de suas viagens à Albânia, onde foi estudar Magia Negra, e passou a servi-lo desde então. O coitado morreu depois que Harry utilizou a Pedra Filosofal para deter Voldemort.

Resultado de imagem para gilderoy lockhart
Gilderoy Lockhart

Gilderoy Lockhart

Bonitão e espalhafatoso, o professor prestava mais atenção à sua beleza e à sua imagem no espelho que aos alunos ou à própria matéria que lecionava. Decorara a sala de aula com retratos e pinturas de si mesmo. Celebridade internacional, era autor de vários livros narrando seu triunfo sobre criaturas malignas, como vampiros, zumbis e trasgos. No entrando, Harry e Rony, cheios de dúvida sobre seus feitos, descobriram que a única coisa verdadeira nele era o cabelo louro e impecável.

Acontece que Lockhart apagava a memória dos bruxos dos quais havia ouvidos tais relatos e aventuras, pegando o mérito para si. Atualmente, o ex-professor está internado no Hospital St. Mungus para Doenças e Feridas Mágicas, já que foi alvo de seu próprio veneno ao lançar um feitiço obliviante que saiu pela culatra.

Resultado de imagem para remo lupin
Remo Lupin

Remo Lupin

Foi o primeiro professor que realmente ensinou alguma coisa para os alunos. Fez com que Harry conseguisse fazer aparecer o seu patrono e foi responsável por um dos poucos momentos de glória de Neville Longbottom, ao ajudá-lo a confrontar seu bicho-papão. Mas Lupin, muitas vezes, faltava às aulas e quem o substituía era Snape.

Uma vez por mês, Lupin precisava tomar a poção Mata-Cão; caso contrário, transformava-se em lobisomem. Era melhor amigo de Tiago Potter, pai de Harry, e de Sirius, o padrinho, além de ter pertencido à Ordem da Fênix, uma organização secreta cujo objetivo era impedir a tomada de poder de Lord Voldemort sobre o mundo.

Alastor “Olho-Tonto” Moody

Vigilância constante! Esse era o lema deste professor, famoso por seu trabalho como auror – uma espécie de caçador de bruxos que praticam magia negra. Não é à toa que tem esse apelido: um de seus olhos é normal, mas o outro parece mecânico e consegue enxergar coisas invisíveis através de objetos sólidos, até mesmo atrás de sua cabeça.

Para dizer a verdade, Moody nunca chegou a lecionar em Hogwarts. No quarto ano de Harry em Hogwarts, Bartô Crouch Jr. – filho de um dos funcionários do Ministério da Magia e Comensal da Morte – raptara o verdadeiro Alastor e assumira sua aparência para conseguir se aproximar do nosso protagonista, mantendo o professor ao fundo de um baú mágico.

Resultado de imagem para dolores umbridge
Dolores Umbridge

Dolores Jane Umbridge

Conhecida por sua tosse irritante, usada a todo momento para interromper os outros, a sub-secretária chefe do Ministério da Magia falava com doçura, mas era quase tão malvada quanto Voldemort. Ela também assumiu o cargo de Alta Inquisidora de Hogwarts e, além de dar detenções a torto e a direito, infernizava a vida dos outros professores – McGonagall, por exemplo, não queria vê-la nem pintada de ouro.

Umbridge costumava punir os alunos de forma cruel: pedia, gentilmente, para que os alunos escrevessem “Não devo contar mentiras” em um pedaço de pergaminho com uma pena especial – e que, na verdade, gravava as mesmas palavras em suas mãos, deixando-as marcadas por um longo tempo. Argo Filch, o bedel de Hogwarts, tinha uma grande queda por ela, e ficou arrasado quando “incidentes” a fizeram ser demitida da escola.

Severo Snape

No sexto ano de Harry em Hogwarts, Dumbledore realizou o sonho de Snape: torná-lo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. Afinal, ele tentava conseguir esse cargo desde seu primeiro dia como professor – mas por razões desconhecidas, nunca esteve qualificado o suficiente para o trabalho.

Em seu lugar na aula de Poções, Horácio Slughorn, antigo professor da escola, foi contratado. Harry ficou tão indignado com o anúncio que gritou “NÃO” no meio do Salão Principal: a sua matéria favorita passara a ser ministrada pelo pior professor de Hogwarts.

Amycus Carrow

No sétimo ano de Harry, esse terrível Comensal da Morte foi escolhido por Snape, que tornara-se diretor de Hogwarts depois da morte de Dumbledore, assim como sua irmã, Aleto Carrow – que passa a dar aulas de Estudo dos Trouxas após o assassinato de Caridade Burbage.

Amycus vira a escola de cabeça pra baixo e muda o nome da matéria para Artes das Trevas. Tanto ele quanto Aleto são extremamente cruéis e violentos e gostam de bater nos alunos quando fazem alguma coisa errada, protegendo apenas os da casa de Sonserina.

Avatar

Publicado por Thiago Nolla

Thiago Nolla faz um pouco de tudo: é ator, escritor, dançarino e faz audiovisual por ter uma paixão indescritível pela arte. É um inveterado fã de contos de fadas e histórias de suspense e tem como maiores inspirações a estética expressionista de Fritz Lang e a narrativa dinâmica de Aaron Sorkin. Um de seus maiores sonhos é interpretar o Gênio da Lâmpada de Aladdin no musical da Broadway.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Valerian e a Cidade de Mil Planetas | Confira o primeiro trailer do filme

Crítica | A Garota no Trem, de Paula Hawkins