Contém spoilers

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Próximo ao fim de Han Solo: Uma História Star Wars, Qi’ra contata o verdadeiro líder da Aurora Vermelha (Crimson Dawn), que aparece através de um holograma e, para a surpresa de todos, ele é ninguém menos que Darth Maul! Sim, aquele mesmo que foi cortado ao meio pelo jovem Obi-Wan Kenobi em A Ameaça Fantasma. Maul conta com uma extensa história no novo cânone da saga, mas para aqueles que somente assistiram os filmes, é natural que uma grande dúvida seja levantada: como ele sobreviveu?

A intenção deste artigo é justamente explicar isso, além de colocar todos a par do passado, presente e futuro desse personagem, cuja história vai muito além daquele combate com Kenobi e Qui-Gonn Jinn. Dito isso, o texto a seguir traz spoilers tanto de Clone Wars, quanto de Star Wars Rebels.

figura holograma final han solo uma historia star wars explicado

Como ele sobreviveu?

Após ser cortado na altura da cintura e cair  no abismo do palácio de Naboo, Maul utiliza a Força, abastecida principalmente através de sua ira, para agarrar uma saída de ar durante a queda. Ele então consegue chegar até um contêiner de lixo e é levado até o planeta Lotho Minor, onde vive em meio ao lixo, conseguindo alimento através de um acordo com uma criatura local, Morley. Nesse período, Maul teve suas pernas (que ele perdeu na luta) substituídas por um aparato de seis pernas, possibilitando que ele andasse novamente. Por anos ele permanece ali, gradualmente enlouquecendo, enquanto seu desejo de vingança, de acabar com Obi-Wan, permanece vivo.

Durante as Guerras Clônicas, seu irmão, Savage Opress, guiado pela Mãe Talzin, de Dathomir, planeta natal de Maul, acaba encontrando o antigo guerreiro Sith. Opress o leva de volta para Dathomir, onde Talzin restaura sua mente e dá a ele um par de novas pernas robóticas.

figura holograma final han solo uma historia star wars explicado

 

O primeiro grupo Criminoso

Antes de liderar a Aurora Vermelha, Maul chegou a formar outro grupo criminoso, o Shadow Collective (também durante a animação Clone Wars), que contava com membros recrutados do Sol Negro e do Cartel dos Hutts. A intenção, como sempre era a de se vingar dos Jedi e Maul e Opress estavam bem próximos disso.

Com esse novo exército, Maul tentou tomar o planeta Mandalore, mas sem sucesso e acabou sendo preso. Naturalmente que ele e seu irmão conseguiram escapar e pouco após Maul atrai Kenobi para o planeta e assassina a amada do Jedi, Satine, de Mandalore, na sua frente. A rivalidade dos dois é, assim alimentada ainda mais. Mas a sensação de vitória de Maul não duraria muito, já que ele acabaria sendo derrotado por Darth Sidious pouco depois, chegando a ter seu irmão morto durante a luta.

figura holograma final han solo uma historia star wars explicado

A Aurora Vermelha

Após o término das Guerras Clônicas e a ascensão do Império, Maul retornou a Dathomir, onde fundou a Aurora Vermelha, utilizando Dryden Vos (interpretado por Paul Bettany no filme) para atingir seus objetivos. Nesse ponto, se levarmos em conta sua personalidade em Rebels é provável que ele ainda esteja nutrindo seus sentimentos de vingança por Kenobi, os Jedi e Sidious. Sua história, no entanto, não termina aqui e possivelmente veremos mais de sua relação com Qi-Ra em próximos filmes ou HQs e livros.

Ao término de Han Solo: Uma História Star Wars o ex-Sith convoca Qi’ra para Dathomir.

figura holograma final han solo uma historia star wars explicado

Morte

De fato, não há muito espaço para ser explorado quando se trata de Maul, já que seu destino final foi selado em Star Wars: Rebels. O spin-off de Han Solo se passa aproximadamente dez anos antes de Uma Nova Esperança, o que dá uma margem de oito a nove anos para que o personagem seja explorado. Quando o encontramos em Rebels ele está sozinho, portanto há de se esperar que vejamos o fim de Qi’ra em algum ponto.

Mas partindo para o que já foi exibido.

Após tentar assumir Ezra Bridger, um jovem Jedi, como seu aprendiz na segunda e terceira temporadas do desenho, Maul, sem sucesso, mantém seus planos de encontrar Kenobi e o consegue. Maul vai até Tattooine, onde duela com o mestre Jedi (em um dos melhores duelos da franquia), e acaba morrendo em seus braços, encerrando essa rivalidade de décadas, encontrando redenção nos braços daquele que tanto odiou.

Essa, portanto, é toda a trajetória (resumida) de Maul – ainda há espaço para ser mostrado mais de sua jornada, mas seu final já foi escrito. Resta aguardar para saber o que ele fez entre Han Solo: Uma História Star Wars e Rebels.

Comente!