A Forma da Água, mais novo longa-metragem de Guillermo del Toro, atualmente concorrendo a treze prêmios no Oscar 2018, foi acusado de ter plagiado a peça Let Me Hear You, do vencedor do Pulitzer, Paul Zindel. De acordo com o The Guardian, a acusação partiu de David Zindel, filho do autor.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

“Estamos chocados que um grande estúdio pode fazer um filme obviamente baseado no trabalho do meu pai, sem que ninguém o reconhecesse ou viesse até nós pelos direitos. Muitas pessoas estão impressionadas com as grandes semelhanças. Somos gratos aos fãs de Paul Zindel que nos chamar a atenção.”

A trama de Let Me Hear You se passa nos anos 1960 e acompanha uma solitária e introvertida zeladora em um instituto de pesquisa, que se apaixona por uma criatura aquática capturada, um golfinho, que somente fala com ela. Quando a criatura se recusa a cooperar com os planos dos cientistas de ser usado como arma militar, eles decidem que irão matá-la e dessecá-la. A zeladora, então, tenta ajudar a criatura a escapar através de um carrinho de lavanderia.

Vemos exatamente o mesmo em A Forma da Água – a diferença é que, ao invés do golfinho, temos uma criatura humanoide meio anfíbio. Agora vamos a algumas familiaridades entre as duas obras:

  • A personagem principal é uma zeladora, calada e introvertida, que trabalha no último turno em um laboratório.
  • A trama se passa nos anos 1960, durante a Guerra Fria, em um laboratório onde experimentos militares ocorrem.
  • A zeladora descobre um tanque com uma criatura aquática que está passando por experimentos.
  • A personagem e a criatura se apaixonam, o que permite que ambos se entendam.
  • Ela ganha a confiança da criatura ao dar comida escondida para ela.
  • Ela dança com o esfregão na mão, enquanto escuta música. A criatura a assiste durante o processo.
  • Ela é tratada como inferior pelos seus superiores no laboratório.
  • Ela tem amizade com colega que fala muito.

Apesar desses inúmeros pontos em comum, a Fox Searchlight negou as acusações, dizendo que Del Toro nunca assistiu à peça de Zindel, afirmando que se a família Zindel tem perguntas sobre o filme, eles estão abertos para conversar.

A Forma da Água estreia no dia 1 de fevereiro no Brasil.

Comente!