Quando Twin Peaks estreou pelo canal ABC em 1990 poucos imaginavam o sucesso que ela faria e como seria importante para o desenvolvimento de novas produções no futuro. Ambientado na cidade de mesmo nome, policiais locais tentam solucionar o misterioso assassinato de Laura Palmer. Eis que surge o agente Cooper do FBI para orientar os policiais locais. O fator principal dela é o toque de mistério empregado e os personagens, altamente desenvolvidos, cômicos e reais. Com suas duas temporadas recebeu 18 indicações ao Emmy, além de receber o prêmio de melhor drama no Globo de Ouro. Muitas das séries e filmes atuais se inspiraram na série de David Lynch, aqui listamos algumas delas.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

10. Wayward Pines (2015)

Dirigida por M. Night Shyamalan e baseado no livro “Pines” de Blake Crouch, Wayward Pines surgiu como uma minissérie com dez episódios e apenas uma temporada programada. Sucesso foi tanto que teve uma segunda temporada foi feita, mas sem tanta popularidade quanto a anterior. Para começar, a trama apresenta semelhanças com Twin Peaks. O agente do FBI Ethan Burke (Matt Dillon) entra na cidade que dá nome a minissérie à procura de dois companheiros que sumiram misteriosamente.  Algo estranho acontece na cidade, depois de sofrer um acidente tenta de todas as formas sair de lá e não consegue. Wayward é cercada por cercas eletrificadas e há um muro separando a cidade de algo que os habitantes desconhecem ter do outro lado. É uma série que lembra muito a série de 1990, pelo mistério bem desenvolvido e do porque ninguém consegue sair da cidade, há também muito suspense envolvendo os habitantes da região.

9. Pânico (1996)

Pânico é um marco recente do terror nos cinemas envolvendo um assassino em uma pequena cidade. Depois de seu sucesso muitas outras produções semelhantes surgiram como: Lenda Urbana, Eu Sei o Que Você Fez no Verão Passado, Prova Final e por aí vai. Toda essa mitologia gira em torno de um assassino que usa uma máscara do Ghostface e porta uma faca. Na produção, os assassinatos ocorrem sempre com moradores da cidade de Woodsboro, e esses crimes acabam por chocar e despertar a curiosidade da população. Mas o quê Twin Peaks tem a ver com tudo isso? Primeiro que tudo ocorre em uma cidadezinha pequena, segundo que os personagens e o jeito que o crime vai sendo solucionado lembra os personagens do universo criado por David Lynch. 

8. Fringe (2008)

Fringe ou Fronteiras (nome dado no Brasil) é uma série americana que foi cancelada em sua quinta temporada deixando muitos fãs com gostinho de quero mais. Criada por J.J. Abrams (Lost) é uma mistura de Arquivo X com CSI. Uma equipe é designada para criar um laboratório próprio e investigar acontecimentos estranhos e surreais. Cada episódio era uma história diferente e todos acontecimentos eram investigados e decifrados principalmente pelo Dr. Walter, Olivia e Peter Bishop. Walter, por sinal, é quem dá a dica em um episódio de que a série tem sim uma certa influência de Twin Peaks. Em um dos episódios ele aparece usando um óculos no mínimo diferente, é perguntado o porque do uso desses óculos e ele diz que é uma invenção de seu amigo, Dr. Jacoby. Quem assistiu ao seriado de David Lynch deve já ter percebido que o acessório em questão era do psiquiatra de Laura Palmer e em um dos episódios de Twin Peaks ele aparece o usando. Walter é um personagem muito parecido com Jacoby, ambos são engraçados e enigmáticos. O mistério é o pano de fundo dessa série que poderia muito bem voltar a ser filmada (netflix?)

7. Bates Motel (2013)

Série derivada do clássico Psicose de Alfred Hitchcock estreou sem causar muita expectativa no público. Com suas cinco temporadas até o momento conseguiu manter o ar de suspense do original e desenvolveu melhor o personagem de Norman Bates, além de mostrar seu relacionamento doentio com sua mãe Norma Bates. Enquanto mostra a relação de mãe e filho vai  se desenvolvendo a psicose de Norman. Assassinatos vão acontecendo na cidade e tudo de forma muito sinistra até que é nos apresentado o autor desses atos. As semelhanças com Twin Peaks são gritantes. Para começar há um xerife que com mão de ferro tenta solucionar os crimes misteriosos, assim como o xerife e o agente Cooper em Peaks. Outro fato é o foco no hotel onde os Bates residem. Na série original de Lynch o hotel (The Great Northern Hotel) também aparecia frequentemente e com destaque. Por sinal, a cidade de White Pine Bay é muito parecida com a dos habitantes de Twin Peaks. 

6. The Leftovers (2014)

Na trama de The Leftovers Kevin Garvey é um xerife de uma cidadezinha em Nova Iorque e tem de lidar com drama de nível mundial. Inexplicavelmente 2% da população desapareceu de forma misteriosa e todos se indagam se tudo foi obra do sobrenatural ou algum outro fator como abdução de alienígenas. Além da cidade ser semelhante com a de Twin também sua trama é desenvolvida no mesmo estilo, difícil uma série não fazer o mesmo que a obra da década de 90 fez. Criada por Damon Lindelof e Tom Perrotta a história é baseada no livro de Tom Perrotta.

5. Haven (2010)

Stephen King não poderia ficar de fora de nossa lista. Haven é uma produção americana baseada no livro sem lançamento no Brasil chamado de “The Colorado Kid” em que novamente uma cidade fictícia com o nome de Haven sofre fenômenos estranhos. Audrey Parker (não poderia ser diferente) é uma agente do FBI que vai até a pequena cidade para investigar a morte de um ex-condenado, mas acaba descobrindo que a cidade é um refúgio para pessoas com poderes especiais. Mais próxima a Twin Peaks impossível. Habitantes estranhos, mistérios a serem solucionados e trama cheia de suspense.

4. Lost (2004)

J.J. Abrams teve muitos acertos em sua carreira de produtor, uma delas é a série Lost criada por ele juntamente com Damon Lindelof e Jeffrey Lieber. Série apresenta a vida de sobreviventes de um acidente aéreo que ia de Sidney para os EUA, nessa ilha muitos mistérios são apresentados, enquanto a vida de todos é apresentada e parece ter alguma relação com a ilha. Lost foi a série que deu início a essa nova onda de produções e foi um sucesso que marcou época. Teorias surgiram a respeito do porque tudo acontecia, até Stephen King deu palpites a respeito do que seriam esses acontecimentos. Todos estariam no inferno e vivenciando suas vidas novamente? Estariam todos mortos? Série usa da fórmula que consagrou a produção de Lynch. Os produtores já disseram que são fãs de Twin Peaks e nada mais óbvio que colocar elementos dela em Lost

3. Donnie Darko (2001)

Com quatro longas-metragens na carreira Richard Kelly fez uma obra que recebe aura de produção cult até os dias de hoje. Em Donnie Darko ele trabalha com o surrealismo que estão tão presentes nas obras de David Lynch como Império dos Sonhos e em Twin Peaks. Assim como a série de 1990 que tem elementos estranhos aqui encontramos o coelho Frank como peça chave para tudo. O que seria esse coelho? Seria o alter-ego de Donnie? Ele estaria louco? Tudo é decifrado aos poucos, com muito suspense e estranheza. Por coincidência Donnie Darko tem como um dos principais cenários o colégio que também é muito presente em Twin Peaks.

2.  Breaking Bad (2008)

Breaking Bad é referência em excelência pelo seu roteiro desde que as séries começaram a ser produzidas em massa. Walter White e seu parceiro Jesse Pinkman são dois traficantes atrapalhados que desejam fazer fortuna rapidamente “cozinhando” anfetaminas. White o faz para deixar o dinheiro para sua família já que foi diagnosticado com câncer de pulmão e tem pouco tempo de vida, Jesse porque deseja ter uma vida fácil. As semelhanças com Twin Peaks vão desde a vida dos personagens na cidade de Albuquerque até o suspense criado em torno da vida dos dois. O roteiro bem trabalhado e seu desenvolvimento lembram a série de David Lynch, mesmo que não diretamente elas são sim parecidas. 

1. Arquivo X (1993)

Arquivo X estreou dois anos após Twin Peaks ser cancelada e logo foi adotada como queridinha do público que ficaram órfãos da série. A história traz um ar misterioso e cheia de enigmas, além de contar com dois carismáticos agentes do FBI. Em cada episódio apareciam monstros bastante surreais como alienígenas, lobisomens e vampiros. Muitas séries hoje bebem da fórmula da série sobrenatural, mas poucos sabem que a referência para a criação dela foi Twin Peaks. Há uma coincidência entre as duas produções, o agente Mulder (David Duchovny) participou da segunda temporada da série de Lynch interpretando dois personagens, o agente Dennis e Denise Bryson.

Comente!