Esse nosso especial de Alien só tem comprovado uma coisa: essa franquia rende mais do que muita gente imagina. Agora com a chegada do formidável Alien Covenant, imagino que muitos fãs e novos fãs queiram se aprofundar mais na grandiosa mitologia de Alien. Por sorte, após o estrondoso sucesso de Alien, O Resgate, a Dark Horse e outras editoras encomendaram muitos quadrinhos e livros sobre a franquia de horror espacial. Deixe de preconceito e conheça as 10 melhores histórias em quadrinhos que o xenomorfo recebeu!

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter e fique por dentro de todas as notícias! «

10. Alien vs Predador

Sim! A origem dessa treta cósmica veio diretamente das HQs. A aposta da Dark Horse foi recebida como mera bobagem antes da publicação. Porém, quando o quadrinho saiu, o sucesso foi absoluto a tal ponto de influenciar um easter egg no filme Predador 2.

A narrativa da HQ é tão poderosa que acabou influenciando toda a mitologia da franquia Predador. Tudo acontece no planeta Ryushi, uma das colônias humanadas da Companhia que não por acaso é um dos locais a sediar a grande caçada dos predadores. A criatura que eles adoram caçar são os xenomorfos, considerados os oponentes perfeitos. Logo, por conta de alguns ovos jogados no planeta, os humanos se veem no meio de um embate mortal entre as criaturas mais perigosas da galáxia.

Uma simples história como essa rendeu uma legião de outras HQs, além de jogos e dois filmes (péssimos).

9. Genocídio

Essa one-shot é muito interessante, pois traz a Grande Guerra Alien. Sim, até essas criaturas já tiveram desavenças entre si. Alguns marines são enviados ao planeta de origem dos xenomorfos para roubar uma rainha alien (?) por conta do efeito esteroide quando os humanos ingerem essa geleia que a criatura excreta.

Já não bastasse essa missão suicida, os marines chegam no planeta justamente quando os aliens estão em plena guerra civil. Um Rainha mutante vermelha nasceu e quer reivindicar seu trono contra a Rainha alien normal. Logo, aliens e aliens vermelhos (mais fortes, mas mais lentos para nascer) começam a lutar por seus lados. Violenta, interessante e hilária. Essa HQ merece ser lida. Foi ela que introduziu a variante vermelha dos xenomorfos que já apareceram em outras histórias.

8. Outbreak/Nightmare Asylum

Essas duas HQs contam a mesma história. Antes da estreia de Alien³, eram consideradas canônicas. Nelas, acompanhávamos as aventuras de Newt e Hicks anos depois dos acontecimentos de Aliens, O Resgate. Como uma HQ é sequência da outra, basicamente vemos a origem de um surto xenomorfo em pleno planeta Terra. Seja com loucos traficantes ou até mesmo com insanos que tentam domar a criatura. Obviamente, tudo vai pro espaço rapidinho cabendo à dupla consertar todas as cagadas.

Valem a leitura por mostrar um caminho que poderia ter sido seguido nos cinemas, mas que ficou restrito apenas a nona arte.

7. Music of the Spears

A insanidade perfeita em uma baita história original. Um músico já meio biruta tem uma ideia que poderia valer o milhão: criar uma sinfonia completa através dos sons de um xenomorfo. Após receber sinal verde da gravadora, mercenários ninjas (é, ninjas) conseguem adquirir um ovo para que o músico consiga realizar seu experimento em ambiente controlado. Obviamente a coisa não permanece controlada por muito tempo, mas mesmo seguindo o final obrigatório, Music of Spears traz uma boa história de descida à loucura em busca da perfeição musical que merecia ser adaptada aos cinemas por Damien Chazelle.

6. Newt’s Tale

Finalmente uma das questões não respondidas em Aliens é esclarecida aqui: como raios Newt conseguiu sobreviver ao surto de xenomorfos em LV-426? E, bem, a história é bem trágica e muito pesada, já que Newt é diretamente responsável pela morte dos pais e da colônia inteira. Ela mostra a nave Derelict à sua família que, ao entrar na câmara do piloto, acaba infectada por facehuggers. Xenomorfos nascem e vocês já sabem o resto da história. Ela dá outra dimensão para a personagem que sempre carregará a mágoa e a responsabilidade de ter condenado milhares de vidas.

5. Labyrinth

Uma das histórias mais perversas e misteriosas da franquia. Nela, depois que um pesquisador morre de ataque cardíaco em uma estação espacial, marines e investigadores são enviados para investigar. Descobrindo, pouco a pouco, do que se tratava a pesquisa do morto, segredos horrorosos são revelados que conectam com o passado de cada um dos protagonistas.

4. Aliens: Apocalypse

Muito antes de Prometheus acontecer, os fãs de Alien puderam conhecer um pouco mais dos ‘Engenheiros’, a.k.a. Space Jockeys através dessa pequena aventura. Na história, uma mulher é enviada para resgatar um cientista em um planeta desolado. Mais tarde, é descoberto que o planeta abrigava uma colônia de Space Jockeys e para o azar da heroína, também tem alguns ovos xenomorfos dando sopa. Embora não responda muitas perguntas, a HQ traz o resultado de um alien oriundo de um facehugger que ‘engravida’ um dos Engenheiros. Garantimos que o resultado é nojento e medonho.

3. Rogue

Se há uma Rainha Alien, por que diacho não teria um Rei Alien? Seguindo essa lógica que Rogue conta essa história de um xenomorfo aperfeiçoado geneticamente por cientistas malucos. Boa e velha história de matança exagerada originada pela vaidade humana.

2. Aliens: Salvation

Essa já é fenomenal apenas pela presença do mito Dave Gibbons, desenhista de Watchmen. A narrativa toma uma abordagem surreal ao tomar o ponto de vista de um cozinheiro cristão de uma nave cargueiro que é forçada a pousar em um planeta tropical após uma das cargas ser violada. Nenhuma surpresa que era um xenomorfo.

Após o capitão da nave deixar o protagonista isolado no planeta com a criatura, vemos a abordagem muito distinta do personagem se defender do terror que o persegue: apostando apenas na fé. Com diversas simbologias religiosas poderosas, Salvation é uma ótima dica para ler antes de Covenant.

1. Fire and Stone

Um dos casos clássicos de um produto derivado conseguir apresentar uma ideia melhor que o original. No caso, Fire and Stone busca explorar os conceitos apresentados em Prometheus. A narrativa acontece anos depois, ao mesmo tempo que Aliens. Após escaparem do ataque xenomorfo em LV-426, um grupo de colonos viaja para a lua mais próxima: LV-233, que agora possui vida e vegetação graças ao intenso contato com o mutagênico da gosma preta.

O problema é que a vida alien também encontrou um meio de infestar o planeta, colocando todo o grupo em risco, além dos outros novos perigos biológicos que infestam o bioma. Não apenas por conseguir conectar Prometheus com muita competência ao macrocosmo alien, a série de HQs consegue explorar a fundo toda a mitologia apresentada no filme, inclusive revelando o que acontece com o Deacon, o protoxenomorfo que se liberta do corpo do Engenheiro ao fim do filme. Incontestável que se trata do melhor trabalho envolvendo a franquia nos quadrinhos. Leia, leia, leia!

Menção Honrosa: Alien, a História Ilustrada

É muito comum diversos filmes terem suas histórias adaptadas para os quadrinhos, assim como são novelizadas em alguns casos. Com Alien não foi diferente. Porém, o diferencial dessa HQ são os nomes responsáveis pelo roteiro e arte: Archie Goodwin e Walt Simonson, dois gigantes da indústria que escreveram Luke Cage e Homem-Aranha, além de Simonson ter criado um dos heróis mais impactantes dos quadrinhos: Bill Raio Beta em sua fase esplendida a frente da HQ de Thor.

Os artistas não adicionam nada novo e seguem a risca a história do filme, mas apresentam os eventos com pontos de vista diferentes e muito criativos. Obrigatório para qualquer fã de Alien.

Leia mais sobre Alien

Salvar

Comente!