Twin Peaks revolucionou a produção televisiva em 1990, quando estreou sua primeira temporada com modestos 8 episódios. A pergunta ‘Quem matou Laura Palmer?’ fascinou uma geração inteira de espectadores e abriu caminho para uma nova forma de fazer ficção de qualidade na televisão. Esse entusiasmo do público e a boa recepção da crítica levou a série para uma segunda temporada com 22 episódios (menos apreciada) que terminou em junho de 1991. Mesmo com pouco mais de um ano no ar, Twin Peaks tinha se transformado em uma obra cult. Agora, o retorno da série neste domingo (21) através do canal Showtime é um dos eventos mais esperados do ano.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Mas vamos focar no título: você lembra o que era Twin Peaks? O nome vem do cenário principal da série, a pacata cidade ficcional de Twin Peaks, no estado norte-americano de Washington, que é abalada pelo assassinato de Laura Palmer. Muitas séries que vieram depois disso também tornaram-se emblemáticas justamente pelas cidades que trouxeram como palco para os seus mistérios e bizarrices.

* * * * *

ATENÇÃO! Antes que você se pergunte o porquê do seu show favorito ter ficado de fora dessa lista, precisamos esclarecer três pontos importantes para a construção dela. Primeiro: não entraram séries que usam cidades reais como pano de fundo para a história. Assim, séries como The Originals (Nova Orleans) e Grimm (Chicago) não estão na lista. Segundo: tentamos focar nas cidades mais sombrias do que curiosas, deixando Once Upon a Time (Storybrooke) e Under The Dome (Chester’s Mill), por exemplo, de fora. Por fim, séries mais antigas do que Twin Peaks não estão no ranking. É o exemplo de The Twilight Zone (Zona do Crepúsculo). Se você conhece mais um lugarzinho assustador que ficou de fora da nossa lista, pode deixar aí nos comentários um pouquinho sobre ela.

Boa leitura!

HemlockGrove

Hemlock Grove | Hemlock Grove (2013 – 2015)

Segredos são só parte do cotidiano da pequena Hemlock Grove: o lado sinistro da cidade se esconde em plena luz do dia. Esse foi o slogan utilizado pela Netflix durante a campanha de lançamento da primeira temporada de Hemlock Grove. Pode ser considerada a primeira série realmente original do serviço de streaming, já que House of Cards é inspirada na versão britânica. Mistério, assassinato e monstros são praticamente uma rotina para alguns habitantes da misteriosa cidade localizada na Pennsylvania. Além da atmosfera de mistério da pequena Hemlock Grove, os cenários contribuem bastante para criar um clima de suspense total. A Netflix usou locações de verdade para algumas filmagens, em casas antigas que ficavam em um sítio histórico de Ontário, no Canadá. E o melhor de tudo isso é que você pode assistir aos 33 episódios da série na Netflix!

19074TVD

Mystic Falls | The Vampire Diaries (2009 – 2017)

Da Pennsylvania direto para a Virgínia, nós podemos encontrar a pitoresca cidade de Mystic Falls, cenário de The Vampire Diaries. Quem assiste (ou assistia) a série, sabe que muitas coisas na trama dependem do passado sombrio e secreto da cidadezinha. Fundada em 1859 pelas tradicionais famílias fundadoras, ela passou por marcos históricos como a Guerra de Secessão e traz na bagagem lendas sobre vampiros, lobisomens, bruxas, fantasmas, duplicatas e híbridos. Ela enfrentou poucas e boas durante as 8 temporadas da série, inclusive uma evacuação total devido a infestação de vampiros. Mystic Falls na verdade substitui a igualmente misteriosa Fell’s Church, que é a cidade onde se passa a série de livros de mesmo nome, que deu origem à série de televisão. Apesar da história acontecer na Virgínia, as cenas eram gravadas na Geórgia, a mais de 700 quilômetros de distância.

buffyChosen799

Sunnydale | Buffy: A Caça-Vampiros (1997 – 2003)

Já que estamos falando de vampiros, precisamos lembrar também de Sunnydale, no ensolarado estado da Califórnia. Só para começar a falar dessa cidadezinha com pouco mais de 38 mil habitantes, ela está localizada em uma ‘Boca do Inferno’ – um portal entre esta realidade e o além, de acordo com a mitologia de Buffy: A Caça-Vampiros. Uma boa característica para atrair turistas, não é? A cidade possui poucas escolas e um número incontável de elementos sem nenhum conveniência com a realidade: ao todo, foram reveladas 43 igrejas e 12 cemitérios durante as 7 temporadas da série. Outro cenário recorrente era a Sunnydale High School, construída em cima da tal ‘Boca do Inferno’, gerando várias consequências sobrenaturais tanto em alunos, quanto em professores. Becos escuros, mansões e casas assombradas, além de uma população adulta bem suspeita, faziam parte da rotina de Sunnydale – que ainda foi evacuada para evitar um apocalipse! (Tá bom, ou quer mais?)

stranger-things-on-netflix

Hawkins | Stranger Things (2016 – )

Localizada em Indiana, Hawkins não é uma cidade necessariamente sombria, como Hemlock Grove ou Mistyc Falls. O grande problema são as empresas localizadas na área, que escolheram a pequena cidade de Indiana para realizar experimentos secretos com o sobrenatural em plena década de 1980. Mesmo assim, quando Stranger Things estreou na Netflix ano passado, a ambientação de Hawkins foi um dos destaques da trama. O executivo Shawn Levy disse em entrevista que “como qualquer pequena cidade dos Estados Unidos há algo Spielbergiano sobre Indiana. Hawkins é uma cidade com história – não apenas na sua localização e construções, mas principalmente nos seus personagens”. De acordo com o produtor Ross Duffer, “o local ideal para algum acontecimento sobrenatural”. A cidade quase foi chamada de Montauk (a série teria o mesmo nome) e seria localizada no estado de Nova York. Entretanto, acabou sendo filmada em Jackson, na Geórgia, e virou a fictícia Hawkins.

haven (1)

Haven | Haven (2010 – 2015)

Assim como Under The Dome, que também virou série mais recentemente, outra drama sobrenatural baseado nos romances de Stephen King estreava na televisão em 2010. O livro The Colorado Kid foi lançado em 2005 e traz a cidade fictícia chamada Haven, localizada no Maine. A série foi a primeira propriedade a ser produzida pelo canal pago da Syfy em todo o mundo e permaneceu no ar por cinco anos. Uma agente do FBI é a personagem central de Haven, pois sua curiosidade sobre seu passado desconhecido a coloca no epicentro de estranhos acontecimentos em torno de uma praga de aflições sobrenaturais. Repleta de mistérios e mais sombria que Chester’s Mill (UTD), Haven é há muito tempo um refúgio para as pessoas que têm habilidades sobrenaturais. O drama sobrenatural era filmado na costa sul da Nova Escócia , no Canadá.

scream

Lakewood | Scream (2015 – )

A referência vem da década de 1990, quando Scream (1996) estreou nos cinemas trazendo a fictícia cidade de Woodsboro, Califórnia, como cenário para os assassinatos do que viria a tornar-se uma franquia. Na série desenvolvida em 2015 pela MTV, a pequena Lakewood (não é revelado em qual estado ela reside) virou palco para o banho de sangue. A premissa é a mesma: uma onda de assassinatos reacende a curiosidade sobre casos que aconteceram no passado da cidade e inspiram um novo serial killer a matar os estereotipados jovens da escola local. Scream foi filmada em Baton Rouge, no estado norte-americano da Louisiana, e deve ganhar um reboot para a terceira temporada que estreia em setembro sob a tutela da Netflix. Os protagonistas serão outros e os fãs podem ter que dizer adeus à Lakewood. Vale lembrar que alguns mistérios do fim da temporada anterior não foram concluídos com esse reboot, então assista por sua conta e risco.

NICOLE GALE ANDERSON, TYLER BLACKBURN

Ravenswood | Ravenswood (2013 – 2014)

O spin-off da consagrada Pretty Little Liars não deu muito certo em termos de audiência e, apesar da recepção morna da crítica, acabou cancelado após uma temporada com apenas 10 episódios exibidos. Ravenswood se passava em uma cidade homônima na Pennsylvania, sendo vizinha de Rosewood, onde acontece a trama da série original. Ela foi principalmente mal recebida pelo público por conta da pegada mais sobrenatural, o que não tem nada a ver com o assunto que PLL trazia desde 2010. A trama gira em torno de uma maldição sinistra feita através de um pacto entre os moradores no século XIX e que passa a atormentar os protagonistas. Para criar uma atmosfera sombria, claro que a história recorre aos elementos clássicos, com direito a mansões, cemitérios e porões antigos. As filmagens aconteceram em Nova Orleans.

17-bates-motel-hires

White Pine Bay | Bates Motel (2013 – 2017)

O roteirista Carlton Cuse assumiu em uma entrevista que Twin Peaks foi uma inspiração fundamental para construir a trama de Bates Motel, um prólogo contemporâneo para o clássico Psicose (1960) de Alfred Hitchcock. A série começa justamente com Norman Bates e sua mãe, Norma, mudando-se para a cidade costeira de White Pine Bay, localizada no estado do Oregon, nos Estados Unidos. E eles não poderiam ter escolhido uma cidade pior! Inicialmente ela parece ser bem calma, o que nos faz esperar que boa parte do suspense venha das ações do garoto, mas o lugar se revela aos poucos repleto de segredos envolvendo políticos corruptos, prostitutas, jogos de interesse e a grande produção local de maconha. Durante cinco temporadas (a série foi encerrada no mês passado), a cidade canadense de Aldergrove serviu de cenário para White Pine Bay. Apesar das cenas internas na casa dos Bates serem gravadas em estúdio, a produção até construiu uma réplica da casa de Psicose por lá.

Seriado A Lenda de Sleepy Hollow estreia na Band nesta sexta

Sleepy Hollow | A Lenda de Sleepy Hollow (2013 – )

A cidade de Sleepy Hollow tem seu nome inspirado na pequena vila descrita no conto em que se baseia a narrativa dessa série. Trata-se de uma publicação com apenas cinco páginas, escrita pelo americano Washington Irving em 1809. Ele descreve a comunidade como uma aldeia de imigrantes holandeses às margens do Rio Hudson em Nova York. A Lenda de Sleepy Hollow começa com a ressurreição de um dos personagens mais clássicos da literatura e do cinema de terror: o Cavaleiro Sem-Cabeça. Mas a história estende-se durante mais temporadas trazendo outros personagens sobrenaturais, incluindo até mesmo os Cavaleiros do Apocalipse no enredo. As diversas mortes e os estranhos acontecimentos na cidade tornam Sleepy Hollow uma cidade bem difícil de viver. Salisbury e Wilmington, na Carolina do Norte, já serviram como cenário para a série.

Gotham

Gotham City | Gotham (2014 – )

Por fim, não poderíamos deixar uma das cidades mais famosas da ficção de fora dessa lista: Gotham City sempre foi o lar do Batman em games, filmes e quadrinhos, além de servir como ponto central para a narrativa desenvolvida em Gotham. A série do CW foi criada com o intuito de narrar os primeiros dias do Comissário Gordon na polícia, mas a ideia evoluiu para incluir as origens de Bruce Wayne e de diversos vilões do universo do Homem-Morcego. Mesmo tendo sido criada originalmente nas histórias em quadrinhos, Gotham City está nesta lista por ser um dos lugares mais sombrios e perigosos da ficção para morar, devido aos seus altíssimos índices de criminalidade e corrupção. Quem escreveu o histórico mais conhecido de Gotham foi o quadrinista Alan Moore – um mercenário norueguês teria fundado a cidade e os ingleses mais tarde assumiram o controle. As origens do local ainda envolvem vários rituais de ocultismo. Na televisão, Nova York serve de ambientação para Gotham City.

Alguma cidade ficou de fora? Comente!

Comente!