Esta lista possui mais filmes do que animes, porém garanto que todas são produções japonesas e também são animações premiadas. Se você estiver procurando algo para ver com estilo complexo, os nomes abaixo vão te agradar bastante.

5 – INAKA ISHA

O filme é uma interpretação direta do conto de Franz Kafka “um médico rural”. Contando obviamente a história de um médico do interior que é chamado para atender um menino extremamente doente, eventos surreais começam a acontecer.

4 – KANASHIMI NO BELLADONNA

Traduzido para o inglês como “Belladonna of Sadness” o filme foi inspirado no livro de 1862, escrito por Jules Michelet “Satanism and Witchcraft”. A história classificada +18, conta sobre a camponesa Jeanne que é estuprada no dia de seu casamento por um demônio, seu futuro marido a deixa e agora com sua libido trabalhando forte, ela desenvolve poderes de bruxa.

3 – KUUCHUU BURANKO

Com 11 episódios e classificado para maiores de 17 anos, o anime de 2009 mostra os problemas dos pacientes do doutor Ichiro Irabu, um médico com métodos duvidosos mas que parece sempre levar as pessoas a refletir, encontrando  a resposta para seus problemas.

2 – PERFECT BLUE

O suspense psicológico de 1997, dirigido por Satoshi Kon, conta a história de Mima Kirigoe, uma jovem cantora de J-pop (pop japonês) que decide seguir a carreira de atriz e deixa seu grupo CHAM!. Conhecida como uma figura pura e angelical, ela consegue um papel em uma série policial, não agradando seus fãs, principalmente um que começa a stalkea-la. Vários acontecimentos começam a perturbar Mima e ela começa a não conseguir diferenciar a realidade da fantasia.

Tem 1h20 de duração, e ganhou 3 prêmios, em 1997 venceu o Fantasia Film Festival na categoria melhor filme asiático, 1998 ganhou o Fantasporto Festival e em 2000 o B-Movie Film Festival.

1 – PAPRIKA

A história gira em torno da Dra. Atsuko Chiba, uma cientista genial que criou uma máquina que possibilita a entrada nos sonhos das pessoas. A máquina possibilita a entrada nos pensamentos mais profundos e isso deveria ser usado para resolver problemas psicológicos e emocionais. Seria uma tecnologia incrível para ajudar as pessoas, porém também poderia destruir vidas e um dos protótipos é roubado, a doutora agora terá que encontrar os ladrões para que estes não usem sua invenção para o mal.

O filme é de 2006 e tem 1h30 de duração. Também foi selecionado para o New York Film Festival e merece o primeiro lugar em nossa lista por sua qualidade de imagem e roteiro.

Comente!