O Homem-Aranha já passou por poucas e boas em suas encarnações no cinema, e durante esse meio tempo, tivemos diversos projetos cancelados e ideias que nunca saíram do papel. Aqui, vamos relembrar 5 filmes do Teioso que – para bem ou para mal – nunca viram a luz do dia, seja por contratos expirados ou simplesmente intenções nunca realizadas.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Confira:

Homem-Aranha de James Cameron

Certamente um dos casos mais famosos de “projetos nunca realizados”, a mente por trás de O Exterminador do Futuro e Avatar chegou bem perto de fazer o primeiro grande filme do Homem-Aranha nos cinemas, escrevendo um roteiro que trazia o Electro e Homem-Areia como inimigos principais e um tom muito mais adulto, com uma linguagem mais pesada e até uma infame cena de sexo entre Peter Parker e Mary Jane Watson em cima da ponte do Brooklyn. Vale apontar que a ideia do herói ter teia orgânica nasceu desse roteiro, e acabou reaproveitada nos filmes de Sam Raimi. O projeto acabou cancelado por problemas com direitos autorais e um orçamento estourado. O casting do filme de Cameron incluia Leonardo DiCaprio como Parker, Michael Biehn como o Homem-Areia, Lance Henricksen como Electro e ainda uma cameo de Arnold Schwarzenegger como o Doutor Octopus!

Homem-Aranha de David Fincher

Parece bom demais pra ser verdade, mas aquele que atualmente é um dos maiores diretores americanos vivos já esteve perto de oferecer sua visão sombria para o Amigão da Vizinhança. Diferentemente de Sam Raimi e Marc Webb, Fincher não estava interessado em uma história de origem de super-herói, mas sim em analisar o tema de um homem que aceita o fato de ser uma aberração. O filme começaria já com o pé na porta: a morte de Gwen Stacy pelas mãos do Duende Verde, que então seguiria para uma operática abertura de créditos que contaria toda a origem do herói, então o filme começaria de fato quando Peter conhece Gwen Stacy. Ousado, pra dizer o mínimo.

Homem-Aranha 4

Esse daqui dá um aperto no coração só de lembrar. Mesmo com a recepção desfavorável de Homem-Aranha 3, Sam Raimi e a Sony fariam uma quarta aventura com Tobey Maguire e Kirsten Dunst, com lançamento marcado para o verão de 2011. A produção traria John Malkovich como Abutre, Anne Hathaway como a Gata Negra e até uma cameo de Bruce Campbell como Mysterio, e é descrita como uma aventura muito mais pessoal e que tentaria evitar os erros do antecessor. Porém, Amy Pascal não estava satisfeita com a escolha do vilão (insistindo para que o Lagarto fosse usado), e os roteiristas não conseguiriam acertar o roteiro a tempo do início já marcado das filmagens. Raimi saiu do projeto na esportiva, clamando que “não faria o filme a menos que fosse excelente”. E pensar que hoje mesmo temos o Abutre como um dos vilões…

O Espetacular Homem-Aranha 3

Mais uma continuação que estava anunciada, a recepção fraca do segundo filme com Andrew Garfield transformou por completo os planos da Sony em expandir seu próprio universo do Homem-Aranha. Um terceiro filme já estava definido e com estreia marcada para 2016, contando com o retorno de Garfield, Sally Field, Dane DeHaan, Felicity Jones (como Gata Negra, lembram dessa?) e do diretor Marc Webb, mas sem qualquer detalhe sobre a trama definido. No fim, o longa acabou engavetado quando Amy Pascal e Kevin Feige incorporaram o personagem ao MCU com Tom Holland.

Sexteto Sinistro

O projeto dos sonhos de Avi Arad, e um dos fortes fatores que tornou O Espetacular Homem-Aranha 2 um festival inchado de personagens e promessas para o futuro. O filme reuniria alguns dos vilões do Aranha para uma história de redenção, contando com o Duende Verde de Dane DeHaan, o Rino de Paul Giammati e ainda sugeriu, graças aos emails vazados durante o Sony Hack, a presença do Abutre (Colin Firth como candidato), Doutor Octopus (Sean Penn, Woody Harrelson, Denzel Washington, Daniel Craig como candidatos) , Homem-Areia (Tom Hardy, Jonah Hill, Danny McBride, Sharlto Copley como candidatos), Venom (Channing Tatum como candidato) e até uma versão feminina de Scorpion (Rose Byrne, Emily Blunt, Keri Russell, Ruth Wilson como candidatas). Drew Goddard (O Segredo da Cabana) trabalhava no roteiro e estava contratado para dirigir. UFA!

Menção honrosa

Homem-Aranha no World Trade Center

Não é exatamente um filme, mas essa história é bem conhecida. O primeiríssimo teaser do Homem-Aranha de Sam Raimi trazia uma elaborada sequência onde um grupo de criminosos realiza um assalto em um banco, fugindo de helicóptero pelos arranha-céus da cidade. O plano só dá errado quando o veículo é preso em uma gigante teia de aranha, posicionada entre as duas torres do World Trade Center. Como o vídeo antecedeu o atentado do 11 de setembro, tanto o trailer quanto a cena acabaram removidos da divulgação do filme. Temos que admitir, é uma imagem icônica.

Foi bom que não tivemos nenhum desses filmes? Qual desses você gostaria de ter visto? E por que diabos a Sony não fez Homem-Aranha 4?

Comente!

Especial Homem-Aranha

Comente!