Já estamos no final das Olimpíadas Rio 2016, então aproveitamos para trazer alguns filmes que usaram esse tema em seus enredos e são perfeitos para assistir agora com o fim dos jogos.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

1 – Carruagens de Fogo

carruagens de fogo

Dois atletas bem diferentes. Um é missionário devoto de Deus, outro um judeu que quer mostrar seu valor para a sociedade de Cambridge. Os dois querem uma vaga na equipe de atletismo da Grã-Bretanha para competir na Olimpíada de 1924 em Paris e numa situação que poderia tirar um deles dos jogos, o outro o ajuda, e eles conseguem com muito talento entrar na equipe juntos. A partir daí acompanhamos a equipe se preparando para os jogos olímpicos.

Lançado em 1981, se tornou praticamente um símbolo das Olimpíadas, principalmente por sua música tema feita por Vangelis, que se tornou um hino para os maratonistas em todo o mundo. Você já deve ter visto a cena onde vários atletas correm numa praia, certo? Ela se tornou uma das mais famosas do cinema.

Ele foi merecidamente indicado a sete categorias do Oscar, ganhando quatro delas incluindo Melhor filme.

Se está procurando um filme que mostre todo o espirito olímpico, com toda a sensibilidade e beleza dos jogos, essa deve ser a sua escolha!

2 – Munique

Avner (ERIC BANA) and wife Daphna (AYELET ZURER) in a scene from STEVEN SPIELBERG?S ?Munich.?

Aqui o foco não são os jogos, mas o fim do sonho de alguns atletas israelenses que foram feitos de reféns e assassinatos durante a Olimpíada de 1972, em Munique na Alemanha. Dirigido por Steven Spielberg, o filme acompanha a equipe recrutada para caçar o grupo autor do atentado, conhecido como Setembro Negro.

O atentado realmente aconteceu e o mundo todo pode acompanhar a tensão e drama, além de ver o quanto isso afetou a todos na competição que estava na segunda semana mais ou menos.

Se gostaria de conhecer um pouco do que aconteceu em Munique em 1972 e ver um pouco do outro lado dos jogos olímpicos, nesse caso um lado sombrio, não há melhor escolha.

3 – Foxcatcher

f

Conhecemos Mark Schultz, campeão olímpico de luta grega-romana que sempre treinou com seu irmão mais velho David que também era campeão olímpico. Mark é convidado pelo milionário John du Pont para participar de sua equipe, convite esse que ele aceita pensando em todas as melhores condições que teria para treinar.

Durante o filme conseguimos acompanhar o treinamento pesado e toda a pressão imposta no lutador.  Porém tudo isso acaba culminando em uma tragédia.

Outra produção que nos conta como pode ser trágica a busca por sucesso nos jogos Olímpicos. Mas se busca um filme que nos mostra os bastidores e uma história real, essa com certeza é a sua escolha.

Foi indicado a cinco categorias do Oscar, porém não acabou levando nenhuma estatueta.

4 – Voando Alto

voando alto 3

Voando Alto é um dos melhores feel good movies possíveis para assistir em um tranquilo fim de semana. Nele, a história acompanhamos a história de Eddie Edwards, um rapaz que desde que se conhece por gente, sonha em ser atleta olímpico. Vendo que suas chances são muito limitadas para entras nas Olimpíadas de Versão, tenta a sorte em alguns esportes da Olimpíada de Inverno. Para isso, foge de casa para treinar na Alemanha, onde acaba conhecendo seu inusitado treinador, Bronson Peary. 

Sem dúvidas, para quem procura uma comédia refinada, de bom gosto e muito emocionante, não há escolha melhor.

5 – Prefontaine

prefontaine-filme-1997

Conta a história do excelente corredor norte-americano, Steve Roland Prefontaine, que perseguia o sonho de se tornar um campeão olímpico. Participou dos jogos de Munique em 1972, onde chegou em quarto lugar na prova dos 5.000 metros. Continuou a treinar e conseguiu bater quase todos os recordes norte-americanos, com isso se tornou o favorito para ganhar o ouro na próxima Olimpíada. Porém uma tragédia inesperada aconteceu.

Prefontaine faleceu aos 24 anos em um acidente de carro, apenas três anos depois da Olimpíada, acabando assim com o sonho do atleta e o tornando uma inspiração para muitos corredores.

O foco desse filme não é a tragédia, mas sim a superação e a busca do sonho que Prefontaine tinha que ser ganhador Olímpico. Então se busca conhecer um pouco mais a fundo a história de um atleta incrível, já tem sua escolha.

Bônus: Assista a tão famosa cena de Carruagens de Fogo, com seu tema que segue como hino para muitos atletas olímpicos.

Comente!