Muitos estúdios hoje lançam filmes já pensando em fazer franquias com eles, um bom exemplo disso foi o primeiro Homem de Ferro lá em 2008, que foi lançado com a pretensão de iniciar um Universo Cinematográfico focado nos personagens da Marvel. O filme acabou sendo um sucesso e o estúdio conseguiu o que queria. Porém, existem vários casos onde um filme acaba fracassando e a ideia de iniciar uma franquia acaba indo para o fundo da lixeira.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Com isso, listamos cinco filmes que tentaram iniciar franquias, mas acabaram sendo fracassos completos e o estúdio abandonou a ideia, confira.

REI ARTHUR: A LENDA DA ESPADA

Guy Ritchie é com certeza um bom diretor. Tendo dirigido filmes como Sherlock Holmes, Snatch e Agentes da U.N.C.L.E, ele era uma escolha no mínimo interessante para iniciar uma franquia do Rei Arthur, ainda mais com um elenco de peso contando com Jude Law, Charlie Hunnam e Djimon Hounsou. Porém acabou que o filme foi um fracasso completo, tanto de crítica quanto de bilheteria, gerando inclusive prejuízos para o estúdio, com isso toda a ideia de começar um Universo Cinematográfico foi para a lixeira, junto com qualquer chance de qualquer sequência.

O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA

Quando O Espetacular Homem-Aranha 2 ainda estava em fase de produção, a Sony já estava planejando várias sequencias e spin-offs para montar um universo cinematográfico do personagem. Eles tinham inclusive marcado datas, contratado um diretor para o filme do Sexteto Sinistro e já estavam pensando em fazer uma prequel de O Espetacular Homem-Aranha 2. Bem, mas acabou que o filme fracassou, e ainda teve uma treta imensa envolvendo os e-mails vazados da Sony, e acabou que esse universo cinematográfico acabou sendo cancelado e o Homem-Aranha agora faz parte do Universo Cinematográfico da Marvel. A Sony vai tentar construir outro universo focado nos outros personagens do universo do Homem-Aranha, começando com um filme do Venom, vamos ver se desta vez vai dar certo.

QUARTETO FANTÁSTICO

Eu realmente não entendo a Fox, eles fizeram três filmes do Quarteto Fantástico e nenhum deles prestou. Tivemos os dois filmes na década passada dirigidos por Tim Story, e ambos foram ruins, e a Fox já estava planejando uma sequência iria contar a com a presença do Pantera Negra inclusive. No fim, tudo acabou sendo cancelado. Então veio o reboot de 2015, antes do filme estrear, a Fox já havia até marcado uma sequência e estava planejando um crossover com os X-men. Bem, sabemos muito bem qual foi a recepção do novo Quarteto, com isso todos os planos foram para a lixeira.

PERCY JACKSON

A série de livros escrita por Rick Riordan é uma mistura de ação moderna com deuses e monstros da mitologia grega, é realmente um ótimo material para se adaptar nas telonas e com a adaptação cinematográfica certa, com certeza conseguiriam várias sequências. A adaptação de O Ladrão de Raios conseguiu fazer um sucesso mediano ate e fizeram uma sequência, já pensando em fazer uma franquia da saga. No entanto, essa sequência fracassou em tudo, até em ser um filme decente ele falhou. Assim o estúdio não investiu mais em filmes do Percy Jackson.

A MÚMIA (2017)

A Universal estava realmente confiante que o novo filme da Múmia conseguiria começar um universo cinematográfico focado nos monstros que pertencem ao estúdio. No século passado, a Universal já havia feito esse Universo Cinematográfico e saíram muitos bons filmes disso. Eles tentaram repetir o mesmo feito agora, e bem, não deu nada certo. Eles já tinham diretores, elenco e até datas de inicio das produções do filme, e pelo visto depois do fracasso que foi o filme da Múmia, foi tudo para o fundo da gaveta, realmente uma pena.