em

Lista | 5 Possíveis Nomes para dirigir ‘O Batman’

O DCEU está em maus lençóis novamente. Depois de relatos indicando que Mulher-Maravilha está uma bagunça, do roteiro de Flash ser reescrito completamente, além do filme estar sem diretor, agora The Batman perde Ben Affleck para capitanear o filme. A justificativa é justa, mas com certeza deixa os fãs do vigilante favorito de Gotham bastante aflitos.

Porém, há diversos outros bons nomes para assumir a direção do longa o quanto antes. Vamos sugerir apenas cinco que tem chances de aceitar o projeto, já que diversos diretores da indústria não tem interesse em se envolver com filmes de super-heróis.

Matt Reeves

Tendo concluído seu trabalho com a trilogia prequel de Planeta dos Macacos, Reeves parece estar com a agenda livre. O clima soturno, a excepcional direção de grandes peças de ação e uma encenação inteligente contribuem bastante para que Reeves seja o nome certo. Possivelmente, é o diretor mais completo para assumir o projeto de todos que pintarem nessa lista. Reeves não tem preconceitos com gêneros e ainda está em uma fase da carreira propícia para dirigir blockbusters mais “pipoca” como são os filmes de super-herói.

Matthew Vaughn

É um dos nomes mais improváveis da nossa lista, porém o diretor consagrado por Kick-Ass e Kingsman, já demonstrou muito talento para adaptar histórias em quadrinhos do modo mais cinematográfico possível. Como Batman é um herói que toca praticamente a infância de todo mundo, seria maravilhoso ver como Vaughn apresentaria a história de Bruce Wayne nas telonas. O problema talvez seria encontrar o tom sério, já que a maioria dos longas dirigidos por Vaughn fogem da ambientação crua e sádica apresentada em muitas histórias do morcego.

Gavin O’ Connor

É preciso ficar atento com Gavin O’ Connor, pois é muito provável que seu nome seja escolhido pelo estúdio para dirigir o novo Batman. Connor já tem boas relações com a Warner por conta do sucesso módico do divertido O Contador, também estrelado por Ben Affleck que mais se assemelha a uma história de universo paralelo do campeão de Gotham. Trabalhando melhor sua decupagem de ação, Connor conseguiria entregar uma boa adaptação, pois o ambiente denso com personagens ricos de clima peculiar já foi demonstrado em trabalhos anteriores.

George Miller

Possivelmente o nome dos sonhos de muita gente. Especulado para dirigir Tropa dos Lanternas Verdes, Miller teria tempo para organizar e criar ideias completamente originais com forte apelo visual para elaborar um dos filmes mais memoráveis do homem-morcego. Com sua boa relação com os estúdios Warner e o nítido interesse em dirigir filmes de super-herói, o diretor de Mad Max tem boas chances de assumir a produção. Espere um filme muito explosivo e tenso, caso Miller seja o escolhido.

Doug Liman

Liman é um diretor em notório crescimento na indústria. Já confirmado como diretor de Liga da Justiça Sombria, além de contar com bom histórico com a Warner, seria um nome bastante provável para assumir The Batman. Além de Liman dominar muito bem o campo do cinema de ação, é um diretor que já provou sua capacidade em construir atmosferas originais e enervantes com A Identidade Bourne e No Limite do Amanhã.

Hors Concours

Há alguns nomes que se adequam a ficar apenas nas menções honrosas, mesmo que haja alguma chance, bastante improvável, de capitanear o filme.

Gareth Edwards

Com o sucesso tremendo de Rogue One, Gareth Edwards se torna um dos nomes mais quentes da indústria. Além de ser um diretor em início de carreira e, portanto, que aceita diversos projetos de novos blockbusters, Edwards conseguiria entregar uma boa adaptação de Batman para as telonas. Nerd de carteirinha, é um diretor que conhece bastante o campo dos super-heróis, apesar da familiaridade com os filmes de monstro. Apesar de ter abandonado a direção de Godzilla 2, Edwards ainda deve ter boas relações com a Warner. Seria um retorno triunfal para o primeiro estúdio que apostou nele.

Gareth Evans

Apesar de Evans ter conquistado bastante prestígio com seus filmes Operação Invasão, ainda não abandonou o cenário indie por completo. Como a indústria busca nomes competentes e muito frescos com blockbusters, Evans seria uma escolha segura para garantir um filme Batman  cheio de coreografias elaboradas das lutas de artes marciais. Porém, mesmo sendo um gênio da ação, Evans ainda não se destacou por conseguir contar uma grande história com carga dramática acentuada como o filme do Morcego exigiria.

Zack Snyder

Sim! Mais conhecido como Snydeus, Zack Snyder seria um dos nomes mais promissores para dirigir o novo Batman. Como é especulado que o diretor não retorne ao cargo para o segundo filme de Liga da Justiça, Snyder estaria livre para dirigir The Batman mantendo a identidade bem truculenta inaugurada em BvS. Apesar da crítica odiá-lo e diversos fãs torcerem a cara por seu trabalho, Snyder é um dos diretores mais apaixonados e competentes para dirigir obras inspiradas em histórias em quadrinhos. Snyder sempre consegue apresentar sequências de ação inventivas e bem organizadas, além de ter certa competência para colocar narrativas épicas inteiras como 300 e Watchmen sem prejudicar o ritmo do longa. Além disso tudo, é um diretor que tem muita proximidade com o material base e mantém sempre ótimo relacionamento com a Warner, apesar de seus dois últimos filmes não terem rendido tanto quanto os executivos gostariam.

E vocês? Tem alguma sugestão para um nome que seria capaz de dirigir um dos filmes mais antecipados dessa década?

Avatar

Publicado por Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crítica | Jackie

A Bela e a Fera | Remake da Disney ganha trailer final