em

Lista | 7 Diferenças entre livros e filmes do Stephen King

Stephen King é um dos escritores mais adaptados do cinema e seus maiores sucessos são adaptações um tanto livres, com diversas diferenças em relação ao material fonte e aqui elencarei algumas delas:

1. Cemitério Maldito

A história é basicamente a mesma, mas o filme não mostra a morte da esposa de Jud, Norma, que é substituída pelo suicídio da babá Missy Dandridge e o fantasma de Victor Pascow aparece muito mais.

A maior diferença é o tratamento que os “revividos” recebem no fime, Gage por exemplo, no livro ele diz coisas horríveis a Jud antes de matá-lo, coisas perturbadoras, saindo da boca de um bebê… no filme ele só chama a pessoa para brincar antes de passar o bisturi.

2. Carrie, a Estranha

No filme o papel do diretor é bem diminuído e o pai advogado da Chris que cria o conflito para o personagem é totalmente eliminado da história.

A professora de ginastica, Ms. Collins é muito mais simpática com a Carrie no filme do que é no livro.

A morte da mãe de Carrie também é diferente, no livro, Carrie simplesmente usa seu poder de telecinese para parar o coração de sua mãe enquanto que no livro ela morre empalada por diversas facas manipuladas por Carrie e a sua posição após a morte lembra Jesus Cristo crucificado.

No final do livro, Carrie destrói toda a cidade, matando quem vê pela frente, antes de morrer, Carrie fala com Sue Snell telepaticamente. Depois de sua morte, um caso não relacionado de telecinese manifestando em outra garota é mencionado, no filme nada disso acontece.

3. O Iluminado

Agora algumas diferenças de uma das obras mais queridas dos fãs, O Iluminado.

No filme temos algumas diferenças físicas nos personagens, Jack Torance é mais jovem e Wendy é descrita como uma mulher loira e bonita e no filme, bem… ela é interpretada pela Shelley Duval.

Danny tem visões de praticamente tudo que vai acontecer no livro (e as vezes o que já aconteceu) enquanto que no filme só fica claro que ele viu as duas gêmeas e a famosa cena do sangue saindo do elevador.

O amigo “imaginário” de Danny,  Tony é visto no livro, somente por ele. No filme ele não aparece nenhuma vez, somente é representado pelo dedo de Danny.

No livro há muito mais elementos sobrenaturais explícitos. Mangueiras, cercas vivas e até mesmo o  elevador ganham vida, e a presença dos fantasmas é muito mais constante enquanto que no filme o sobrenatural é mais minimalista.

O quarto maligno é o 217 no livro enquanto que no filme é o 237.

O hotel é uma espécie de entidade e tem um objetivo especifico no livro, que é ficar com os poderes de Danny para si, mas no filme isso não fica claro.

No livro Dick Haloran sobrevive e o hotel explode devido a um mal funcionamento na caldeira, matando Jack Torrance, enquanto que no filme Dick é morto por Jack e Jack morre congelado.

4. Louca Obsessão

No livro, toda a história é narrada sobre o ponto de vista de Paul Sheldon, no filme, temos a subtrama do xerife Buster.

No livro, Paul tinha um titulo para seu manuscrito, se chamava “Carros Velozes”, no filme não tem titulo.

O livro tem algumas passagens do romance que Paul escreve para Annie, enquanto que o filme as ignora.

No livro, Annie corta fora o pé de Paul com um machado e algum tempo depois, o polegar. No filme, ela quebra suas pernas com um martelo.

No livro, ao avistar um jovem policial se aproximando, Paul grita por socorro e Annie o mata com uma cruz. No filme o xerife Buster encontra Paul dentro da casa e é morto por Annie com uma espingarda.

No livro Paul Sheldon diz a Annie que realmente queimou o romance “O Retorno de Misery”, mas na verdade eram papéis descartados ou em branco, enquanto que no filme ele realmente queima o livro.

No livro, Annie se arrasta até o celeiro antes de morrer numa tentativa desesperada de pegar uma serra elétrica e usá-la em Paul, mas morre antes disso.

5. À Espera de um milagre

No livro, Elaine lê cartas de Paul Edgecombe. No filme, ele conta a história para ela verbalmente.

A adição do filme “o Picolino” como o primeiro e ultimo filme da vida de John Coffey é totalmente uma invenção do filme.

No livro, a crueldade de um dos funcionários do asilo, Barda Dolan faz Paul se lembrar de Percy Wetmore.

Uma cena muito importante para o livro, a morte de Janet, não está no filme.

A morte de Delacroix é muito mais violenta no livro, ele descreve os olhos do pobre coitado derretendo e escorrendo por seu rosto. No filme, a morte também é difícil de se assistir, mas não chega a tanto.

6. Cujo

No livro, Donna é infectada com raiva quando Cujo a morde, no filme isso não é mencionado.

Brett e Charity Chambers voltam a aparecer após sua viagem no livro, no filme são eliminados.

No filme Donna continua tendo relações sexuais com Kemp após eles se separarem, no livro isso não acontece.

No livro, Tad morre.

7.Um Sonho de Liberdade

No livro, Tommy Williams sobrevive, ele é somente transferido para uma prisão diferente. No filme o diretor arma para ele, mandando matar sobre o pretexto de que o detento estava tentando escapar.

No livro, Red é um homem branco e irlandês. No filme, Red é negro, mas  brinca que é irlandês.

O diretor no livro simplesmente renuncia, no filme ele se suicida.

Avatar

Publicado por Daniel Tanan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cine Vinil #08 | Lado A: Por que Amei Death Note

Crítica | Lino – Uma Aventura de Sete Vidas