No espaço, ninguém pode ouvir você gritar enquanto joga.

No hype de Alien: Covenant, vamos relembrar os melhores jogos da franquia dos xenomorfos. Não foi só nos cinemas que Alien apareceu incontáveis vezes, mas a criatura também marcou presença em quase todas as gerações de consoles e PC’s, e grande parte acompanhado de seu amigo monstruoso, Predador. E essa lista veio para provar que não é só de bombas como Colonial Marines que a série criou.

Então pegue seu lança-chamas e prepare-se para uma lista cheia de hordas acompanhadas pela Rainha Alien.

7. Alien 3

(SNES)

Começando a lista com um jogo que, apesar de adaptar uma das sequências mais polêmicas da franquia nos cinemas, entrega um dos títulos que mais bem adaptam o clima tenso e claustrofóbico da série. Em um sidescroller 2D lançado pela LJN em 1993, controlamos uma Ripley careca através de 6 fases. Os objetivos principais se resumem a salvar companheiros de cela, concertar canos e ativar portas para avançar de fase. No meio do caminho você encontrará os Aliens, que podem aparecer nos seus diferentes estágios de evolução para dar trabalho. Usando lança-chamas, granadas e metralhadoras. Outros consoles, como o Game Boy e Genesis receberam versões diversas do mesmo título, mas a de SNES se destaca pela ambientação tensa e gameplay consistente.

6. Alien Trilogy

(PS1/Saturn/PC-DOS)

Com a chegada dos consoles capazes de criar gráficos em 3D, a  Acclaim Entertainment resolveu não só adaptar o filme mais recente da franquia, que na época era o terceiro, mas toda a trilogia dos xenomorfos. Em Alien Trilogy, lançado em 1996 para Playstation, Sega Saturn e DOS, temos um jogo em primeira pessoa muito parecido com Doom onde controlamos Ripley durante toda a história dos três filmes. 30 fases recheadas de facehuggers, dog aliens e até mesmo as Queen Aliens, todos sendo criados através da tecnologia de motion capture em 3D. Talvez tenha ficado ultrapassado para os padrões de FPS’s atuais, porém foi um jogo elogiado pela crítica e público e que marcou época.

5. Aliens

(Arcade)

Apesar de ter recebido diversos títulos nos consoles, foi nos arcades que a franquia recebeu alguns de seus melhores jogos. E Aliens, produzido pela Konami em 1992, foi uma das jóias raras de seu tempp. Basicamente um sidescroller shooter, controlamos uma Ripley (que curiosamente se tornou loira no título), indo atrás da Mãe Alien. O jogo não se prendeu a apenas adaptar o filme e também criou algumas fases e monstros exclusivos para o game, como um xenomorfo elétrico e até criaturas voadoras! Pela criatividade e excelência nos gráficos e gameplay, é um título essencial para os fãs do filme de James Cameron.

4. Aliens versus Predator 2

(PC/MAC)

Muito antes da franquia AVP surgir no cinema, tivemos diversos jogos protagonizando as duas criaturas. E um dos melhores para PC foi o segundo título da série. Sem relação  com o terrível filme de 2007, Aliens versus Predator 2 de 2001 é um FPS onde é possível escolher entre as três raças da franquia: os xenomorfos, os predadores e os soldados. Cada raça tem habilidades distintas e uma campanha e objetivos próprios no singleplayer, com uma trama que intercala uma história com a outra. No multiplayer, temos também a inclusão de mercenários, de nome Iron Bears. E nos diversos modos online é que o bicho pega. Ser caçado pelos outros jogadores como um soldado ou enfrentando a raça alien inimiga, o jogo tinha a proeza de tornar divertido um multiplayer assimétrico (viu isso, Evolve?) dando chances para todas as facções se saírem vitoriosas. Ainda um dos melhores multiplayers onde você pode ser uma criatura Alien.

3. Alien vs. Predator

(Arcade)

A lista é sobre jogos Alien, mas precisávamos destacar mais um jogo da franquia AVP. Este que é considerado um clássico dos arcades, criado pela Capcom em 1994, tem o gameplay mais improvável para a franquia: a porradaria de um beat ‘em up. 10 anos antes do primeiro título da série pintar nos cinemas, a história era baseada no primeiro script feito pela Fox para uma possível adaptação cinematográfica. Apesar do filme não ter vingado na época, o game já tinha sido desenvolvido pela Capcom e eles resolveram lançar do mesmo jeito.

A história? Dois soldados se encontram encurralados em uma Califórnia infestada de aliens. Salvos por dois predadores, eles se unem as criaturas para acabarem com a praga de xenomorfos enquanto tentam sair da cidade com vida. Os jogadores podiam escolher um entre quatro personagens jogáveis (os dois humanos e dois predadores…sim, os Aliens não são controláveis). Até hoje o game se destaca pela sua qualidade gráfica e sprites enormes, coloridos e bem animados que só os arcades da época podiam oferecer.

2. Aliens: Infestation

(Nintendo DS)

Mesmo sendo um dos jogos mais recentes da lista, é talvez um dos menos conhecidos, provavelmente por ter sido lançado em uma plataforma onde você não esperaria que um bom jogo de Alien saísse. Lançado para Nintendo DS em 2010, o jogo é um sidescrooller 2D com história própria onde controlamos alguns soldados presos em uma nave infestada de criaturas. Apesar do plot manjado, temos uma das melhores mecânicas e designs já produzidos para um game da franquia; controlando um dos soldados, passar pelos corredores escuros apenas sendo guiado pela luz da lanterna de sua arma passava uma sensação de tensão surpreendente para um título 2D. Além da dificuldade, que é extremamente punitiva para aqueles que não souberem guardar munição e usarem suas armas de formas efetivas contras as criaturas. Um dos títulos mais polidos, imersivos e acessíveis da lista.

1. Alien: Isolation

(PS4/PS3/Xbox One/Xbox 360/PC/Linux)

Sério, você esperava outro jogo em primeiro lugar? Um Colonial Marines, por acaso? Claro que não!

Alien: Isolation é o mais recente da lista e o único da geração atual de consoles, e o que melhor captura a atmosfera do filme original de Ridley Scott. Se passando 15 após os eventos do primeiro filme, controlamos a filha de Ellen Ripley, Amanda, que deve encontrar um meio de sair viva da estação espacial Sevastopol, onde praticamente toda a tripulação foi dizimada pela criatura alienígena. O jogo em primeira pessoa teve a incrível ideia de não ser apenas um FPS e se basear mais na ação do segundo filme mas ser basicamente um survival horror moderno, com o Alien sendo uma criatura invencível, sendo que o jogador podia apenas fugir e descobrir meios de pará-la antes que ela te alcançasse. A tensão do jogo é palpável, e apesar da crítica em relação a sua duração prolongada por momentos pouco inspirados é ainda a melhor adaptação do clima e da natureza da série.

Menção Honrosa: Contra

O melhor jogo Alien não-oficial e um dos melhores sidescroollers de seu tempo, Contra é conhecido pelos gamers como “aquele jogo difícil pra c******”. Um jogo que desafia seus reflexos em um frenesi de tiros e pulos certeiros para não receber um Game Over na sua cara. Sendo um mix dos principais elementos de filmes de ação dos anos 80 (como o herói estampado na capa do jogo, claramente baseado em Arnold Schwarzenegger de Predador), e é claro, uma fase especialmente baseada na franquia Alien. Com aquela vibe bem H.R. Giger nos cenários e um boss extremamente parecido com a rainha Alien, é talvez um dos jogos que melhor capturam a essência de se enfrentar um alien mega poderoso. E por essência digo que você irá morrer muito tentando derrotá-lo. Digo…muito mesmo.

Concorda com a lista? Esquecemos de incluir algum jogo memorável da franquia? Comente abaixo.

Leia mais sobre Alien

Comente!