Spider-Man, spider-man.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter e fique por dentro de todas as notícias! «

Does whatever a spider can…

O Homem-Aranha já ganhou duas encarnações no cinema, e cada uma delas veio acompanhada de temas musicais distintos e memoráveis, desde o trabalho de seus compositores para a trilha sonora do filme, quanto os músicos e bandas que ajudaram a iconizar as produções com canções temas dos mais variados estilos. Aqui, tentamos reunir um Awesome Mix de músicas originais dos filmes do Homem-Aranha, o que invalida o tema dos Ramones ou o uso de Coldplay e James Brown.

Confira:

10. Sum Total | Hans Zimmer & The Magnificent Six

O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro

O Duende Verde é disparado uma das piores coisas de todo o reboot de Marc Webb para seu Espetacular Homem-Aranha. Porém, Hans Zimmer e o grupo de músicos que assinou como Magnificent Six (que inclui Junkie XL, Pharrell Williams e Jonny Marr) oferece uma peça musica realmente única e marcante para a transformação de Harry Osborn no vilão, ecoando o trabalho de Zimmer no game Crysis 2. Um ótimo trabalho, que parece saído de um filme de terror.

9. Fusion | Danny Elfman

Homem-Aranha 2

Ah, Doutor Octopus. Certamente o melhor vilão que os filmes do Teioso já tiveram, o cientista de Aflred Molina ganha uma faixa absolutamente memorável pelas mãos do grande Danny Elfman, que confere a Fusion uma grandiloquência quase divina graças ao coral que acomapanha a cena de sua primeira exibição com os tentáculos metálicos, com a desastrosa experiência ganhando uma música igualmente intensa.

8. Harry Confronts Peter | Christopher Young

Homem-Aranha 3

É preciso talento na hora de compor para uma grande cena de ação, e felizmente a orquestra de Christopher Young é muito eficiente ao conferir personalidade à primeira luta entre Peter Parker e seu amigo, Harry Osborn. Substituindo Danny Elfman em Homem-Aranha 3, Young oferece uma música agitada e completamente clássica, com trombetes, cordas e todos os elementos que marcaram os filmes de Sam Raimi. Excepcional.

7. Signal Fire | Snow Patrol

Homem-Aranha 3

Seguindo a tradição de uma música pop servir de tema para todos os filmes de Sam Raimi, o grupo Snow Patrol traz uma música intimista, dócil e um pouco melancólica, marcando o encerramento do Homem-Aranha de Tobey Maguire nos cinemas em 2007. Quase uma catarse após um capítulo tão sombrio e imperfeito.

6. My Enemy | Hans Zimmer & The Magnificent Six

O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro

O que combina melhor para um vilão cujo poder é eletricidade do que dubstep? Em uma decisão inspirada de Hans Zimmer, Pharrel Williams, Junkie XL e Jonny Marr, Electro ganha um tema poderoso movido a batidas eletrônicas, efeitos sonoros que simulam o som de raios elétricos e, principalmente, uma discreta guitarra que garante uma musicalidade descolada e memorável para o personagem de Jamie Foxx – cuja loucura é exacerbada pelo coral ao fundo, que proclama algumas linhas de diálogo disconexas, quase como se o inconsciente do vilão estive se manifestando. Um dos pontos altos da produção.

5. Birth of Sandman | Christopher Young

Homem-Aranha 3

Lá está ele novamente. Homem-Aranha 3 definitivamente tem alguns dos melhores exemplares de música na trilogia de Sam Raimi, e a grande cereja no topo do bolo é o maravilhoso tema de Christopher Young para a criação do vilão Homem-Areia. Através de cordas melancólicas, um piano delicado e uma linha de instrumentos de sopro que vai crescendo, a música dá vida à ótima sequência das partículas de areia se reconstruindo, sendo uma peça musical absolutamente memorável.

4. It’s On Again | Alicia Keys Feat Kendrick Lamar

O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro

Ainda que seja mesmo uma bagunça, é inegável que O Espetacular Homem-Aranha 2 seja bom de música, com muito se devendo ao bom gosto do diretor Marc Webb. Com a voz de Alicia Keys, acompanhada pelo rapper Kendrick Lamar e uma orquestra que conta com ninguém menos do que Hans Zimmer e o Magnificent Six, It’s On Again é energética e apropriadamente dramática, oferecendo uma boa atmosfera para o segundo filme de Andrew Garfield.

3. Hero | Nickelback

Homem-Aranha

Ah, os anos 2000. Em uma canção de rock tipicamente suave desse período, o grupo Nickelback ficou na memória de muitos adolescentes que cresceram com o lançamento do primeiro filme, com Hero capturando toda a presença grandiosa e romântica do Homem-Aranha, em uma canção simplesmente icônica. AND THEY SAY THAT A HEROOOOOOOOO CAN SAVE US!

2. Costume Montage | Danny Elfman

Homem-Aranha

A melhor história de origem de um super-herói já contada nos cinemas, um dos momentos mais marcantes do primeiro Homem-Aranha é quando Peter Parker desenha ideias de seu traje, iniciando uma sequência de montagem onde os diversos desenhos intercalam-se com a imagem de Tobey Maguire trabalhando. Um dos grandes responsáveis pela cena, claro, é a excelente música de Danny Elfman, que confere energia e dinamismo para as cenas, e o espectador sente que está diante do nascimento de um ícone.

1. Tema Principal | Danny Elfman

Trilogia Homem-Aranha

Não tem jeito. Não importa quantas encarnações do Cabeça-de-Teia possamos ter, nenhuma delas vai superar o fantástico tema que Danny Elfman trouxe para os três filmes. É de um nível próximo ao do Superman de John Williams, e a cada novo filme do Homem-Aranha que vemos, sentimos que a música heróica, estranha e sobrenatural de Elfman faz muita falta. Um clássico.

E vocês, caros leitores? Qual a melhor música dos filmes do Homem-Aranha?

Comente!

Comente!