Vocês acharam que tinhamos ignorado os filmes de Andrew Garfield em nossa retrospectiva das melhores cenas da trilogia Homem-Aranha, certo? Pois bem, chegou a hora de relembrarmos alguns dos melhores momentos dos dois filmes de O Espetacular Homem-Aranha, ambos dirigidos por Marc Webb durante a fase do reboot iniciada em 2012.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Confira:

5. O Ladrão de carros

O Espetacular Homem-Aranha (2012)

Para bem ou para mal, nunca antes tínhamos visto um Homem-Aranha assim. Completamente sarcástico, piadista e até um pouco sádico, é a primeira vez em que vemos o Aranha de Andrew Garfield agindo com seu recém-confeccionado uniforme, usando-o para prender um ladrão de carros durante sua caçada ao assassino de Tio Ben. A fotografia é inspirada ao marcar o brilho das cores da roupa em uma paisagem completamente escura, e a performance de Garfield aqui, aliada às piadinhas certeiras, é particularmente inspirada.

4. Perseguindo Rino

O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014)

Logo nos minutos iniciais do segundo filme, Marc Webb já mostrava-se atento às reclamações do primeiro filme: temos uma gigantesca perseguição de carros pelo centro de Nova York, onde o Homem-Aranha persegue o caricato Aleksei Sytsevich de Paul Giamatti, que viria a se tornar o vilão Rino no final do longa. Vemos uma sequência bem orquestrada e competente, mas que brilha principalmente por ilustrar o incrível senso de humor do herói durante a perseguição.

3. Electro na Times Square

O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014)

Um problema sério nos dois filmes Espetacular inegavelmente fica na questão dos vilões, que são todos subdesenvolvidos e não conseguem atingir um bom nível de visual, motivação ou ameaça. Porém, quando temos a primeira cena do Electro de Jamie Foxx no segundo filme da franquia, temos um ótimo vislumbre do quão poderoso seu arco poderia ter sido. Em um embate entre o personagem e o Aranha na Times Square, temos um visual incrível graças aos raios azuis do antagonista, além de um poderio imagético notável ao trazer Electro maravilhado com os painéis e televisores da cidade estamparem seu rosto, e o vilão finalmente ganha todo o reconhecimento que tanto quis. Quando estes são substituídos pela imagem do Aranha, entendemos sua motivação e o rumo da história. Ah, e o dubstep de Hans Zimmer é insano!

2. Sequência do Skate

O Espetacular Homem-Aranha (2012)

Eu estou com vocês. Peter Parker não anda de skate, e essa é uma ideia um tanto equivocada para o personagem. Porém, fidelidade ao material original à parte, esta sequência ao som de Til Kingdom Come, belíssima canção do Coldplay, é sem dúvida alguma o melhor momento do primeiro filme. É uma espécie de “montagem de treinamento”, com Peter testando a evolução de seus poderes, seja através de manobras com skate ou se balançando pelas correntes de um galpão. Agrada pelo ritmo e a montagem, com a música dando todo o charme para esta linda cena. É um videoclipe no meio do filme? Sim. Mas é bom? Oh, sim.

1. A Morte de Gwen Stacy

O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014)

Mesmo com todos os deméritos, é de se admirar a coragem dos realizadores em apostar na morte da amada Gwen Stacy. Tomando inspiração direta dos quadrinhos, essa trágica cena levou muitos fãs às lágrimas em 2014, quando o Homem-Aranha falha em salvar sua namorada de uma queda morta provocada pelo Duende Verde de Dane DeHaan. O impacto de Gwen no chão é brutal, o simbolismo do relógio parado é uma bela sacada, e a performance de Garfield acerta ao não ser melodramática demais, entregando a reação ideal. Uma ótima cena.

Menção Honrosa

Stan Lee na biblioteca

O Espetacular Homem-Aranha (2012)

Cameos de Stan Lee já viraram uma piada batida em filmes da Marvel, especialmente por termos ciência de que elas acontecerão. Porém, como não esboçar um sorriso durante este genial momento em que o bom velhinho passeia pela batalha desgovernada entre o Homem-Aranha e o Lagarto no primeiro filme? Ótimo.

Essa foi nossa lista sobre os filmes de Andrew Garfield? Deixamos algum momento de fora? Qual a sua cena preferida dos dois filmes? Ainda não superou Gwen batendo as botas? Comente!

Comente!