Desde os tempos de Desafio Infinito, Thanos provou ser um dos principais antagonistas do Universo Marvel, o supervilão por excelência. O personagem, no entanto, foi ganhando mais atenção do público geral em razão dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel. Desde sua introdução na cena pós-créditos de Os Vingadores, o Titã foi crescendo no imaginário popular, culminando com Guerra Infinita, no qual testemunhamos toda a extensão do poder do vilão.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Dito isso, muitos ainda não conhecem absolutamente nada do personagem nos quadrinhos e, pensando nisso, decidimos fazer essa lista, que há de ajudar aqueles que desejam explorar o passado e presente desse icônico personagem. Aliás, é bem possível que vejamos algo dessas histórias sendo adaptado para as telonas, como foi o caso do terceiro filme dos Vingadores, portanto, só temos a ganhar lendo essas cinco fantásticas obras!

Vamos lá! E não se esqueçam de deixar seus comentários ao fim da lista!

5. A Ascensão de Thanos

Todo bom herói merece uma boa história de origem e o mesmo pode ser dito para os vilões. A Ascensão de Thanos narra exatamente isso – uma minissérie que acompanha Thanos desde seu nascimento, quando quase foi assassinado pela sua própria mãe, até a versão que conhecemos e amamos. Aqui aprendemos mais sobre sua obsessão com a morte e outros elementos que definem sua personalidade. Se você deseja conhecer mais sobre a história pessoal do vilão, essa é a história certa.

4. Aniquilação

Sem dúvidas uma das melhores sagas cósmicas da Marvel, Aniquilação não traz Thanos como o principal antagonista, mas, naturalmente, ele é um dos principais ‘jogadores’ desse grande crossover, que marca o início da fase de Andy Lanning e Dan Abnett (que trabalham em conjunto com outros autores, incluindo Keith Giffen, aqui). Para deter a ameaça do Aniquilador, soberano da Zona Negativa, os heróis cósmicos da Marvel e até alguns vilões e anti-heróis, devem se juntar. Uma saga imperdível que traz uma participação de destaque de Thanos, especialmente no que diz respeito sua interação com Drax.

3. Infinito

Em sua eterna missão de agradar a Morte, Thanos certamente não esperava se deparar com um membro de sua família, afinal, ele os assassinou há tempos. Em Infinito, no entanto, Thanos descobre que tem um filho e parte em uma jornada para encontrá-lo – não para ter uma reunião de família ou algo assim, e sim para matá-lo. Nesse grande crossover da Marvel vemos Thanos vs Thane e o resto dos heróis da Marvel. De brinde somos agraciados com uma arte cheia de identidade, que deve ser apreciada quadro a quadro. Certamente uma das melhores aparições mais recentes do Titã.

2. O Imperativo Thanos

O Imperativo Thanos encerra a ótima fase de Andy Lanning e Dan Abnett frente aos Guardiões da Galáxia. Sabendo mesclar na medida certa o drama e a comédia, a dupla cria uma narrativa cíclica, que remete às origens dessa fase, lá com a saga Aniquilação e fazem isso da maneira mais inesperada possível: fazendo de Thanos uma figura de salvação. Isso mesmo, aqui vemos o Titã ao lado dos heróis e o resultado não poderia ser melhor. De fato, um fechamento com chave de ouro.

1. Desafio Infinito

Não poderíamos deixar de colocar Desafio Infinito no primeiro lugar desta lista. Claramente a principal fonte de inspiração para Guerra Infinita (por mais que exista uma HQ com esse título), temos aqui uma das obras mais ambiciosas da Marvel e o mais impressionante é que isso foi feito em meras seis edições! Jim Starlin deixa bem claro o porquê do Titã Louco ser um dos vilões mais temíveis da Marvel, especialmente no clássico estalar dos dedos que acaba com metade do universo – o que, claro, deveria e acabou aparecendo no terceiro filme dos VingadoresDesafio Infinito é imperdível e simplesmente obrigatório.

O que acharam? Deixamos algo de fora? Algo não deveria estar aqui? Comentem abaixo!