The Walking Dead pode ter se tornado uma sombra do que era antes, mas ainda atrai milhões de espectadores todos os anos. Com a promessa de uma temporada nova que deve reformular como todas as regras do seriado até agora, a expectativa pelo nono parece ter sido positiva. Com a estreia muito próxima da nova temporada, buscamos as maiores curiosidades dos bastidores da produção de The Walking Dead até agora.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Figurantes Para todos os lados

Quando se trata de uma obra audiovisual contendo zumbis e um mundo pós-apocaliptico como cenário, é de se esperar que tenhamos uma presença massiva dessas criaturas na história. Em The Walking Dead, desde seu começo, o que realmente impressionou foi a quantidade massiva de gente maquiada com perfeição para darem vida aos walkers.

No caso, cada temporada conta com duzentos figurantes para encher os enquadramentos. Obviamente que diversos profissionais retornam para temporadas seguintes, mas a maquiagem sempre é diferente.

A mão que nunca foi perdida

Nos quadrinhos, Rick Grimes acaba perdendo uma mão durante os confrontos nada amigáveis com o Governador, um dos vilões principais da série. Logo, sabendo que o seriado segue os quadrinhos com alguma fidelidade, muitos fãs já esperavam que Rick se desse muito mal durante esse arco.

Mas, surpreendentemente, Rick não perde a mão e consegue derrotar o vilão. Algum tempo depois, a produção revelou o motivo de terem poupado Rick: dinheiro. Custaria muitos milhares de dólares para remover digitalmente a mão do ator Andrew Lincoln, complicando o orçamento e também o calendário rígido das gravações do seriado. No fim, talvez tenha sido a melhor escolha.

Criando para Reedus

Norman Reedus é um ótimo ator. Entretanto, para que ele entrasse no elenco de The Walking Dead, foi preciso criar um personagem inédito para ele. Daryl Dixon não existe nas HQs e é uma das melhores novidades do seriado. Isso aconteceu porque Reedus tentou o papel de Merle que acabou ficando para Michael Rooker e também seria uma pena desperdiçar um ator tão bom já na primeira temporada. Ele é tão querido na produção que chega a ganhar mais que Andrew Lincoln!

Mortos não Piscam

Piscar é um ato natural e involuntário do corpo. Porém, é um fato que mortos não piscam. Logo, mortos-vivos também não devem piscar. A produção de The Walking Dead foi particularmente inteligente em não infernizar a vida dos atores maquiados de zumbis para evitarem piscar enquanto atuam. Para remover as piscadas naturais, tudo é preciso ser feito através de computação gráfica em todo santo episódio. Uma trabalheira danada que faz a diferença, com toda certeza.

Mortos não Falam

Apesar de poderem piscar, os atores-zumbis da série não podem fazer nenhum barulho no set. Ou seja, sem gemidos, gritos, etc. Apenas silêncio. Todos os grunhidos que as criaturas fazem são adicionadas na pós-produção, permitindo maior coerência dentro do universo e que não vaze nenhum clichê do gênero, afinal não existiam zumbis antes do surto apocalíptico na cultura da narrativa do seriado.

Mortos Maquiados

Como sabemos, cada figurante de The Walking Dead precisa passar por um processo intenso de maquiagem, mas o que não sabemos é quanto tempo leva. Cada zumbi é pensado de modo diferente. Ou seja, se tal figurante aparecerá somente em planos abertos, sua maquiagem será mais leve, com o rosto menos deteriorado.

Porém, caso seja um zumbi há muito infectado ou outro que foi submerso por dias ou até mesmo queimado, o processo de maquiagem pode superar facilmente as duas horas de sessão. Haja paciência!

Georgia e Incentivo Fiscal

As locações de The Walking Dead são todas na Georgia, estado dos EUA. Em vez de priorizar a Califórnia ou Nova Iorque, a produção da AMC foi sábia em escolher a Geórgia para realizar as filmagens da série. Tudo isso por conta do abono fiscal que o Estado oferece para produções realizadas ali, aumentando o tráfego de turistas e curiosos. Até mesmo a Marvel começou a investir seu dinheiro na Geórgia para se livrar de outros estados mais taxativos em impostos.

Dieta de Zumbi

Pode parecer que os figurantes-zumbis da série estejam comendo uma verdadeira porcaria de massa orgânica esculpida para parecerem órgãos ou membros mutilados. Porém, a verdade é que os zumbis são muito bem alimentados no set. Na maioria das vezes, os figurantes arrancam, mordem e comem pedaços de presunto bezuntados com molhos especiais ou corantes insípidos. Fantástico, não?

“Me Mordam, Malditos!”

Quando Frank Darabont abandonou a série após a 1ª temporada como showrunner, ninguém esperava essa reviravolta, mas também não ficaram incomodados. Apenas um ator não desejou mais continuar na série: Jeffrey Demunn que interpretava o simpático Dale. Assim, ele exigiu que seu personagem fosse morto muito antes da parte da narrativa na qual ele morria nos quadrinhos. Para desfazer o contrato, o personagem foi eliminado na 2ª temporada e cada um seguiu seu caminho.

HBO perdendo os ovos de ouro

Por mais bizarro que pareça, a HBO teve a chance de produzir The Walking Dead antes da AMC. Teria sido uma conquista fortíssima para o canal que já brilhava com o encanto de Game of Thrones. Ironicamente, a HBO pediu que a violência fosse diminuída para que eles fechassem o contrato. Obviamente que tirar os elementos gráficos do seriado, tiraria completamente a gravidade de seus acontecimentos e, por isso, os criadores foram diretamente para a AMC que preservou essa natureza violenta da série.

A Temporada para Mudar tudo

Apesar da AMC tentar seguir os quadrinhos sempre que possível, a 9ª temporada vai divergir de modo brutal das hqs. Com as saídas já confirmadas de Andrew Lincoln e Lauren Cohan, além de Carl já ter morrido no seriado, muitas coisas terão que ser adaptadas de modo muito criativo para que a história continue girando. Agora como isso deverá acontecer, só descobriremos nessa e nas próximas temporadas. Há até mesmo a possibilidade de Negan se tornar o novo protagonista da série. Enfim, um enorme mistério.

E para você? Está animado com a 9ª temporada de The Walking Dead?

Comente!