O maior herói britânico já está por aí há muito tempo, e a influência das lendas arturianas pode ser vista em todo canto na cultura ocidental. Seja com Bernard Cornwell nos livros ou com o clássico Excalibur de 1981 nos cinemas, o Rei Arthur volta e meia ressurge para liderar os Cavaleiros da Távola Redonda, e dessa vez Guy Ritchie dará a sua versão com Rei Arthur: A Lenda da Espada. Mesmo quando Arthur não aparece, elementos da mitologia arturiana estão presentes frequentemente no cinema. Confira a lista com os melhores filmes sobre a mitologia do Rei Arthur!

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

5. A ÚLTIMA LEGIÃO (2007)

Se você assistir esse filme desinformado, provavelmente nem perceberá que se trata de uma tentativa de mostrar a origem do lendário monarca. O filme conta a jornada do sábio Ambrosinus (Ben Kingsley) em busca da espada lendária de Júlio César e como ele se torna o tutor do último imperador romano, o jovem Romulus. Mais tarde descobrimos que Ambrosinus é um druida chamado Merlin, e você já deve imaginar quem é o menino Romulus e qual nome recebe a espada de Júlio César. Uma boa ideia, com uma execução desastrosa.

4. O CÓDIGO DA VINCI (2006)

Sim, isso mesmo! O filme baseado no best-seller de Dan Brown nos leva a bordo de uma polêmica busca pelo Santo Graal, em meio a uma conspiração internacional e segredos que podem abalar os pilares da fé ocidental. O Cálice Sagrado é um dos mais importantes elementos da literatura Arturiana, e as lendas sobre este artefato mais tarde se misturaram com elementos da tradição religiosa da Ultima Ceia de Jesus. Pena que Arthur não tinha o Tom Hanks para auxilia-lo na busca.

3. INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA (1989)

Não poderia faltar na lista o arqueólogo mais legal de todos os tempos! No terceiro filme da saga, Indy vai em busca de seu pai (Sean Connery) que desapareceu enquanto caçava o tesouro do Rei Arthur e artefato sagrado mais procurado de todos os tempos, o Santo Graal. Além da interessantíssima busca pelo Cálice ao redor do mundo, tem tudo que a gente gosta em Indiana Jones: artefatos misteriosos e chicotadas na cara de nazistas.

2. MONTY PYTHON E O CÁLICE SAGRADO (1975)

Quando falamos da lenda do Rei Arthur, não da pra deixar de fora esse absoluto clássico inglês. Considerada uma das melhores comédias de todos os tempos, a obra é uma paródia excelente da busca pelo Cálice Sagrado (olha ele aí de novo). Além do humor já consagrado dos cavaleiros paspalhões de Monty Python, vale por ser uma paródia sob a ótica dos súditos da Rainha, para quem o ciclo arturiano tem uma importância cultural fundamental. E tem a cena do Cavaleiro Negro, óbvio!

1. LANCELOT DO LAGO (1974)

No topo da nossa lista está um filme excelente que por vezes passa despercebido quando se fala em filmes arturianos. Escrito e dirigido pelo lendário diretor francês Robert Bresson, esse filmaço traz uma visão menos fantástica e mais crua e realista do Ciclo da Vulgata (as lendas arturianas sobre o cavaleiro Lancelot). Com o melhor amigo de Arthur como protagonista, o clássico de 1974 narra o conflito que surge entre os amigos cavaleiros quando Lancelot se apaixona pela esposa de Arthur. Bresson traz à vida a Idade das Trevas, então prepare-se para ver todo o sangue que não vemos em A Espada Era a Lei.

Curtiu nossa lista? Compartilhe e comente abaixo o que achou!

Comente!