Tom Cruise é a perfeita definição do que chamamos de grande estrela. Há mais de 30 anos no cinema, o astro se transformou em um grande de estrela, e conquistando uma legião de fãs entre os amantes da sétima arte. Desde o inicio, se mostrava um ator com muitos recursos, o que fez com que ele conseguisse atuar em vários gêneros diferentes, e sempre mostrando uma qualidade impar. Seu talento sem igual fez com que tivesse a chance de trabalhar com vários diretores de renome, como Martin Scorsese, Paul Thomas Anderson, Brian de Palma entre outros.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Apesar de que no começo dos anos 2000 ele ter dito uma grande queda considerável no nível das suas atuações, e ainda o fato de sua vida pública ter se tornado uma  coleção de polêmicas, muito devido as suas crenças a Cientologia, a estrela do ator não se apagou, pois ele consegue fazer parte de um seleto grupo de astros, que não importa qual seja a qualidade do projeto em que estejam envolvidos, só o fato de estarem presentes é garantia de sucesso. Isso é algo que só aqueles com grande aptidão conseguem e Tom Cruise se mostrou capaz disso.

Dito isso, decidi fazer a dificil missão de listar aquelas que considero os filmes mais importantes de sua carreira. Mais uma vez, essa lista não sera feita em ranking, igual as outroas que fiz nesse site.


NEGÓCIO ARRISCADO/ JOEL GOODSON

Uma estrela de cinema nasce duas vezes, dizem os especialistas da área, a primeira vez quando saem do útero das mães, e a segunda quando fazem sua primeira atuação marcante. Em Negócio Arriscado Cruise iria mostrar que chegou para ficar. No papel de Joel Goodson, o jovem que tem que tomar da conta de casa enquanto os pais estão viajando, o ator já mostra um grande carisma, e é bastante convincente na pela do adolescente gentil, ingênuo e meio excêntrico.

Ficou eternamente na memória dos fãs, a cena de Joel dançando sem calças, sozinho, a música Old Time Rock N Roll de Bob Seger, o que já dizia muito o que poderíamos esperar de Cruise.


TOP GUN: ASAS INDOMÁVEIS/PETE ” MAVERICK” MITCHELL

O filme responsável por fazer com que Tom Cruise deixasse de ser apenas um galã adolescente, e se tornar um astro. Em Top Gun, o ator interpreta Maverick, um jovem piloto que ingressa na academia de elite da Marinha para aprimorar suas qualidades, e lá se envolve com Charlie( Kelly McGillis) e desenvolve uma rivalidade com o colega de turma Ice (Val Kilmer). Foi nesse filme, que Cruise iria começar a desenvolver as características pelo qual se tornaria famoso nos filmes de ação que faria, mostrando um personagem bastante determinado, líder nato, e que não gosta muito de seguir regras.


RAIN MAN/CHARLIE BABBIT

O que tornou Tom Cruise um ator tão querido, foi o fato dele conseguir trafegar entre os gêneros, e sempre conseguir mostrar o seu melhor, e um dos grandes exemplos disso é a sua atuação no filme Rain Man. Na trama, ele é Charlie Babbit, um jovem vendedor que descobre que seu pai faleceu, e que deixou tudo para Raymond Babbi (Dustin Hoffman), seu irmão autista que nunca havia conhecido. Ele decide então se aproximar de Raymond para conseguir por as mãos no dinheiro.

Aqui, Cruise consegue fazer uma grande metamorfose, de inicio sendo um personagem bastante arrogante e egocêntrico, se tornando uma pessoa amorosa e que cria uma forte ligação com o irmão. Aqui o ator mostrou que tinha qualidade para filmes de drama.

NASCIDO EM 4 DE JULHO/RON KOVIC

Se em Rain Main Tom Cruise mostrou que não era um ator de apenas um estilo de filme, em Nascido em 4 de Julho foi a total confirmação das suas qualidades na arte da atuação, em qualquer filme que fosse. No longa, que é baseado em fatos reais, ele interpreta Ron Kovic, um soldado que foi ferido na Guerra do Vietnã e acabou ficando paraplégico. E enquanto está no hospital, começa a repensar sobre o papel do seu país na guerra, e então vira um ativista pacifista.

Cruise aqui faz mais uma transformação de personagem, de um jovem idealista e patriota, a uma pessoa que se sente traída pelo país e abandonada. Aqui, o ator exibe ao máximo suas qualidades dramáticas, entregando uma atuação emocionalmente forte e bastante crua.


ENTREVISA COM O VAMPIRO/LESTAT

Com certeza o papel mais arriscado da carreira de Tom Cruise, visto que na época ele ainda não tinha participado de nenhum filme de fantasia, e ainda sofreu com as críticas de Anne Rice, responsável por escrever o livro que o filme se baseara. Porém, ele afastou toda a negatividade com uma atuação incrível, e fez com que Entrevista de Vampiro se tornasse um dos seus filmes mais lembrados.

No papel do vampiro Lestat de Lioncourt, Cruise consegue nos apresentar um personagem que é ao mesmo tempo sombrio, frio e maligno, mas que ao mesmo tempo tem um charme especial, e faz com que seu personagem seja difícil de odiar.

JERRY MAGUIRE/JERRY MAGUIRE

Após o sucesso na pele de Lestat, veio um dos papéis que muitos consideram um dos melhores na carreira de Cruise, e para muitos talvez o seu melhor se desconsiderarmos Nascido em 4 de Julho. Aqui, ele vive Jerry Maguire, um famoso agente de atletas que escreve uma declaração dizendo que era preciso diminuir o número de clientes, para um trabalho mais eficiente, e acaba por isso caindo em desgraça e ficando apenas com um cliente.

Dificilmente o filme teria o mesmo resultado se não fosse graças a Tom Cruise. O carisma do ator é perceptível desde o primeiro momento, e ele consegue nos garantir boas cenas tanto de humor quanto de drama. É extremamente cativante ver a luta de um homem, que vê que seu negócio virou apenas um jogo de interesses, e que buscar o caminho da alma e do coração

MISSÃO: IMPOSSÍVEL/ETHAN HUNT

No mesmo ano em que faria Jerry Maguire, um dos seus papéis mais marcantes, Tom Cruise também interpretaria aquele que se tornaria um dos personagens mais queridos dos filmes de ação, o espião Ethan Hunt. No primeiro filme da franquia Missão Impossível, Hunt tem que correr contra o tempo para provar sua inocência ao ser acusado de assassinato e traição em uma missão que acabou mal, e descobrir quem é o verdadeiro traidor.

Foi esse filme o responsável por tornar Cruise o astro lucrativo que é hoje, e fez com que ele se tornasse o simbolo de películas de ação como é conhecido atualmente (algo bom ou ruim dependendo do ponto de vista). Seu já conhecido carisma, e todo seu esforço físico, fizeram que Ethan Hunt caísse nas graças do público, e é o grande responsável pela longa duração da franquia Missão Impossível.

DE OLHOS BEM FECHADOS/ WILLIAM ‘’ BILL’’ HARFORD

Cruise pode se sentir como uma pessoa afortunada, pois teve a chance de trabalhar com Stanley Kubrick, naquele que seria seu último filme, e que ele morreu apenas 5 dias depois de mostrar o corte final ao estúdio, e junto daquela que era sua atual esposa na época, Nicole Kidman. Na Trama, o ator interpreta Bill Harford, que após descobrir que sua esposa Alice(Kidman) tem desejos sexuais por outro homem, vagueia desiludido pela rua, até que se envolve com um misterioso grupo sexual

Com um papel bastante profundo e com certeza um dos mais subestimados de sua carreira, Cruise consegue desenvolver todas as camadas do seu personagem, suas frustrações, anseios e toda a confusão que permeia seu pensamento ao entrar nesse novo mundo.



MAGNOLIA/FRANK TJ MACKEY

Paul Thomas Anderson é com certeza um dos grandes diretores da atualidade, e é possível dizer que até hoje nunca teve um filme ruim na sua carreira. Tom Cruise foi um dos poucos que teve a sorte de ser dirigido por Anderson, e nem preciso dizer o que acontece quando esses dois se juntaram, não é? Uma obra de arte chamada Magnólia. A trama aborda a vida de 9 pessoas diferentes, que moram na mesma área e que as histórias acabam por se cruzar. Cruise interpreta nesse filme Frank TJ Mackey, um guru de autoajuda e defensor dos ’’direitos dos homens’’

Um dos papéis mais interessantes da carreira de Cruise, é incrível a maneira como ele consegue trafegar entre os diversos tons. Ele é ao mesmo tempo cativante, engraçado, e também se mostra ao fundo uma pessoa extremamente frágil e abalada no seu interior. Algo que só mesmo Cruise conseguiria fazer

Comente!