Depois de um excelente 2017 nos games (com algumas ressalvas, é claro), vamos agora olhar para o futuro próximo nos aguarda, com a nova leva de games para 2018!

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Com um Nintendo Switch mais bem estabelecido no mercado e o PS4 e Xbox One entrando na reta final da geração, temos aí jogos que prometem ser os melhores da geração e que vão competir o seu dinheiro na hora de decidir qual levar para casa. Mesmo com a maioria ainda sem data específica de lançamento, separamos os títulos que você tem que ficar de olho para os próximos 12 meses.

Então se segurem no trem do hype e vamos para a lista!

10. Metroid Prime 4

2018; Nintendo Switch; Nintendo

Após um 2017 incrível com Super Mario Odyssey e The Legend of Zelda: Breath of the Wild, resta a Nintendo trazer de volta uma das franquias mais amadas pelos fãs da empresa. Metroid Prime 4 tem pouquíssimas informações (nem sabemos direito qual equipe está desenvolvendo dentro da Nintendo), mas a empresa promete o título ainda para este ano. Como serão os gráficos, história e jogabilidade de um novo Metroid Prime, após quase uma década desde o último título da série? Esperamos saber em breve!

9. Shadow of the Colossus

6 de fevereiro; Playstation 4; Bluepoint Games/SIE Japan Studio

Não exatamente um título novo na lista, mas um dos jogos mais importantes da geração do Playstation 2 vai receber um remake tão fascinante que não poderia ser deixado de fora. Com a equipe da Bluepoint Games, conhecida por fazer excelentes remasters, o título é um ambicioso projeto da empresa por refazer graficamente o jogo original mas sem perder a essência e os elementos que fizeram o jogo do Team Ico ser tão aclamado. Poucos games merecem tanto uma nova versão como Shadow of the Colossus, uma verdadeira obra-prima de sua mídia. E mal podemos esperar para reviver a jornada de Wander na terra proibida dos Colossi em 4K!

8. Days Gone

2018; Playstation 4; SIE Bend Studio

Enquanto esperamos por The Last of Us Part II (sério, não vai sair esse ano), Days Gone pode muito bem preencher aquele vazio pós-apocalíptico dos jogadores de PS4. Contando com um denso mundo aberto, a jornada do caçador de recompensas Deacon St. John em um mundo devastado pelas hordas de zumbis promete uma aventura em um mundo dinâmico e imprevisível. Mesmo não sendo o mais esperado da linha de exclusivos da Sony, é capaz do game surpreender muita gente quando eventualmente sair. 

7. Detroit: Become Human

Primeira metade; Playstation 4; Quantic Dream

Após o sucesso de Heavy Rain e a recepção morna de Beyond: Two Souls, é hora de David Cage e sua equipe da Quantic Dream provar de vez para o mundo que conseguem entregar uma história envolvente com decisões do jogador que realmente podem alterar o rumo dos personagens. Se passando em um momento de conflitos entre humanos e androides, a história dos três personagens principais (Kara, Connor e Markus, todos replic…digo, androides) irá revelar diversas facetas da situação, colocando o jogador com o coração na mão em situações onde suas decisões podem salvar vidas e mudar a trajetória tanto dos protagonistas quanto do seu mundo. 

6. Dragon Ball FighterZ

26 de janeiro; PS4, Xbox One e PC; Bandai Namco Entertainment

Um verdadeiro sonho dos fãs de Dragon Ball Z se tornando realidade, a Bandai Namco vem com FighterZ para mostrar que jogos baseados em anime podem sim se tornar excelentes games. Desenvolvido pela Arc System Works, o título traz não só gráficos idênticos ao desenho (que provavelmente são o mais próximo de um anime que já vimos), mas também implementando uma jogabilidade complexa e veloz, agradando tanto os fãs de DBZ quanto os de jogos de luta. Após mais de 30 anos de existência, Dragon Ball vai receber o jogo que sempre mereceu.

5. Far Cry 5

27 de março; PS4, Xbox One e PC; Ubisoft

E uma das franquias mais queridas da Ubisoft retorna com Far Cry 5, que agora vai para uma região bem menos “exótica” dos anteriores, se passando no interior dos Estados Unidos, na cidade fictícia de New Hope, em Montana. Com um arsenal muito maior, vem também perigos em maior quantidade, com todos os rednecks da cidade atrás de você, um xerife enviado a cidade para interromper uma seita apocalíptico militar, algo bem…atual. Talvez a ajuda de um amigo no co-op online vai ser um bom reforço, além de um editor de mapas e até a incrível mecânica de pescar! Nunca os Estados Unidos foi tão selvagem nos videogames quanto em FC 5.

4. Spider-Man

2018; Playstation 4; Insomniac Games

Pois é, depois de tanto tempo sem um bom título do cabeça de teia, a Insonmiac traz um dos projetos de super-herói mais ambiciosos já produzidos nos games. Em uma versão completamente original, a desenvolvedora promete explorar facetas e inimigos do personagem raramente utilizados do Homem-Aranha, como o vilão Senhor Negativo e um herói mais velho e estabelecido do que vemos nos cinemas com De Volta ao Lar. E claro, o gameplay será a chave para o sucesso do jogo, dando a sensação perfeita de se balançar na teia com o herói em uma Nova York livre para ser explorada. E pelo que já vimos nas imagens divulgadas, podemos ficar tranquilos com isso. Vem logo, Aranha!

3. Kingdom Hearts III

2018; PS4, Xbox One e PC; Square Enix

A questão não é se o a esperada sequência da parceria Disney/Square Enix vai entregar um ótimo RPG de ação ou até mesmo concluir uma das histórias mais (desnecessariamente) complexas dos games, mas se realmente Kingdom Hearts III pode sair ainda esse ano. De acordo com a Square Enix, o jogo está marcado para 2018, mas sem data específica.

Mas enquanto esperamos, não custa sonhar com um desfecho épico para a aventura de Sora e seus amigos, viajando por mundos da Disney (e agora também com os da Pixar!). Gráficos incríveis, jogabilidade complexa e uma história que…pelo menos amarre as centenas de pontas soltas. Kingdom Hearts III é um dos jogos mais esperados da década, e rezamos para que a espera tenha valido a pena.

2. God of War

Primeiro quadrimestre; Playstation 4; SIE Santa Monica Studio

God of War é uma das maiores promessas e mistérios do ano. De um lado, continua a história de uma das franquias mais amadas pelos fãs, de outro, muda completamente o estilo visual, temático e de gameplay, mostrando uma jornada de pai e filho muito mais pessoal que qualquer aventura de Kratos até então.

Se passando no frio universo da mitologia nórdica, Kratos e seu filho Atreus passarão por uma viagem épica e, de certa forma, intimista. Com o retorno de Cory Barlog (responsável pelo segundo God of War) a promessa é de um jogo longo – mais de 30 horas – e denso. Apesar de uma jogabilidade diferente, com a câmera posicionada no ombro de Kratos, a Santa Monica Studios promete uma fluidez no combate tão boa quanto os anteriores.

Mas a questão que fica é: será que a Santa Monica vai conseguir trazer um reboot para a franquia e justificar o retorno de Kratos para os games? Ao que tudo indica, o título tem a faca e o queijo na mão para surpreender e agradar os fãs, e esperamos que a nova aventura seja o equivalente ao que Resident Evil 4 (ou mais recentemente, com RE VII: biohazard) fez com a franquia de zumbis da Capcom, mexendo nas estruturas da série mas sem perder a essência no caminho.

1. Red Dead Redemption 2

Primeira metade; PS4, Xbox One e PC; Rockstar Games

Após 5 anos desde o último jogo produzido – GTA V, “apenas” o game mais vendido de todos os tempos – vem aí o primeiro título da Rockstar desenvolvido inteiramente para a nova geração, e definitivamente o lançamento mais aguardado do ano. Com Red Dead Redemption 2, vamos ter um prequel da história do primeiro RDR, com a origem do bando de Van der Linde no selvagem e cruel faroeste e o início do problema que John Marston deve resolver no jogo de 2010.

Pelo trailer, é possível ver a grandiosidade e a beleza do novo mundo criado pela Rockstar, com detalhes nos gráficos de cair o queixo. Poucas informações foram divulgadas sobre as mecânicas e a história em si, mas confiamos tanto na Rockstar que nem queremos mais nenhuma informação até o lançamento, já que de acordo com o histórico da empresa, o novo jogo deve parar a indústria e vender milhares de unidades. E não podemos esquecer do componente multiplayer online, que deve melhorar o que já foi um sucesso arrebatador em GTA Online.

Sinceramente, não aguentamos mais esperar. Só nos dê mais um mundo aberto incrível no faroeste, Rockstar!

Menções Honrosas:

Monster Hunter World – 26 de janeiro; PS4, Xbox One e PC; Capcom

Crackdown 3 – 2018; Xbox One, PC; Microsoft Studios

Sea of Thieves – 20 de março; Xbox One, PC; Rare

Darksiders III – 2018; PS4, Xbox One e PC; THQ Nordic

Metro Exodus – 2018; PS4, Xbox One e PC; Deep Silver

Dreams – 2018; Playstation 4; Media Molecule

Kirby – 2018; Nintendo Switch; HAL Laboratory

Yoshi – 2018; Nintendo Switch; Good-Feel

E você, tem algum jogo que ficou fora da lista que você está de olho? Comente abaixo!

Comente!