em

Lista | Os 5 melhores filmes de Ridley Scott

Depois de termos visto quais são os 5 piores filmes de Ridley Scott, nada melhor do que conferir os seus 5 cinco melhores longas. Afinal de contas, quando é para errar, ele erra feio, mas, quando é para acertar, acerta em cheio. Portanto, para terminar esta jornada pela filmografia do diretor, é hora de dar uma olhada nos seus melhores trabalhos.

Agora, é a melhor parte da jornada.

5. Os Duelistas (1977)

Primeiro longa metragem de Ridley Scott, Os Duelistas, baseado em um conto de Joseph Conrad, é uma das maiores preciosidades do diretor. Injustamente esquecido, o filme, que se passa na era napoleônica, já apresenta ao público uma estrutura que se repetiria, coincidentemente ou não, em outros de seus filmes e que consiste em embates entre duas figuras diferentes que parecem se completar. Basta ver outras obras do diretor para perceber como isso é uma realidade constante. E é aqui que surge pela primeira vez, em um filme de capa e espada inesquecível.

4. O Gângster (2007)

O Gângster é um tour de force impressionante. Acompanhando os personagens de Russell Crowe e Denzel Washington paralelamente, a narrativa é, em sua aparência, uma típica história policial. Porém, na sua longa duração, o filme permite um mergulho na psicologia e no caráter de dois homens antagônicos que, curiosamente, no entrelaçar de seus respectivos destinos, parecem compartilhar coisas muito além do que imaginavam. Com roteiro do talentoso Steve Zaillian e atuações intensas da dupla de atores principais, O Gângster é, até o momento, o último grande filme dirigido por Scott.

3. Thelma & Louise (1991)

Aparentemente, o feminismo é um tema importante para Ridley Scott. Além de ter sido um dos responsáveis por apresentar ao público a inesquecível Ellen Ripley, interpretada por Sigourney Weaver, o diretor realizou duas obras que têm a liberdade feminina como tema central: Até o Limite da Honra e Thelma & Louise. O primeiro é um erro, mas o segundo é um road movie impactante sobre libertação interior e exterior. Com uma cena final clássica, o longa nos deixa com o seguinte questionamento: qual é o propósito de viver se não for para ser livre? Se é que existe uma resposta, com certeza, ela não é fácil.

2. Alien, O Oitavo Passageiro (1979)

Tudo o que podia ser falado sobre Alien, O Oitavo Passageiro já foi dito. Qualquer novo comentário é redundante. Será que há necessidade de relembrar como este filme minimalista é uma obra-prima que não só transformou o suspense espacial em uma elevada forma de arte como estabeleceu parâmetros e influenciou quase todos os filmes de suspense e horror que foram lançados posteriormente? É preciso lembrar que cada segundo do filme é um exemplo de composição cinematográfica e que a protagonista da história é uma das mais fascinantes da história da Sétima Arte? Tudo isso já está muito claro. Para que repetir?

1. Blade Runner: O Caçador de Androides

Ah, Blade Runner: O Caçador de AndroidesSó de lembrar deste filme o meu coração já aquece. É muito comum ouvir que o processo de criação transforma o artista em uma espécie de Deus. No entanto, como a maioria das histórias se passam no mesmo mundo que o nosso, poucos artistas realmente criam um universo único, com as suas próprias leis e particularidades. Geralmente, são os autores de fantasia e ficção científica os criadores dessas experiências raras. Isaac Asimov foi um desses autores. E Ridley Scott foi o responsável por transformar em imagens e sons uma de suas obras (embora a adaptação não seja muito fiel). O resultado dessa junção foi Blade Runner: O Caçador de Androides. Melancolia, chuva, luzes de neon e sintetizadores compõem um universo que, curiosamente, engolfa o espectador e o deixa com uma saudade infindável. É um mundo que revisitamos como se fosse um velho amigo. Depois que o adentramos, não queremos abandoná-lo de jeito nenhum. O seu lugar é mesmo no nosso peito.

Clique AQUI para ler a seleção com os 5 piores filmes da carreira de Scott!

Curtiu as nossas listas? Acho que faltou algum filme? Deixaria outro de fora? Comente!

Redação Bastidores

Publicado por Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Samurai Morcego Podcast – Analisando One Piece 865

Lista | Os 5 piores filmes de Ridley Scott