Após o sucesso estrondoso de The Walking Dead, a Telltale Games se tornou reconhecida no mercado de games como a empresa para games com histórias moldadas pelas decisões dos jogadores. Após anos adaptando diversas franquias, é hora de escolhermos as melhores séries da empresa, selecionando aqueles que nos fizeram importar e se emocionar com seus personagens e difíceis decisões feitas ao longo de cada título.

Desconsideramos temporadas em andamento como Guardians of the Galaxy ou a recém-lançada segunda temporada de Batman, The Enemy Within e, apesar de gostarmos de alguns títulos anteriores a adaptação de The Walking Dead, é inegável a evolução técnica e narrativa da empresa nos títulos seguintes à aventura de Clementine e Lee, então nenhum título antes de 2012 por aqui.

Mas chega de enrolar com as nossas decisões e vamos para a lista:

7 – The Walking Dead: A New Frontier

PS4, Xbox One, PC, Android, iOS

A terceira temporada da série mais aclamada da Telltale pode não ter sido seu ponto alto, mas ainda sim conseguiu manter consistência com seu novo elenco de personagens, nova engine e escolhas do jogo. Não só dando continuidade a jornada de Clementine mas também apresentando novos personagens como Javier Garcia e sua família acabaram dando novos ares para a série, que deve ser concluída na quarta temporada. Resta saber se aquele final em aberto vai ser bem resolvido no futuro.

6 – Game of Thrones

PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PC, Android, iOS

Muitos ansiavam para uma série da empresa no mundo de George R.R. Martin. Imagina escolher quais dos personagens salvar ou simplesmente decepar suas cabeças? Infelizmente o título não foi exatamente como todos imaginavam, já que os principais personagens da história (com o rosto e vozes similares aos atores da série) não eram os protagonistas do jogo. Ao invés, acompanhávamos a família Forrester, que tenta desesperadamente se salvar no meio do conflito da Guerra dos Cinco Reinos. Mais interessante para quem já é fã da franquia, é uma boa pedida entre a espera de uma temporada e outra da série da HBO.

5 – The Walking Dead: Season Two

PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PS Vita, PC, Android, iOS

Após o fenômeno da primeira temporada de The Walking Dead, a Telltale prontamente prosseguiu com a história de Clementine lançando a segunda temporada 1 ano depois da primeira. E apesar de não alcançar os mesmos níveis emocionais da série anterior, Season 2 mostra a evolução da personagem Clementine de forma tensa e madura, colocando a personagem em situações dramáticas e apresentando novos personagens nesse desolado e brutal mundo povoado de mortos-vivos e seres humanos tão selvagens quanto. Poucos personagens nos games tiveram uma trajetória tão pessoal e fascinante de se acompanhar como a de Clementine, e a segunda temporada foi um passo fundamental para isso.

4 – Batman: The Telltale Series

PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PC, Android, iOS

Poucos super-heróis tem o privilégio de ter versões em diversas mídias tão bem executadas como o cavaleiro das trevas. Dos quadrinhos, filmes, animações e games, o morcegão chegou aos 75 anos de carreira celebrado com um ótimo jogo da Telltale, que criou um universo próprio e reinterpretando origens e personagens junto com as escolhas do jogador. Ver Harvey Dent lentamente se transformar no Duas-Caras ou ter uma relação mais intima com a Mulher-Gato criou um jogo fiel ao universo do herói. Ver suas escolhas afetando a vida de Bruce Wayne e Batman fizeram a jornada se tornar muito mais pessoal, algo que só as melhores histórias de Batman conseguem fazer. Esperamos que o universo (e as escolhas) continuem tão boas na segunda temporada, The Enemy Within.

3 – The Wolf Among Us

PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PS Vita, PC, Android, iOS

The Wolf Among Us foi uma grata surpresa da Telltale em adaptar de forma primorosa o quadrinho Fables, onde os personagens dos contos de fadas foram exilados de seus mundos e precisam conviver no mundo real. Aqui, a empresa focou em um dos personagens mais interessantes do quadrinho, o detetive Bigby Wolf, xerife de Fabletown. Em uma trama noir, com excêntricos personagens e um ótimo visual que remete aos quadrinhos originais, o jogo ofereceu uma ótima história recheada com ação, atmosfera e estilo. Suas escolhas afetam não só Big Wolf mas todos ao seu redor, e é inegável a vontade de jogar mais uma vez só para ver como elas afetam a trajetória da trama, além de tentar recolher todas as evidências da investigação. Uma das adaptações mais bem executadas da Telltale Games até hoje, e apenas nos resta aguardar pela segunda temporada.

2 – Tales from the Borderlands

PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PS Vita, PC, Android, iOS

Quem diria que o mundo maluco e colorido de Borderlands criaria uma das séries mais interessantes da Telltale? Da parceria entre a desenvolvedora e a Gearbox nasceu Tales From the Borderlands, o jogo que expande a mitologia de Pandora e seus Vault Hunters. Acompanhando a história de Rhys e Fiona, um dos pontos que distinguem essa de outras séries da empresa é a sua qualidade narrativa primorosa, alternando entre os seus dois protagonistas e mostrando os eventos narrados por ambos. Assim, conhecemos mais dos personagens não só por suas ações mas pela forma como eles contam suas histórias, dando espaço para as escolhas dos jogadores.

Com excelente química entre o elenco principal e um humor excelente, Tales From The Borderlands foi uma grata surpresa e um dos títulos que melhor representam a excelência da Telltale em adaptar franquias e dar um toque pessoal para cada universo.

1 – The Walking Dead

PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PS Vita, PC, Android, iOS

A história da Telltale Games pode ser dividida entre antes e depois de The Walking Dead. Após alguns adventures medianos adaptando algumas franquias conhecidas como De Volta pro Futuro e Jurassic Park (definitivamente o ponto mais baixo da carreira da desenvolvedora), a empresa deu a volta por cima e pegou o mundo dos games de surpresa com a dramática história de Lee e Clementine no mundo apocalíptico criado originalmente por Robert Kirkman nos quadrinhos.

O impacto emocional e o estilo episódico da série se tornaram marca registrada da empresa, influenciando diversos jogos até hoje. The Walking Dead provou para o mundo que os videogames podem entregar histórias tão emocionantes e personagens tão marcantes quanto séries e outras mídias, incorporando as escolhas do jogador na trama e intensificando a experiência como um todo. É impossível chegar aos momentos finais da série e não se emocionar. A Telltale provou que games não servem apenas para divertir, mas podem também conter boas histórias e até arrancarem algumas lágrimas.

Escolhemos os títulos certos? Qual a ordem de títulos para você? Diga nos comentários abaixo!

Comente!