Uma das maiores alegrias da infância e, também, da vida adulta, é montar e brincar com as fantásticas setpieces que a LEGO oferece em suas linhas de peso. Os sets geralmente são os conjuntos mais caros, mas que deixam qualquer um sedento para poder montar e descobrir as diversas surpresas que eles trazem.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Selecionamos dez sets enormes inspirados em cenários de diversas obras audiovisuais de sucesso que trazem o espírito divertido dos filmes diretamente para a brincadeira.

Estrela da Morte

Apesar de contar com duas versões, escolhemos a primeira pela enorme variedade de atividades que ela traz no set. Essa monstruosidade foi repaginada em 2016 contando com 4016 peças para montá-la, além de acompanhar mais de 25 minifigures, os bonequinhos oficiais da LEGO. A estação conta com diversas seções inspiradas em locais funcionais mostrados na primeira trilogia de Star Wars. O set conta com um pequeno elevador para visitar todos três andares da estação. Há salas de conferência, de reparos de dróides, estacionamento de TIE-Fighter, bloco de detenção, sala de controle do raio mortal, entre diversos outros.

É um dos maiores sets que a LEGO já lançou no mercado e também um dos mais prestigiados pelos consumidores. Para ter uma ideia de tudo que há nesse conjunto, clique aqui.

Casa dos Simpsons

Pessoalmente, este é o set de sonho de consumo. A réplica da casa dos Simpsons é construída através de 2523 peças acompanhadas de seis minifigures. A casa pode ser exibida de dois modos: um exibindo os muitos cômodos com diversos acessórios clássicos do seriado ou com ela totalmente fechada sem possuir uma aparência de “cortada ao meio” como outros itens da lista. Apesar do lançamento consideravelmente recente, esse set tem ficado meio raro. Veja um tour completo aqui. 

Navio do Metalbeard do Uma Aventura Lego

Um dos cenários mais legais de Uma Aventura Lego, o navio do pirata maluco Metalbeard, é construído pela junção de mais de 2700 pecinhas. Apesar de não ser o set mais divertido para sair brincando pelas poucas opções de exploração ante os dois sets anteriores, o Sea Cow oferece alguns espaços escondidos que exigem desmontar certas partes do navio para explorar e descobrir alguns dos segredos. A vantagem é ter uma réplica em menor escala do brinquedo que foi utilizado para as gravações da animação. O set vem com diversos personagens do filme, incluindo uma versão menor de Metalbeard para se adequar a escala do navio. Para ver como é o brinquedo completo, clique aqui

Torre de Orthanc

A Torre de Orthanc, reduto onde Saruman se escondia na trilogia de O Senhor dos Anéis, é um dos sets históricos da LEGO. Foi lançado em 2013 contendo 2359 peças para construir uma das estruturas mais desafiantes já propostas pela marca de brinquedos. Além de ser uma réplica bastante alta (mede “apenas” 71 centímetros de altura e 21 de largura) e detalhada, reproduzindo detalhes em toda a glória dos bloquinhos, a Torre possui diversos andares que podemos explorar devido seu aspecto “cortado ao meio”. São sete andares repletos de decorações e construções especiais para realizar diversas ações. Além de acompanhar cinco minifigures, também há uma réplica de um Ent, uma das árvores encantadas do universo de J.R.R. Tolkien, que possui diversas articulações para uma figura LEGO. Para checar em detalhes, veja aqui.

Castelo Disney

Nem mesmo o Castelo que ilustra o logo da Disney escapou de ser adaptado pela LEGO. O castelo, que na verdade é original de Cinderella, é outro set para ficar embasbacado pelo cuidado genuíno com a arquitetura e texturas diversas. O modelo foi lançado em 2016 contando com mais de quatro mil peças para sua construção completa. Assim como a torre de Orthanc, o Castelo é “cortado ao meio” para permitir a exploração de seus interiores e diversos níveis. É um cuidado com detalhes e acessórios que fazem referência a diversas animações da Disney que deixa qualquer um impressionado. O castelo acompanha cinco minifigures. Para dar uma olhada mais interessante, clique aqui.

Helicarrier dos Vingadores

O Helicarrier presente nos filmes dos Vingadores e do Capitão América também ganhou sua versão LEGO que deixa qualquer fã da casa das ideias pirado. Esse set monstruoso é um dos mais demorados para a construção completa. Só o guia para montar tem ‘apenas’ 400 páginas. Além do enorme Helicarrier, o pacote acompanha diversas nanofigures para casar em escala com outras naves em miniatura presentes. Mesmo parecendo em primeira vista que não há detalhes em seus interiores, ele existem. Temos a ponte onde Nick Fury comanda o grupo, além de um deck especial para ligar circuitos elétricos que movimentam as hélices da porta-naves. Além disso tudo, o pacote ainda acompanha cinco minifigures. Uma excelente representação que você pode ver em detalhes aqui. 

Ghostbusters Firehouse

Mais um sonho de consumo. O QG dos Caça-Fantasmas é um dos sets mais ricos em detalhes e funcionais para brincar ou colecionar. Ao contrário de muitos sets gigantes, o QG não é “cortado ao meio” para permitir a exploração do interior, mas assim como a casa dos simpsons, é possível abri-la ao meio para ver os detalhes distribuídos nos três andares da incrível réplica. O prédio vem com diversos acessórios, além de 12 minifigures, incluindo 4 fantasmas. Encha os olhos com a riqueza desse set, aqui. 

Lonely Mountain

SIM! Erebor! A montanha onde vive o dragão ganancioso Smaug! Inspirado na enorme sequência de ação de O Hobbit: A Desolação de Smaug que marca o clímax do filme, a LEGO trouxe um dos sets mais interessantes para brincar. O grande destaque do pacote é a recriação de Smaug em um modelo LEGO completamente novo com pintura exclusiva. O dragão é a pérola desse set. Não é uma construção enorme, mas certamente consegue transmitir um pouco da sensação para recriar uma batalha de hobbits contra Smaug. Além de Smaug, cinco minifigures temáticas estão no pacote que você pode ver em detalhes aqui.

Jabba Sail Barge

A bizarra nave de Jabba para celebrar e observar Luke Skywalker ser executado ganhou uma versão LEGO. Aliás, é um dos sets mais clássicos que há na lista. A versão tem detalhes interiores permitindo alocar todos os personagens que vem junto dentro da embarcação. É uma das construções mais fiéis ao material original. Vejam em detalhes aqui. 

Batcaverna do Seriado clássico do Batman

Divisor de opiniões, esse set de LEGO é considerado como a melhor recriação do famoso esconderijo do vigilante de Gotham em LEGO. Assim como uns dos melhores itens dessa lista, o cenário conta com muita atenção em acessórios e decoração contando até mesmo com uma diferenciação de espaço: é possível visitar um trecho da Mansão Wayne. Além de uma boa diversidade de locais, o set inclui o batmóvel de design do seriado, batmotocicleta e um bathelicóptero utilizado no infame episódio do batrepelente de tubarões, além de nove minifigures. Veja em detalhes aqui.

Essa foi nossa primeira lista para comemorar a chegada de mais uma animação LEGO para os cinemas. Como somos fãs de longa data da marca de brinquedos, receber esses filmes de propostas únicas é bastante gratificante.