em ,

De Homem-Aranha a Sem Volta para Casa: Ranking do herói nos cinemas!

É hora do veredito!

Com Homem-Aranha: Sem Volta para Casa em cartaz nos cinemas do mundo todo, é chegada a hora de olhar para trás e colocar o novo e ambicioso filme de Tom Holland na balança, comparando-o com as outras 8 incursões do Cabeça-de-Teia nas telonas até agora. Confira abaixo o nosso ranking dos 9 filmes solo do personagem:

9. Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

Após um reboot eficiente, o besteirol tomou conta da segunda aventura solo de Tom Holland no MCU. Incapaz de levar qualquer coisa a sério, Longe de Casa descaracteriza tanto o personagem do Cabeça de Teia que chega a ser ofensivo, mergulhando em uma trama desinteressante, bobalhona e sem qualquer carisma. Só se salva mesmo Jake Gyllenhaal, perfeitamente escalado como o enigmático Mysterio.

8. O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014)

Um avanço em relação ao fraco reboot, mas ainda um filme consideravelmente bagunçado e sem estrutura. Ainda que Andrew Garfield e Emma Stone mantenham uma química adorável durante toda a projeção, todos os vilões são ridículos e carecem de um bom desenvolvimento ou senso de ameaça, prejudicados por efeitos visuais medianos e caracterizações nada inspiradas, que parecem ter saído do cinema de Joel Schumacher. Marc Webb evolui como diretor, mas também demonstra uma mão pouco apropriada para esse tipo de fime. No fim, é um mixed bag.

7. O Espetacular Homem-Aranha (2012)

A primeira tentativa de se rebootar o personagem rendeu um produto estranho. Andrew Garfield é um tipo diferente de Peter Parker, e ainda que sua performance seja carismática, é difícil torcer e simpatizar com sua versão do personagem, que assume tons mais sombrios e hipsters em sua composição. Pior, o longa do fraco Marc Webb passa boa parte recontando a origem que já tinhamos visto de forma muito melhor nos primeiros filmes de Sam Raimi, oferecendo um inevitável clima de cópia mal feita. Isso sem falar no péssimo vilão Lagarto… Não chega a ser um filme terrível, mas é genérico demais.

6. Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Marcando o retorno do personagem à Marvel Studios, De Volta ao Lar é uma abordagem engraçada e leve para os tempos de colegiais do personagem, dedicando um merecido tempo ao cotidiano de Peter Parker e seus problemas típicos de adolescente. Tom Holland brilha na pele do herói e seu alter ego, assim como o ótimo vilão vivido por Michael Keaton, garantindo uma diversão inegável. Carece de um aprofundamento emocional e cenas de ação inventivas, mas definitivamente é um ótimo recomeço.

5. Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)

Enfim aproveitando todo o potencial de Tom Holland como Peter Parker e do Homem-Aranha como uma figura da cultura pop, Sem Volta para Casa é um grande fan service. Ainda carece de um estilo marcante, já que Jon Watts é um diretor bastante limitado, mas é insanamente divertido, explora bem o leque de vilões do passado e traz diversas surpresas para a alegria dos fãs.

4. Homem-Aranha 3 (2007)

O tão criticado e infame terceiro capítulo da primeira trilogia, Homem-Aranha 3 peca sim pelo roteiro inchado e prejudicado por seus múltiplos personagens e linhas narrativas, oferecendo pouco espaço para reflexão e contemplamento. Porém, segue empolgante pela ótima condução de Sam Raimi, que entrega excelentes cenas de ação envolvendo os vilões Venom, Homem-Areia e Duende Verde. O elenco também mantém seu ótimo tom, e a conclusão da história definitivamente é positiva.

3. Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

Uma das grandes surpresas dos últimos anos, a animação da Sony revolucionou o que era possível fazer com o Homem-Aranha nos cinemas. Voltando o olhar para o novo herói, Miles Morales, a energética animação mistura um visual estimulante com uma boa história de origem e ainda consegue se divertir com versões alternativas do Cabeça de Teia ao longo dos anos. Um excelente filme.

2. Homem-Aranha (2002)

Uma das melhores histórias de origem já contadas no gênero, e também um dos grandes responsáveis pelo proliforamento do cinema de super-heróis no início do segundo milênio. Sob a direção certeira de Sam Raimi, temos um elenco excepcional liderado por Tobey Maguire, o Peter Parker definitivo, e um roteiro eficiente que ajuda a contar a primeira história do Homem-Aranha, sendo um bom mix de humor e ação, além de ter a ótima presença de Willem Dafoe como o Duende Verde. São poucos os filmes que conseguiram um efeito parecido.

1. Homem-Aranha 2 (2004)

Não tem competição. Acho que nunca teremos um filme do Homem-Aranha tão impecável quanto este. Diabos, acho que nunca teremos um filme de super-heróis que equipare-se ao altíssimo nível da continuação de Sam Raimi, que explora as dificuldades de Peter Parker em manter uma vida dupla, aprofundando-se em sua crise de identidade e nos problemas pessoais. É um dramático estudo de personagem, que também ocasionalmente oferece cenas de ação espetaculares, um vilão sensacional na figura do Doutor Octopus de Alfred Molina e muito humor para render o perfeito equilíbrio. Um dos melhores filmes do gênero, de longe.

E você? Qual o seu filme preferido do Cabeça-de-Teia? Comente!

Avatar

Publicado por Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa é a terceira maior abertura de bilheteria da História

Diretor celebra oportunidade de contar histórias de Boba Fett no Disney+